segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O COPINHO E O OCEANO

“ – Quanto você quer para me levar no Aeroporto?”
“ – Quanto você quer para cuidar da minha casa enquanto viajo?”
“ – Quanto você quer para casar comigo?”
“ – Quanto você quer para alugar sua barriga para mim?”
 
“ - Todo homem tem um preço!”. Quem nunca ouviu alguém dizer isso? Afinal de contas, não é assim que pensa o mundo em que vivemos?
 
Desde as coisas mais fúteis até as coisas mais erradas, o mundo em que vivemos afirma: “ - Todo homem tem um preço!”.
 
Você já parou para pensar nisso? Diante da coisa mais absurda um preço é estabelecido. Então vem a pergunta: quanto você vale? Quanto vale a sua integridade? Quanto vale o seu caráter?
 
Muitos podem estar pensando que eu estou exagerando, mas se nem Jesus foi poupado disso, imagine nós. Pensemos:
 
Jesus está no alto de uma montanha onde se é possível observar todo o horizonte. Diante de seus olhos os mais diversos reinos. Então a voz de Lúcifer soa: “Eu te darei todo poder e riqueza destes reinos, porque tudo isto foi entregue a mim, e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se ajoelhares diante mim, tudo isto será teu.” Então Jesus lhe  respondeu: “Você adorará o Senhor seu Deus e somente a Ele servirá.”
 
O relato de Mateus 4: 6-8 descreve uma das tentações que Jesus enfrentou no deserto. Aqui uma questão vem à tona: quanto vale a vida de Jesus para você? Pode parecer (e de certa forma é) muito raso pensar no que irei comentar, mas já parou para pensar que o demônio ofereceu pela vida de Jesus todos os reinos do mundo enquanto nós, não conseguimos oferecer nem 2 horas sinceras de celebração de culto à Ele nos domingos.  É claro que o contexto da oferta do demônio era muito diferente do contexto que estou afirmando, mas será que o diabo não tem muito mais consciência do valor de Jesus do que nós homens?
 
De um lado o diabo oferecendo todos os reinos do mundo...de outro homens como Judas, eu, você...oferecendo 30 moedas de pratas, duas horas dominicais desatentas e tantas outras coisas que achamos que valem mais que o nosso Salvador. O diabo ofereceu todos os reinos do mundo a Jesus e nós somos incapazes de entregar nas mãos de Jesus o governo do nosso coração. Um contexto um  tanto quanto estranho...mas interessante de se pensar. Será que realmente damos o verdadeiro valor a Jesus? Será que enxergamos Ele como Deus?
 
Em contra partida Jesus diz qual é o valor de um homem. Ele é Deus...e diz: “ – A vida de um homem vale a vida de Deus!”. Jesus entrega a sua vida em resgate da nossa. Faz uma entrega plena. Nos chama de pérolas de grande preço e entrega tudo o que tem para nos ter. Jesus sabia que o preço da vida dele era o preço da nossa vida. Por isso não a vendeu ao demônio. Por isso não se vendeu.
 
Imensurável. Incapaz de se calcular o preço. É assim que Deus responde a pergunta que o diabo nos faz todos os dias: “ – Qual o teu preço?”.
 
As vezes costumo pensar algo estranhamente simplório e até ridículo para alguns:
 
Imagine o seguinte...Jesus tem diante Dele um copinho descartável. Em sua mente, Jesus sabe que para salvar a humanidade, ele tem que derramar uma gota do seu sangue dentro do copinho. O Pai então lhe diz: “ – Jesus, salve-os...você sabe o que tem de fazer!”. Então Jesus começa a sangrar dentro do copo, e o sangue passa a metade do copo, chega até a boca, começa a transbordar....Jesus sabe que já é o suficiente, mas segue derramando todo o sangue...e gota a gota vai caindo até que não há mais sangue a se derramar, por que Ele transbordou um oceano....incapaz de se calcular quantos copinhos poderiam ter-se enchidos!
 
Jesus fez mais que o suficiente!!! Ele fez tudo... se entregou por inteiro... totalmente... plenamente... transbordou o copinho... fez isso na cruz.
 
Ele é o nosso eterno, suficiente, bondoso, exclusivo... único Salvador. Ele é Deus!
 
O diabo pode tentar lhe fazer ofertas. O mundo pode tentar lhe estipular um preço...querer comprar a sua integridade, o seu caráter....mas lembre-se, toda vez que isso acontecer, que a oferta aparecer diante de ti, pense em um copinho que foi transbordado....que isso foi feito por graça.
 
Sendo assim, se o maligno te perguntar quanto você quer para praticar a maldade, diga que o seu preço só Deus é capaz de mensurar, e que como Jesus já o pagou, você é fiel a Ele, por que Ele te amou primeiro e Ele é o seu salvador. E se alguém lhe perguntar quanto você quer para fazer algo bom, lembre-se que Jesus nos fez a bondade por graça ...por nos amar....e que somos convidados a agir como Ele...fazer a bondade sem estipular preços.
 
O Espirito Santo nos ajuda a discernir as intenções reais dos nossos corações. Ele nos ajuda a caminhar com integridade juntamente com Jesus. Não estamos a venda para a maldade, nem devemos ter preços estipulados para praticar o bem, pois todos, diante dos olhos de Deus, valemos exatamente a vida de Deus...o Imensurável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário