terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

HAKUNA MATATA

Hakuna Matata é uma frase em suaíle, língua falada na África oriental - sobretudo Tanzânia e Quênia. A expressão, extremamente conhecida e difundida nessa região, é usada com enorme frequência (com o sentido de "ok", "sem problemas"), mesmo entre falantes de outras línguas que não o suaíle. Literalmente, "hakuna" significa "não há" e "matata" significa "problemas".

Quem não se lembra de Timão (suricate) e Pumbá (javali), dupla hilária do filme “O Rei Leão” da Disney?. Eles viviam, juntamente com Simba, o “Hakuna Matata”: estilo de vida “Sem Problemas”. Cantavam alegremente:

“Hakuna Matata...É lindo dizer
Hakuna Matata...sim vai entender
Os seus problemas você deve esquecer, isso é viver
é aprender Hakuna Matata

Bom, você deve estar pensando...lá vem mais uma mensagem evangélica que irá criticar as produções da Wall Disney, escancarando as mensagens subliminares que levam as nossas crianças à perdição. Não, não é isso. Acho que muitas pessoas, como por exemplo, Josué Yrion (que disserta sobre o assunto com extrema coerência), já aprofundaram este assunto.

Creio que este não é um campo que eu precise falar: seria, simplesmente, mais do mesmo.
O que na verdade quero diluir aqui é justamente o fato de que, nós, Cristãos, estamos em busca de viver o Hakuna Matata. Bom, esta é realmente uma proposta tentadora, pois que gosta de problemas?

Imagine uma vida sem IPTU, IPVA, doenças e outros pepinos e abacaxis que a vida nos trás juntamente com uma faca de plástico (igual àquelas que vem no rocambole) para que a gente descasque.

Ironia à parte, o problema se agrava ainda mais pelo fato de que além de termos Cristão buscando uma vida sem problemas, existem pastores pregando um Evangelho Hakuna Matata. Poxa, então temos o “útil” unido ao “agradável”: Pessoas sedentas por viver sem problemas...com pessoas que deturpam as Escrituras Sagradas em pró de interpretações que gerem pregações de uma vida sem problemas. O velho jargão evangélico: “só vitória”.
Um evangelho como este é perigoso. Convida à negligenciar a vida (como por exemplo comprar móveis nas Casas Bahia, ainda que sem condições financeiras para pagar, pois Deus é provedor e proverá!), viver sem responsabilidade, viver gerando às suas próprias provas, pois você vai vencê-las.

Te convido à refletir: podemos dizer que uma vida sem problemas, uma vida Hakuna Matata, é, necessariamente uma vida de paz!?

Diria que, “ter paz”, não necessariamente é “ter ausência de problemas”. Viver “em paz” não é necessariamente “viver sem problemas”. Acho que paz se encaixa mais no fator ”estado de espírito” no qual enfrentamos as circunstâncias da vida, sejam elas boas ou ruins.

Arriscaria dizer, aliás, ousaria, acho que seria a palavra melhor...ousaria dizer que àqueles que acreditam que paz é ausência de problema, acreditam em um Cristo artificial, crucificado em uma cruz de plástico. Primeiro por que enxergam toda a história de Cristo de maneira deturpada, pois se o próprio Cristo, filho do Deus vivo, teve que enfrentar problemas...quem nós achamos que somos para merecermos ausência de problemas? E segundo, simplesmente pelo fato de que enxergam á Cristo como um mero solucionador de problemas: visão extremamente limitada.

Problemas fazem parte das nossas vidas. Com relação à isso não temos muito o que fazer. Entretanto, podemos decidir qual a postura que teremos com relação aos mesmos. E nisso Deus se encaixa como um companheiro, que caminha juntamente com nós, não apenas para solucionar os entraves da vida, mas para dar significado aos mesmos.

Bom, mas não quero listar aqui uma “receita de bolo” para lhe dar diretrizes de como enfrentar problemas. Não é o objetivo desta reflexão. Proponho aqui simplesmente derrubar os alicerces que sustentam o Evangelho Hakuna Matata com duas marretadas.

Então lhe convido a uma primeira “marretada” nas bases do “Hakuna Matata”...

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mateus 4:1-11

Veja que as tentações nas quais Jesus prevaleceu propõe exatamente “Hakuna Matata”. Vida fácil. Então perceba que esta é uma proposta de Lúcifer e não de Cristo (não para este mundo em que vivemos).

