quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O MURO E O VÔMITO



Em uma recente viagem para a República Dominicana, vi na TV do quarto do hotel uma programa que demonstrava a cena da última ceia de Jesus. Nela Jesus dizia que um dos presentes iria lhe trair. Logo em seguida uma das cenas que me chamou a atenção, isso por que não é relatado na Palavra, mas muito interessante pela “sacada” do diretor, mostrava Jesus partindo o pão e dando um dos pedaços na boca de Judas Iscariotes. Neste mesmo momento Jesus lhe disse “ – Apresse-se a fazer o que tens de fazer”. Então logo quando Judas saiu, muito transtornado, do local da ceia, ele vomita o pão.

A Palavra nos diz algo sobre “vômito” em Apocalipse 3:15-16

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” Apocalipse 3:15-16

Interessante, ainda que não esteja relatado na Palavra, perceber a “sacada” do diretor. Você pode pensar: “ – Se não está na Palavra...não é uma verdade....cuidado para não vir com heresias!”. Sim, estou ciente de que só o que é relatado na Palavra é o que podemos entender como Verdade. Entretanto, é possível perceber que Judas caminhou ao lado de Jesus, durante todo o ministério do Mestre, e que ouviu o Cristo falar a todos. Talvez a chama do amor de Jesus tenha o tocado em algum momento, mas infelizmente a frieza de seu ego manteve o seu espírito morno. É possível ver o arrependimento de Judas no ato dele tentar devolver as 30 moedas de prata aos mestres da lei. E já até comentei em outros pensamentos que creio que se Judas não tivesse se suicidado, se ele tivesse clamado a Jesus por arrependimento, O Cristo teria lhe perdoado (isso é algo muito pessoal, respeito caso outras pessoas descordem).

O fato é que não podemos ficar nem lá e nem cá. Não podemos ficar em cima do muro. Temos de saber a quem vamos seguir. Somos imagem e semelhança do Criador, mas infelizmente nós corrompemos esta imagem e semelhança que um dia Deus depositou em nós. Entretanto ainda há em nós um resquício desta imagem e semelhança e Deus deseja restaura-la por inteira. Digo isso por que Deus vomita o morno, e nós também vomitamos aquilo que é morno. Deus nos dá todo o fogo de Seu Espírito Santo, mas se, em nós, o nosso ego entrar em concorrência, o morno ficará presente, e ai jamais seremos capazes de conseguir deixar permanecer em nós o Espírito Santo. Deus não nos impõe sua presença, não arromba portas e nem entra pela janela, pois não é um ladrão: Ele está a porta e bate. Espera que ela seja aberta. Quando entra, nos quer por inteiro. É por isso que o Espírito Santo nos convence de nosso pecado. Para que o nosso ego vá morrendo e para que o calor do Espírito Santo nos venha fazer a ser como Jesus, o Cristo do Pai.

Não podemos ser mornos. Não podemos ficar em cima do muro. Permanecer em cima do muro não significa estar em uma bifurcação. Não significa estar entre dois caminhos. Isso não existe para Deus. Ele te quer 100%, totalmente, integralmente. Ou você se entrega em 100% para Ele, ou você não é dele. Muitas pessoas, inclusive cristãos, entregam apenas parte de suas vidas para o Pai. Ficam em cima do muro. Para situações que são convenientes para o ego, não são cristãos, para outras situações, vestem roupas de santidade, e em muitas outras situações nem sabem o que fazer. Muitos de nós, cristãos, vivemos em cima do muro pelo fato de, irmos a igreja, no domingo, louvarmos e adoramos a Deus, mas no colégio, no trabalho e até mesmo em casa, durante os outros dias da semana, somos pessoas totalmente diferentes com os valores descritos na Palavra de Deus e que são expressos na vida de Jesus! Hipocrisia pura dizer que é um tipo de pessoa mas agir em contradição ao que se diz ser. Deus não gosta desse tipo de pessoa.

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” Apocalipse 3:15-16

Não existe segredo para esse caso: o frio é o lado do diabo, do seu próprio ego, e o quente é o lado de Deus. O morno é o muro. Deus despreza tanto esse tipo de ser humano, que diz que está prestes a vomitá-lo.

Não somos do mundo, mas estamos no mundo. E Deus nos quer no mundo hoje e agora (se não ele não teria orado ao Pai: “Não peço que os tire deste mundo mas que cuide de cada um deles”, e além disso, se Deus não nos quisesse neste mundo, já teria nos tirado daqui, afinal e contas Ele é Deus!). Sendo assim temos que andar com cautela. Não podemos ser influenciados com os valores do mundo. Imagine um amigo seu (cristão ou não cristão), do lado frio do muro. Você se torna intimo dele, cria uma amizade, começa a conversar, a querer saber o que ele faz, quais os lugares que ele frequenta e com o passar do tempo você se vê aonde? Em cima do muro, observando o que seu amigo faz do outro lado. Então vem a dúvida: acompanho ele, ou volto para o seu lado quente do muro. Quando você menos percebe, seu “amigo” te puxa para o outro lado do muro, e você está totalmente do lado errado. O mundo é sagaz e manipulador, craque em seduzir o nosso ego!

Acredito que Deus não tem mais asco com pessoas mornas do que com pessoas frias. O calor da pessoa, de certa forma, representa o caráter da pessoa. Jesus teve de lidar com pessoas mornas durante seu ministério. Ele chamava os mestres da lei de hipócritas. Uma pessoa hipócrita, com vida dupla, que não sabe o que quer! Tanto para Deus quanto para a sociedade, esse não é o melhor tipo de pessoa. A pessoa morna é aquela que um dia já foi quente, e acabou se esfriando. É morna, mas continua esfriando e logo chegará ao frio total! Uma pessoa morna é aquela que se acostumou tanto com a mensagem, que já não consegue interpreta-la mediante aos valores da vida de Jesus. Sendo assim, não aceita mais correção, acha que sabe de tudo, não se surpreende com as coisas de Deus. Esse tipo de gente ou se torna um religioso que se acha cristão ou um cristão de duas vidas. Quer servir a Deus, mas não quer abandonar os prazeres mundanos!

Deus não quer amizade com gente morna:

“Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

O termômetro de Deus se baseia nos fatores da obediência e do compromisso. Estes fatores produzem santidade. Não são fatores fáceis para encararmos diante de um mundo como o que vivemos. Mas o Espírito Santo nos capacita, nos convence de nosso pecado e nos ajuda a seguir no Único caminho: Jesus! Afinal de contas somos destinados a ser como Jesus (ora, não é esta a real salvação do ser humano: ser gente como Jesus nos demonstrou ser gente).

Quando uma pessoa fica muito tempo em um lugar frio ela tem grandes chances de sofrer hipotermia, ou seja, passar por um congelamento lento, que consequentemente provoca sono e posteriormente a morte da pessoa com o congelamento interno total. É exatamente assim com Deus! Se nos sentimos frios espiritualmente, devemos pedir para Deus aquecer nosso coração novamente, com fogo do Espírito Santo.

Ser quente é ser cheio da presença de Deus em sua vida. Viver consciente da Graça de Deus e se alegrar sempre por isso.

Alguém já disse que “a temperatura do corpo pode ser medida com um termômetro, a temperatura espiritual é medida pelas nossas atitudes”.

Não podemos servir a dois senhores! Não da para servir 99% Deus e 1% do mundo!

“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1:5-7

Para se manter quente é necessário assumir para si o compromisso de se obedecer a Deus! Mesmo não entendendo seus planos, suas vontades temos que confiar. Seguir sabendo que a vontade dEle é melhor do que a nossa! Não podemos orar dizendo “Senhor, meu Deus”, se realmente não o tratamos como nosso Senhor, obedecendo-o. E a obediência tem que ser 100%, até quando você não gosta do que Ele ordena, ou quando você não entende. Se Ele não é o Seu Pastor, não diga “O Senhor é o meu pastor e nada há de me faltar”.

Alguém já disse que demorar a obedecer é o mesmo que desobedecer. É necessário que tenhamos pressa para obedecer a Deus!

Para finalizar fica aqui um pensamento ilustrado em quadrinhos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário