quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

VINTE E DUAS PESSOAS

No espetacular filme "Anjos da Vida, Mais Bravos que o Mar" Kevin Costner vive o personagem de mergulhador de resgate da Marinha dos EUA. Ele detém recordes e mais recordes ao longo de sua carreira e é considerado por todos uma lenda viva do esquadrão de resgate norte americano. Interessante que diante de tantos recordes e histórias do personagem, há uma pergunta que fica no ar: "Quantas pessoas ele salvou durante toda a sua carreira?". Uns diziam "mais de 200 pessoas", outros "mais de 300 pessoas"...até que no final do filme um mergulhador de resgate novato lhe pergunta: "Afinal de contas, quantas pessoas você salvou?". A resposta dada pelo experiente mergulhador é "22 pessoas". O mergulhador inexperiente então faz uma cara de surpreso e diz "é um número bom". Entretanto Kevin Costner completa: "22 pessoas é o número de vidas que eu não consegui salvar! Não consegui contar quantos eu salvei, mas sim quantos eu perdi".

Quando leio nas escrituras Deus dizer que é um pastor que deixa 99 ovelhas no deserto para salvar 1 ovelha que se perdeu, imagino um paralelo do sentimento descrito na cena do filme acima. Deus vai festejar sim cada vida salva, reconciliada e resgatada, mas creio que a dor, o lamento, a tristeza de Deus por cada ser humano que rejeitou a Vida Eterna, que Ele mesmo proveu na cruz, com certeza será um sentimento imensurável aos homens no coração do Pai.


Em uma conta simples, com base na parábola da ovelha perdida, o Senhor deseja que as 100 ovelhas sejam salvas. É o mergulhador pulando do Helicóptero para resgatar no mar 100 marinheiros que estão flutuando diante da morte. Ele deseja salvar os 100. Porém se Ele ver um desses marinheiros sendo engolido pelo mar, Ele vai unir em si todas as forças que tiver e mergulhar, não importa a profundidade, para conseguir salvar esta pessoa. O que muitos não entenderam ainda é que Deus já deu esse mergulho na eternidade e expressou isso a nós na cruz do Calvário. Deus se atirou no mar em fúria que é este mundo, no qual Ele mesmo define como um lugar de dores e aflições, e fez isso para resgatar o maior número de marinheiros que Ele conseguir salvar. Ele deseja tirar todos do mar em fúria e levar para o "Helicóptero de Resgate da Marinha", a Sua Cruz, um lugar que nos conduz para a Vida Eterna.