Sigo com uma segunda marretada nos alicerces do Evangelho Hakuna Matata:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
As palavras acima são de quem? De Jesus!

Por via das dúvidas, acho que vale à pena explicitar “NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES”. O próprio Jesus desmorona o estilo de vida Hakuna Matata.

Creio que isto basta para assumirmos a responsabilidade de viver um evangelho mais realista com o Reino de Deus, que nos diz que teremos aflições, mas que a esperança deve perpetuar em nossos corações pois a própria esperança é Cristo Jesus.

Só assim poderemos dizer como Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece...” ...posso me entristecer com os problemas da vida...posso sorrir enquanto passo por problemas...posso tudo...pois Cristo Jesus é a minha paz...paz que habita em mim enquanto enfrento os entraves da vida.

Concluo dizendo que mesmo o Timão e o Pumba, mestres do Hakuna Matata, tiveram uma vida com problemas. Durante o filme, eles quase foram comidos por hienas. Uma vida sem problemas não é vida, é ilusão. A proposta de Lúcifer, que propõe para agora, já, um Hakuna Matata, é falível e ilusório. Não se iluda. Cristo é a esperança de um Hakuna Matata...mas um Hakuna Matata diferente, não para esta vida, e sim para a eternidade. Ele venceu o mundo, e Nele, Cristo Jesus, crucificado, nós também vencemos. Logo será chegada a hora do Hakuna Matata de Cristo. Maranata, ora vem Senhor Jesus.

17 comentários:

  1. Olá , me chamo Nicole , eu gosto muito dessa música , sempre ouvi desde minha infância , não vejo como ameaça e sim como uma musica de superação nos momentos difíceis , além de Deus é claro , não vejo essa música como "se vc ouvir é do mundo" e sim como uma música ... Obrigada e boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Nicole...primeiramente muito obrigado por passar por aqui e comentar. Referente a sua opinião ...respeito o seu comentário...apenas entenda que a reflexão, assim como todo conteúdo que é postado aqui, não tem como objetivo julgar pessoas colocando rótulos ...é do mundo ou não é do mundo...passa longe disso. Tudo o que é postado aqui ...todo conteúdo...é um convite a pensar...afinal de contas fé que pensa ...produz...razão que crê! Que o Senhor Jesus Cristo lhe abençoe! Hakuna Matata em Cristo Jesus!

      Excluir
  2. Na verdade este estilo de vida é bem irresponsável e desagradável as pessoas que vivem perto do indivíduo que decide viver assim, mais uma criança que vê esse desenho não entende isso.
    Será se uma criança cantar essa música ela será amaldiçoada ou um vagabundo no futuro ?
    Muitas vezes as pessoas enxergam coisas onde na existem.
    Sou evangélico e reconheço que muitos desenhos tem sim mensagens subliminares, mais não vejo aí nada de mais.
    Estou com a mente aberta se alguém me explicar a o que há de errado nessa música.

    ResponderExcluir
  3. Olá, concprdo plenamente com a maioria dessas palavras, mas, covemhos do que o filme relata, qual o problema do "Simba" no filme ?? Ele perde o pai se assim podemos afirmar, porém, talvez, entretanto, todavia rsrs... a musica a qual o filme relata, diz todos os problemas, ou o problema a o leão que perde o pai ?? Nao ha cristao que nao concorde, q Deus suprira todas as nossas necessidades, e dara paz, ao sobrecarregados, mais talvez vc ja tenha perdido alguem importante, e vc tentou actar o fato "que seria um problema" ou continua vivendo, com o intuito de esperar em uma ressuscitaçao talvez, ou de que Deus, vai te tirar a dor de perde-lo ?.
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO O FILME TRATA DE SUPERAÇÃO. E A PROPRIA DESCOBERTA DE QUEM ELE É. A PERDA DO PAI NO FILME, É TRANSFORMADA EM CULPA PELO TIO . MAS O PASTOR MACACO O FAZ DESCOBRIR A SUA PROPRIA EXISTÊNCIA, COM O REFLEXO DO PRÓPRIO PAI . E SE ASSUMIR COMO LEÃO.PRECISAMOS NOS ASSIMIR COMO PESSOAS E E "MATAR UM LEÃO POR DIA" USAR O PASSADO ,APENAS COMO REFLEXÃO E ANALISE DE NOVAS DESCOBERTAS.

      Excluir
  4. o tal do será e o tal do nada aver..

