segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O VERDADEIRO AMOR A SI MESMO

Primeiro amor! Possivelmente você já ouviu falar desse amor na igreja. Mas afinal de contas, o que é o primeiro amor? A melhor definição para “primeiro amor” talvez seja “melhor amor”. A Palavra nos diz que o “melhor amor” é o que Deus nos concede, pois Deus é Amor. Em outras palavras “melhor amor” é o amor com qualidade de Deus. Não temos o costume de parar para pensar nisso, mas a verdade é que Deus nos ama constantemente e a maior expressão de seu amor é a cruz, cujo o efeito e as consequências nos alcança até hoje.
 
Se por um lado o amor de Deus para conosco é perfeito até os dias de hoje, na outra via consta o resquício de um amor perfeito que um dia nós tivemos por Deus. Nós já amamos a Deus muito mais do que hoje. A corrupção do pecado fez o nosso amor pelo Pai esfriar.
 
Deus nos deixou 2 principais mandamentos. O primeiro: amar a Deus sobre tudo e todos, com toda a nossa força e entendimento. O segundo: amar ao próximo como Ele nos amou (amor este expresso no viver de Jesus).
 
Um Deus cujo o caráter é amor nos chama para amar de forma pura e verdadeira. Amor com qualidade do amar de Deus .
 
Em Apocalipse 2:1-7 Deus convera com a igreja de Éfeso:
 
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
 
 
Repare que o Senhor dia: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”. Logo em seguida Ele diz: “ – Arrependa-te”. O abandono do primeiro amor é um pecado aos olhos de Deus. Isso por que o Criador sabe que todo amor fora do primeiro amor é corrompido pela maldade e passa a ser pecado. Esta talvez seja uma das maneiras mais corretas de se definir pecado: amor corrompido ou amor corrupto. É o “amor” que passa por cima de tudo e todos, vê só os seus próprios interesses e não mede consequências. É o amor de Lúcifer, ou seja, o amor ao próprio ego.
 
Não há nenhum problema em desejar ter um amor a si mesmo. Mas há um jeito certo de se amar. Quer se amar verdadeiramente? Então ame a Deus e ao seu próximo mais do que a si mesmo. Só quando amamos a Deus e ao próximo, a pessoa que está diante de nós a cada momento, mais do que a nós mesmo é que realmente aprendemos a nos amar. Quando amamos a Deus sobre tudo e todos caminhamos em direção ao verdadeiro amor. A partir daí entendemos o amar a Deus, entendemos o que é amor com qualidade de Deus e então temos um padrão para amar ao próximo. Amar a Deus e ao próximo a partir do padrão de amor do Pai é a melhor maneira de se amar. Isso é viver o Primeiro Amor. Estar no Primeiro Amor é entender que Ele nos amou primeiro, de uma forma perfeita.
 
O verdadeiro amor a si próprio consiste em se amar por último. A maneira correta de ter amor próprio é amar primeiro a Deus, depois o próximo, para que enfim você se ame. Isso é um absurdo para o mundo. Isso é um absurdo para a lógica diabólica do sistema em que vivemos. Mas é exatamente o que a Palavra nos ensina. Deus está convocando gente assim: que ame a Ele primeiramente, depois o próximo, e que se ame por último, para constituir um reino. Esse é o Reino de Deus, um reino onde todos viverão em harmonia, sem corrupção, sem gente passando uma por cima da outra, sem gente que se relaciona com o outro em virtude de interesses próprios, malignos, corrompidos.
 
O Reino de Deus é fundamentado no amor. Não qualquer amor, mas sim no Primeiro Amor. A maior expressão do “Primeiro Amor” tem uma face: Jesus, o Cristo do Pai. O ápice de sua expressão é a cruz, pois nela a doação ao Pai e ao próximo, nós, é sem reservas. Na cruz Jesus expressou a olho nu os 2 mandamentos que Deus nos colocou como resumo de toda a lei: Na cruz Jesus amou a Deus sobre tudo e todos, com todo entendimento e forças que Ele tinha. Na cruz Jesus nos amou sem reservas. Na cruz Jesus expressou o Primeiro Amor, o Melhor Amor, o Amor com Qualidade de Deus. É assim que Ele nos ama. É assim que Ele nos chama para viver junto a Ele.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário