terça-feira, 28 de janeiro de 2014

AJUDE A CESSAR FOGO NA SÍRIA

Hoje, pelo início da tarde, recebi a seguinte mensagem no e-mail:





Nasci em Homs, na Síria - uma cidade sitiada, onde crianças e bebês são torturados e vêem bombas caírem sobre suas cabeças. É o inferno na terra e um lugar difícil de se ter esperança. No entanto, agora vejo uma chance para mudar isso, e escrevo para pedir a ajuda urgente de todos vocês. 


Em 24 horas, pela primeira vez na história, grandes potências por trás desta guerra vão se reunir para negociar a paz. Eles dizem que querem atender as demandas do povo sírio e mostrar aos cidadãos de seus próprios países que estão fazendo alguma coisa. Faremos com que nossas vozes sejam ouvidas: vamos realizar uma pesquisa de opinião com cidadãos sírios, transmitir online seu apelo e apresentar as exigências da população diretamente para os países na mesa de negociação. E, além disso, vamos juntar um milhão de vozes para apoiar um pedido de cessar-fogo. 

Foi preciso três anos de derramamento de sangue para que essa conferência pudesse acontecer, e agora temos pouco tempo para sermos ouvidos. Se unirmos nossas vozes, fizermos um apelo global pelo cessar-fogo, e comparecermos em massa na conferência – por meio de nossas assinaturas e do vídeo com as vítimas –, poderemos dar um fim a esta carnificina. Quanto mais de nós nos unirmos, mais atenção chamaremos, e maior pressão colocaremos sobre os envolvidos no processo de paz. Assine a petição pelo cessar-fogo na Síria agora.



Na mensagem também foi divulgado o link para acessar o baixo assinado de cessar fogo na Síria. Gostaria de pedir a todos que estiverem passando por aqui, independente de qualquer que seja o credo...para que venham a assinar o mesmo e ajudar este povo sofredor!


É muito fácil de participar e não vai consumir muito tempo. Participem, para que a paz chegue na vida deste povo. Oremos por este Povo!


SE GRITAR "PEGA LADRÃO", NÃO FICA UM MEU IRMÃO!



Assim como cantou Bezerra da Silva, “ - Se gritar ‘pega ladrão’, não fica um meu irmão”, imagino que, infelizmente, em muitas igrejas evangélicas, se alguém gritar, “ - pega ladrão!”, vai ser uma correria cinematográfica! Imagino diversos “supostos” apóstolos, pai-apóstolos, diáconos, pastores, missionários, reverendos, todos com sebo nas canelas! Um ”pernas para quem te quero” daqueles!

Às vezes tenho a impressão de que muitos homens acharam um jeito de serem “ladrões” dentro da lei! Gente que viu na Mensagem do Cristo uma oportunidade de lucro! Uma oportunidade de negócio. O produto é a “Fé”, o benefício do produto é “a benção de Deus”, o evangelho é o mercado, as igrejas são as “lojas”, os fiéis são os “clientes” e o líder...o pastor...o apóstolo...o missionário...estes são os Empresários da Fé! Um bando de bandido usurpadores das carências e necessidades de um povo atoado em miséria.

A gente acha que sabe o que acontece nos bastidores das igrejas evangélicas. Mas infelizmente não sabemos “um terço da missa (ou do culto)”. Sabemos o que acontece ali, no “front da coisa”, no culto do domingo, na escola dominical! Mas quando as reuniões do alto escalão da igreja acontece, ali é que a roubalheira é planejada.

Unção de 900 Reais, Pastores forjando milagres para trazer mais gente para a igreja, gente vendendo “terreno nos céus”, são apenas alguns exemplos do quanto a fé se tornou objeto de manipulação nas mãos de gente inescrupulosas. Gente que usa a bíblia como “poder de persuasão” de venda de bênçãos e milagres! Se você acha que estou exagerando, ligue a TV em um programa evangélico e assista por pelo menos 30 minutos. Raras são as exceções!

Infelizmente este é um “mercado” que dá certo. Isso por que o povo é ignorante. Crê sem pensar! Crê sem razão. Crê apenas com a emoção. Esquece que a fé que pensa gera a razão que crê!

Talvez por isso as pessoas dizem que virar crente é “emburrecer”. Crer para permitir-se ser usurpado por gente inescrupulosa é ser burro. O “ser evangélico” se tornou algo tão deturpado pelo mercado “gospel” que infelizmente muita gente (inclusive eu) fica envergonhado de dizer que é evangélico. Quem está de fora do mundo evangélico logo pensa: igreja é lugar de gente interessada em nosso dinheiro!

Não é à toa que o dízimo tenha virado motivo de chacota. Não é à toa que o momento de coleta das ofertas e dos dízimos, nas celebrações de igrejas comprometidas com o Evangelho da Graça, passam por uma constrangedora explicação na tentativa de se restaurar o verdadeiro sentido do ato.

Precisamos voltar ao evangelho. Enxergar a mensagem de Cristo como uma jornada para uma vida com qualidade de Deus: Vida Eterna com Deus! Vida Eterna em Deus!

Não tenha dúvidas de que todos esses homens e suas igrejas também deverão prestar contas à Deus sobre seus atos, assim como todos nós. Cabe a Deus a prerrogativa de julga-los. Enquanto isso não acontece, nós precisamos orar por estas pessoas. Clamar diariamente: “ – Arrependam-se juntamente conosco, voltemos ao evangelho!”.

Que o Senhor mantenha sua graça e misericórdia sobre nós!

A GLAMOURIZAÇÃO DA MALDADE

Testemunhar mudança, transformação, restauração de vida é glorificar o nome do Senhor. Quando anunciamos ao mundo a transformação de Deus em nossas vidas, agimos como cooperadores de Deus na implantação do Seu Reino. Falar de coisas que ouvimos falar, pode ser algo muito bom, mas nada se compara com o “falar daquilo que se foi vivenciado juntamente com Deus”. Ao falarmos do nosso andar com Deus, transmitimos às pessoas o poder da transformação que nos alcançou. Isso é único, e é uma das maneiras mais eficazes que o Espírito Santo usa para anunciar o Nome de Jesus, pois nenhum testemunho verdadeiro acontece se o Nome de Jesus não estiver presente.

Testemunhar é algo que todos devemos fazer. Entretanto, ao fazermos, temos de ter o compromisso com Espírito Santo, de evidenciar Jesus no testemunho. Infelizmente, às vezes por falta de instrução, ou às vezes por simples e mera negligência, vemos pessoas com total descaso com o Nome de Jesus ao relatarem testemunhos. Já parou para perceber que, geralmente, só desejamos testemunhar aquilo que “era mal” e  tornou-se “bem”? Poucos são os que ousam chegar à frente, pegar o microfone, e dizer: “ – Gostaria de testemunhar que vejo todos os dias Jesus no rosto do meu filho de 3 aninhos! Por isso Glorifico o Nome de Jesus!”. Ou ainda, dizer: “ – Meu testemunho é que minha mãe faleceu de câncer no estômago! Glorifico a Deus, por que Jesus, assim como desde antes, caminhou conosco no momento do sofrimento e segue caminhando juntamente a nós hoje!”

Por que só testemunhamos aquilo que é mal e se tornou bem? Por que não testemunhamos Deus provendo manutenção de Sua bondade e misericórdia?
Como se não bastasse testemunharmos somente em momentos de transformação (do mal ao bem), quando vamos relatar testemunhos, temos a tendência a gerar um certo “glamour” sobre o mal. Cada caso é um caso, mas há muito mais casos em que as pessoas sentem prazer em relatar nos seus testemunhos os seus dias de maldade. Enchem a boca para falar...” – Eu assaltava com um revólver 38, colocava gente no porta mala do Vectra e soltava o cara pelado num matagal lá perto da Represa Billings!”. Não se percebe contrição, ou melhor, um “pesar” na expressão facial enquanto a pessoa relata o fato.  É o “ex-bandido” que enche o peito para dizer que era o chefe da favela e que desfilava com metralhadora. É a “ex-prostituta” que relata a quantidade de homens com quem foi para a cama. Mas não se vê presente na voz do ex-bandido o pesar pela dor de quantas mães choraram pelos seus respectivos filhos que foram mortos. Não se vê na expressão facial da ex-prostituta o pesar dos casamentos que foram destruídos e que, de certa forma, ela teve participação no processo.

Como disse, há casos e casos. Mas percebe-se muito mais “humor” e “glamour” nos relatos do que um pesar. De certa forma, concordo que quanto maior a maldade do passado, maior o poder da transformação provido por Jesus. Mas não concordo com a transformação de um testemunho de vida em um “StandUP Comedy Gospel”. Muito menos com a “glamourização” da maldade do passado.

Talvez se cada pessoa que fosse testemunhar tivesse consciência de que, diante de seu relato, nos bancos da igreja, estarão sentadas as pessoas que sofreram com o fruto de sua maldade do passado, os testemunhos seriam feitos com menos negligência e mais cuidados. Se o ex-bandido criminoso soubesse que diante dele, enquanto ele relata o seu testemunho, estão as mães, os irmãos, os pais, avós e amigos, das pessoas que ele assassinou, antes de ser transformado por Cristo, acredito que, bem provável, seu testemunho não seria um “show de humor”. Da mesma forma, penso como seria se uma ex-prostituta, desse seu testemunho diante das esposas que foram traídas e contraíram HIV de seus respectivos maridos, que por sua vez, foram contaminados em seus respectivos programas com ela!

Não há virtude no mal. Assim como, se testemunhamos pobreza, não há virtude na pobreza. A maldade, a pobreza, tudo aquilo em que não há dignidade não deve ser objeto de glamorização. A maldade deve ser lamentada. A pobreza deve é motivo de tristeza.

O problema disso tudo, é que, infelizmente, a maioria das igrejas gostam deste tipo de testemunho. Tem igreja que gosta tanto que provê mais tempo para testemunhos do que para a Palavra de Deus. É uma triste realidade que reside nas congregações cristãs. Preferem muito mais o "testemunho tremendo" à Palavra de Deus.

Por fim, penso: por que gente que testemunha ser um ex-assassino, ex-traficante, ex-bandido...não se entrega à justiça? Por que não assumem para seu arrependimento a prerrogativa de pagar pelos seus crimes?

Bom, mas isso talvez seja algo que eu jamais vou entender! Talvez um dia eu tenha razão para crer que isso seja desnecessário!

Crer é pensar. Sendo assim, não devemos atribuir a Cristo todos os testemunhos que ouvimos. Devemos acreditar em todos os testemunhos em que Cristo é protagonista!

Termino dizendo...

Sim, talvez de uma forma genérica, pequei ao escrever este texto. Pequei por que, mesmo de forma genérica, eu julguei. Ruminei o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal aqui. Mas decidi publicar este texto por que como eu disse, existem casos e casos. Creio que precisamos assumir a responsabilidade de testemunhar o Nome de Cristo. Quando damos um testemunho, costumamos dizer que é o nosso testemunho. Mas o centro de tudo é Jesus. Sendo assim, não temos testemunhos, Cristo tem! Inclusive, se o testemunho não é de Jesus, há algo errado! Provavelmente o protagonista seja outro: o nosso “eu”, o demônio, sei lá...menos Jesus. Se este é o testemunho que você “diz” ter. Cuidado! Quando testemunhamos o Nome de Cristo, precisamos zelar por este Nome, pois não é um nome qualquer! É Nome sobre todo nome!

Que o Senhor tenha misericórdia de mim, pois miserável homem eu sou.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

APENAS A PASSAGEM DE IDA!

A jornada de um cristão consiste em sair de um “estado de ser” para outro “estado de ser”. O homem que tem um encontro com a “Boa Nova”, o “Evangelho”, a “Boa Notícia” de Jesus, o Messias, adquire a consciência de que está em uma peregrinação. Ao olhar para trás, ele vê o velho Adão, o “estado de ser” ponto de partida. Ao olhar para frente ele vê o ponto de chegada: Jesus, o “estado de ser” na plenitude projetado por Deus.

A jornada parte da “maçã” (a fruta que, no popular, representa o pecado), no Éden e tem como destino a cruz, no Calvário. Ao adquirir a consciência de que estamos diante desta jornada, automaticamente compreendemos que esta é uma viagem onde só temos a passagem de ida. Quando abrimos as portas do nosso coração e permitimos o Espírito Santo entrar, a Sua manifestação em nossas vidas nos faz perceber que não temos outro caminho a seguir. Bem sabia disso o apóstolo Pedro quando disse a Jesus: “ – A quem iremos, se só Tu tens as Palavras de Vida Eterna!”.

“Vida Eterna” mencionada por Pedro é “Vida com Qualidade de Deus”. Às vezes cometemos o equívoco de achar que quando Jesus fala de “Vida Eterna”, Ele simplesmente está dando uma garantia de que o sopro divino sempre estará em nós, e que não seremos aniquilados. Mas o sentido de “Vida Eterna” é mais profundo do que isso. Uma vez que se entra na dimensão da existência, sempre iremos existir. O fato é que a eternidade seguirá. E a questão em “xeque” é: onde passaremos a eternidade? Junto com o Pai? Ou no lago de fogo, onde há choro e ranger de dentes?

É importante dizer que a existência eterna do inferno não quer dizer que o diabo irá ter um reino em paralelo ao de Jesus. O diabo não terá reino nenhum. Ele não tem direito a nada! Como somos arrogantes de achar que o oposto de Deus é o diabo. Deus é Criador, o diabo é criatura. Deus é incomparável, não tem oposto. O inferno é um lugar criado por Deus. Ele, o Próprio Deus, governa o inferno. E ainda mais, o inferno existe para a Glória de Deus!

Deus anunciou pelos séculos e séculos o Seu plano de reconciliação. Ele deseja se reconciliar com o homem. E este plano consiste justamente em assumirmos a jornada em busca de assumirmos o “estado de ser” de Jesus. Deus existe! Tão certo quanto o ar que respiramos. E se Deus existe, e afirmo novamente, Ele Existe e Vivo está, então uma maneira certa de se viver! Há um jeito certo de ser gente! Todos nós somos convidados para esta jornada. A jornada de nos tornarmos gente como Jesus é gente! Em Jesus vemos Deus como é e o homem como deve ser!

A passagem para o inferno nós já temos em mãos. Mas Deus está concedeu na Cruz uma nova passagem. Jesus abriu o caminho. Ele rasgou o véu que separava-nos de Deus. Proveu ali na Cruz o escape. Nós não somos gente destinadas ao inferno, apesar de merecermos o mesmo. Deus decidiu nos amar! Glórias ao Cordeiro Santo! Ele decidiu nos acolher de volta! Na Cruz temos uma passagem só de ida, pois todo àquele que se encontra com Jesus verdadeiramente, a vida muda. O velho Adão fica na cruz, e no terceiro dia, ressuscita o nosso novo homem. Isso é obra de Deus. Toda a Glória deste ato é Dele. O Cordeiro Santo glorifica o Seu Nome santificando o nosso ser.

Jesus não te vê partindo do “velho Adão”. Ele te vê na plenitude daquilo que somos destinados a ser: gente como Jesus é gente!

Somos predestinados a ser como Cristo. Jesus nos dá o poder da cruz para matar o homem mal em nós! A Sua ressurreição nos dá autoridade sobre este poder! Este é o convite que Ele nos faz: participarmos, através de Seu sacrifício, da comunhão com a Trindade Santa!

Talvez você ainda não tenha esta consciência. Talvez você não tenha entendido ainda que Deus deseja que o seu destino não seja um lugar, mas sim uma Pessoa: Jesus!

A jornada da salvação é Deus nos dizendo: “ – Venha...esta é uma jornada só de ida...o velho homem ficará para trás...lá na frente você será como Meu Filho, e saberá o que é ser gente de verdade! Ai então você entenderá o que é ser salvo!”

Esta é uma jornada que não se anda sozinho. O Deus, revelado na face de Jesus, é um Deus que caminha junto. É Emanuel, Deus presente, Deus conosco, Deus bem pertinho....cuidado...você pode estar se esbarrando Nele!