    ResponderExcluir
  5. Talvez perder alguém q gostamos , "morte" nao seja um problema quando essa pessoa e cristã , sei q é dificil p muitos mas p mim eu sabendo q essa pessoa morreu com Cristo é vitoria,esse talvez seja o sentido q eu vejo sobre o hakuna matata ,morreu o pai porém as vida continua para os q ficam e a vida deve ser vivida com alegria, com problemas é claro , mas um hakuna matata com Cristo ..🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. nem li nadaaaa quepreguiçaaaatgtdggygvgyvefb

    ResponderExcluir
  7. Gostei da reflexão! Edificante! Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir
  8. Em minha opinião reflexão é pertinente partindo do ponto que ela sugere, a saber, uma vida sem a existência de problemas.

    E neste ponto estou em concordância com a reflexão supracitada.

    Contudo, creio, e só creio por construir um pensamento pós leitura e pesquisa, que a suposição inicial não é fidedigna ao real significado da expressao.
    A mesma não expressa a filosofia de ignorar os problemas ou até assumir o pensamento de que eles não existam, e sim que não devemos nos preocupar com eles. No sentido de se aborrecer com sua existência, ao ponto de perdermos noites de sono ou a nossa própria paz interior. Seu sentido estar em conviver com nossos problemas sem que eles se tornem maiores do que são, ou que tomem conta de nosso ânimo. E nesse ponto eu estou incrivelmente de acordo com a canção e a expressão. Inclusive creio que como cristão essa filosifia passa a ter, além de siginificado em si, uma razão e possibilidade de ser vivida, pois temos a Cristo conosco e ao Pai e ao santo consolador, Espírito Santo.

    Sendo traduzida em palavras de Deus no Capítulo 6 de Mateus a partir do versículo 24.

    Fico aberto ao diálogo, que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo abunde em vossas vidas!

    Mateus 6: 25. Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 32. Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
    https://bibliajfa.com.br/app/acf/40N/6/25

    ResponderExcluir
  9. A explanação, feita aqui, sobre a expressão "HAKUNA MATATA" — que significa "Não há Problemas" ou "Sem Problemas" — está intrinsecamente apenas voltado ao contexto do filme, o que configura uma grande falha nessa exposição toda. O uso da expressão Hakuna Matata pode, simplesmente, variar de acordo com a ocasião em que for ser utilizada, portanto, discordo com o que foi exposto aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, ninguém vive em função dos problemas, você deve esquecer os problemas e olhar para Cristo, o qual provou para nós que problemas não existem quando o alvo é uma vida eterna!

      Excluir
  10. A explanação, feita aqui, sobre a expressão "HAKUNA MATATA" — que significa "Não há Problemas" ou "Sem Problemas" — está intrinsecamente apenas voltado ao contexto do filme, o que configura uma grande falha nessa exposição toda. O uso da expressão Hakuna Matata pode, simplesmente, variar de acordo com a ocasião em que for ser utilizada. Discordo com o que foi exposto aqui.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, é muito simples. Hakuna matata é o mesmo que "tudo bem", "sem problema" ou "ok". Estas são as traduções corretas. Se somos cristãos de fato, encaramos as dificuldades e problemas da vida com um hakuna matata, porque temos a nossa fé, e bem conhecemos em quem temos crido. O javali descobriu o hakuna matata e passou a viver de outra forma, um pouco mais feliz. Antes disso, quando ainda era pequenininho, sofria bulling dos amiguinhos porque era mal cheiroso.Isto o deixava muito triste e infeliz. Era um enorme problema para ele.Entendem? Ele passou a não ligar mais para isto porque descobriu o hakuna matata. Temos um Deus que cuida de nós. Hakuna matata para tudo o que tenta roubar a nossa paz!

    ResponderExcluir
  12. Nossa tanto tempo foi escrito esse belo texto sobre o despertar. A poucos dias eu vi em uma camisa escrita camisa de uma das nossas irmãs em crsto . Eu li, a priori não entendi. Passando alguns dias, Eu estava em minha cozinha limpando, é veio a frase ao meu coração ( hajuna matata. O espirito santo min despertou, falou ao meu coração, quando estiveres em teu quarto descansando vai pesquisar e estudar sobre essa frase . Eu peguei meu caderno de anotação, meu celular, começei a pesquisar . Gente descobrir oque seria mensagens subliminares em que meu filho tanto fala em seus estudos bíblicos. Viver sem problemas e fazer do nosso Deus pequeno, porque até os problemas nós faz aprender . Nossa estou maravilhada pelo estudo através dessa leitura . Grata

    ResponderExcluir