segunda-feira, 25 de maio de 2015

LIBERDADE QUE LIBERTA



“Será que realmente somos livres?”. Você já se fez esta pergunta?

A Palavra de Deus nos diz que o Senhor criou o homem e lhe concedeu “livre arbítrio”, mas é fato que muita gente discorda ou tem dúvidas sobre isso. Quando o assunto é “livre arbítrio” muitos se esquecem que o ponto de partida para se pensar sobre o tema é a definição que temos para o conceito de “liberdade”. É exatamente ai que está o problema: muita gente confunde “liberdade” com “libertinagem”. Talvez um bom jeito de se iniciar uma discussão sobre Livre Arbítrio seria:

- “Você é Livre?”
- “Antes de lhe responder, me diga o que é Liberdade para você?”

Bom, antes de prosseguir camos pedir uma pequena ajuda ao Aurélio:

Liberdade: 1 Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2 Poder de exercer livremente a sua vontade. 3 Condição de não ser sujeito, como indivíduo ou comunidade, a controle ou arbitrariedades políticas estrangeiras. 4 Condição do ser que não vive em cativeiro. 5 Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão.
Libertinagem: Devassidão, licenciosidade.
Há quem diga que a liberdade de um homem vai até a liberdade de outro homem. Outros pensam que um homem, para ser realmente livre, o mesmo não deve respeitar a liberdade de outros. Talvez por isso que muitos adultérios, furtos, assassinatos e outros crimes aconteçam tanto em nossa sociedade. Talvez poderíamos dizer que vivemos em um cenário onde a libertinagem passa a todo momento por cima da liberdade.
Creio que nós seres humanos temos um conceito muito raso sobre liberdade. Uma visão muito pequena de algo muito mais complexo. Ser livre não é ter uma licença para se fazer tudo o que bem entender. Como um cristão eu acredito que por sermos seres criados, nós temos um jeito certo de “funcionar”. Se somos uma obra proveniente de um Criador, então esta mente superior, ao nos projetar, pensou, obviamente, na maneira certo que deveríamos nós, criaturas, funcionar. O problema é que, assim como um “vírus” afeta um sistema lógico, nós fomos receptivos ao ataque de um vírus chamado “pecado” que alterou o nosso ser de forma a decidimos voluntariamente a funcionar do jeito que nós mesmos desejássemos. Em outras palavras, nos tornamos deus de nós mesmos.
A liberdade que Deus nos projetou tem um padrão e um caráter, não é algo impensado. Deus nos criou livres, mas em uma liberdade que tem um padrão: santidade! Quando olhamos para Jesus, olhamos para o único homem a viver a real liberdade que Deus planejou para nós seres humanos. Jesus não é simplesmente o único homem a viver a plenitude liberdade que Deus planejou para nós, Ele é mais que isso...Ele é a verdadeira liberdade para todos os homens. Jesus é o gabarito para tudo: santidade, amor, misericórdia...para o pleno estado de ser um “ser humano” de verdade. Jesus é o parâmetro da liberdade na qual nós somos chamados a viver. Os valores de vida expressos no ser de Jesus tem o poder de nos libertar deste conceito de liberdade medíocre que o mundo nos empurra. Jesus é a Liberdade que liberta. Quanto mais parecidos formos com Jesus mais livres nos tornamos.
Para nós cristãos, o padrão de liberdade é Jesus...a Liberdade que nos liberta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário