segunda-feira, 1 de setembro de 2014

OS VALORES DO REINO DO SENHOR



Jesus é a interpretação da lei que o próprio Deus revelou a Moisés. Ele é o fim e a finalidade da Lei. Em Jesus somos Santos, em Jesus seremos salvos. Isso é muito mais do que algo ético ou moral, isso é um padrão de vida Divino. A lei que é resumida nos famosos “10 mandamentos” ganha vida em Jesus. Nesta interpretação, onde a lei é observada no modo de viver de Jesus, vemos os valores de vida de Deus, vemos o caráter que há por de trás do poder de Deus. Jesus é o gabarito, onde os nossos olhos podem observar como é um ser humano pleno e perfeito.

Em Jesus observando o padrão de pessoas que Deus deseja ter em seu reino, pois no viver de Jesus estão os valores de vida eterna. Jesus é o nosso destino. Nele, hoje e agora, já é possível experimentar um pouco da plenitude no qual somos destinados a Ser.  A Sua Santidade nos ilumina diante das trevas. Ele nos mostra o quanto estamos afundados no pecado e o quanto podemos ser diferentes do que somos hoje, seres corrompidos.

Quando Jesus resumiu os 10 mandamentos em 2, dizendo que deveríamos amar a Deus sobre tudo e todos, com todo o entendimento e força do nosso ser e que deveríamos amar ao nosso próximo como Deus nos ama, Ele estava colocando diante de nós o desafio de crucificarmos o nosso ego, deixando na cruz todos os apetites ilícitos de nossa alma. Em outras palavras, o homem carrega em si uma infinita sede de Deus. Nós tentamos suprir os nossos apetites com as coisas deste mundo e para conseguir este objetivo, nós nos declaramos deus de nós mesmos e passamos por cima de tudo e todos. Immanuel Kant dizia que “tudo que não puder contar como fez, não faça". Ele bem sabia que a corrupção do ser humano faz com que ele cometa atrocidades para conseguir aquilo que deseja. Jesus sabia que vida divina é viver para e pelo outro, a começar pelo Pai. Por isso o primeiro mandamento é amar o Pai de forma incondicional. Por que só amando o Pai entenderemos que Ele nos amou primeiro e nos amou com um padrão de amor incomparável, que jamais teremos pleno entendimento de tão profundo sentimento. É neste padrão que somos convidados a amar o próximo. Padrão Ágape, Amor Divino. É claro que nós somos falhos e que muito dificilmente conseguiremos amar alguém no padrão de Deus. Mas temos que fazer o nosso melhor diante da nossa limitação, pois um dia seremos seres humanos plenamente como Jesus é. Este é o padrão de vida que devemos buscar. É claro que isso não é fácil, pois implica em escolhas radicais, a começar pela negação do seu próprio “eu”. Devemos dar um passo de cada vez em direção a cruz, fazer o nosso melhor. Ao olharmos para os valores de vida de Jesus, que vai desde o “oferecer a outra face”, passando pelo “lavar os pés dos servos” até a morte de Cruz, no qual o próprio Cristo chamou de “Glória”...quando olhamos para tudo isso, vemos os verdadeiros Valores do Reino. São estes valores que restauram a imagem e semelhança que um dia Deus depositou em nós, mas nós corrompemos com o nosso pecado. A imagem e semelhança que o pecado corrompeu e que os valores de vida de Jesus restaura vai muito além do que imaginamos. Jesus restaura a imagem e semelhança do nosso espírito, da nossa alma, do nosso pensar, agir, olhar, ouvir, falar...da plenitude do nosso ser. Como já disse anteriormente: Ele é o gabarito do que Deus planejou como “plena humanidade”.

A palavra nos diz que o salário de uma vida de pecado é a morte, ou seja, a consequência de uma vida atendendo os apetites do ego de forma ilícita, é o inferno. Sendo assim, creio que podemos afirmar que o salário de uma vida santa, cujo o padrão de santidade é a vida de Jesus, é vida com qualidade eterna, ou seja, a consequência de uma vida na qual cada ato, inclusive o de atender os apetites da alma, é um ato para glorificar o Santo Nome do Senhor, é uma vida onde os valores do Pai nos farão viver a plena essência para qual nós fomos criados: Uma comunhão eterna com o Amor.

Amor, submissão, obediência, misericórdia, compaixão, perdão, doação, servidão, alegria, paz, paciência, compassividade...procure estes valores na vida de Jesus e então encontrará os valores do reino do Pai, os valores de uma vida de qualidade eterna. Existirão circunstâncias da vida em que o mundo tornarão estes valores difíceis de serem aplicados. Peça para o Espírito Santo lhe ajudar a fazer o seu melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário