segunda-feira, 16 de março de 2015

VESTIDOS COM MACACÃO LARANJA

Quantas vezes sinto o quanto sou medíocre na fé, o quão preciso ainda crescer espiritualmente. Quando me percebo ainda aqui em um escritório da Av. Paulista, enjaulado para ganhar o “pão de cada dia”, tentando tomar a coragem necessária para sair da zona de conforto, para sair do meu “cristianismo  café com leite” e botar a cara a tapa no campo missionário, ou seja, no mundo, e fazer da minha vida algo de útil nas mãos do Senhor para ajudar a salvar vidas, sinto uma angustia muito forte. Domingo a domingo vejo o testemunhos de pessoas em países onde o reino de Deus ainda não chegou, então olho para a minha esposa e meu filho e fico pensando, “onde está a minha coragem para cumprir o ide do Senhor?”.  China, Afeganistão, Coréia do Norte, Haiti, Japão....onde posso ser útil? Aqui?! É angustiante!

Diante deste pensamento me deparo com a foto abaixo:



De pé, encapuzados e vestidos de preto, os integrantes do grupo Jihadista Estado Islâmico (conhecido como EI). Ajoelhados, com macacão laranja, 21 Egípcios, cristãos capturados por justamente seguirem a Cristo. Nas margens do Mediterrâneo a barbárie da execução foi descrita pelos próprios terroristas como “Uma mensagem assinada com sangue para a nação da cruz”.

Jesus afirmou: “Todos odiarão vocês por causa do meu nome”. Lucas 21:17

A foto em questão talvez seja a mais perfeita tradução em imagem feita nos últimos tempo para a expressão de Jesus em Lucas 21:17. Diante de tal situação, como não se lembrar de Estevão na cena descrita no final do Capítulo 7 do livro de Atos:

E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Atos 7:59-60

O campo missionário não é um parquinho de diversões. É o local onde o Cristão é desafiado a levar a sua fé ao nível máximo de integridade e caráter. Diante da miséria, de pessoas extremistas no solo das religiões, de doenças e pragas arrasadoras, de injustiças grotescas, o nosso caráter e a nossa integridade é levada à extrema provação: negar ou afirmar o Nome do Senhor?

A foto acima pode amedrontar muitos que se sentem na mesma situação que a minha: ir ou não ir? Mas creio de todo o coração que a foto acima, muito mais do que amedrontar, nos encoraja a encarar o mundo pelo Santo Nome do Senhor!

Para quem se questiona “Onde está Deus nesta foto!?” a resposta pode parecer simplista demais, mas creio que é só uma: Deus está exatamente ali, ajoelhado de macacão laranja, junto com os 21 egípcios que não negaram seu Nome. Jesus é o Vigésimo Segundo ali.

Ele mesmo disse:

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20

O reino de Jesus já foi iniciado e logo se concretizará. Creio de todo coração que estes 21 homens já estão com Jesus. Fecharam os olhos aqui e abriram na eternidade.

Para o Cristão, sofrer pelo Nome de Jesus é um privilégio. Alguém já disse que “O sangue dos mártires é a semente do Evangelho”. Imagina quantos destes homens encapuzados não se questionaram: “Por que estes homens estão dispostos a morrer por Jesus?”. Imagine quantos dos homens de macacão laranja, diante da morte, não clamaram como Estevão: “Senhor, não lhes imputes este pecado”.

O apóstolo Paulo afirmou em Filipenses 1:21 que para ele “o viver é Cristo e a morte é lucro”. Somos peregrinos neste mundo. Somos estrangeiros deste mundo. Estamos com nossos dias contados! Enquanto estivermos aqui somos desafiados a ir contra a lógica do mundo. Sendo assim, para nós cristãos, consagração de vida é uma obrigação e não uma opção.

Estou orando para que Deus me ajude a tomar uma direção para poder cumprir o seu ide. Quero fazer muito mais do que artigos em um blog. Quero que minha vida tenha sentido pleno no Reino de Deus. Quero que o temor que tenho ao Pai aumente para que a Sua Obra em minha vida se cumpra com amor, respeito e responsabilidade.

Todos os dias a vida nos veste com “macacão laranja” e nos questiona sobre o nome de Jesus. Seja diante da tentação de um adultério, de cometer um roubo, um furto ou até mesmo na simples mentira que se deseja contar, somos questionados pelo mundo sobre o Nome de Jesus. Pecar ou não pecar? Afirmar os valores de vida de Jesus ou negá-los?

Afirmar Jesus é afirmar os valores de vida de Jesus no seu viver!

Concluo o pensamento com dois pontos:

Primeiramente, não quero viver um cristianismo café com leite. Quero viver uma vida plena do Espírito Santo. Não temer vestir um macacão laranja. Temer somente a Deus. Clamo ao Pai para que me ajude, para que me encoraje a cumprir o seu ide, sem reservas! Que o Espírito Santo de Deus ajude-nos!

Por fim clamo a todos para que orem pela igreja, corpo de Cristo, que está espalhada no campo missionário, para que o mau seja derrotado, para que diante de situações como estas nenhum venha perder a salvação e para que o Reino de Cristo se propague, de forma a fazer com que pessoas como estas, encapuzadas de preto, venham se arrepender e tomar o caminho contrário, um caminho em direção a Cristo.

O Estado Islâmico disse que o ato registrado na foto era uma mensagem assinada com sangue para a nação da cruz. Jesus, antes da criação do mundo, nos proveu uma mensagem assinada com Seu próprio Sangue na Cruz. A mensagem de Jesus prevalece e sempre prevalecerá sobre qualquer outra mensagem, pois Jesus é Deus. O Estado Islâmico tem decapitado cristãos, mas de fato esta escancarado ao mundo que eles, os integrantes do Estado Islamico é quem perderam a cabeça. Perderam a cabeça para a religião, seguindo um valores terroristas, diabólicos, que vão na contra mão do amor, dos valores de vidas. Cientes disso e encorajados no poder do Espírito Santo, levantemos o nosso clamor ao Pai para que o Espírito Santo os convença de seus pecados, de forma que estes homens venham a se arrepender. Que o Pai tenha misericórdia do Estado Islâmico, no Santo Nome do Senhor Jesus. 

Um comentário:

  1. LUÍS CARLOS KUCHENBECKER26 de março de 2015 às 07:24

    Os acontecimentos cotidianos nos deixam perplexos. A crueldade, a estupidez, a corrupção, a injustiça são irmãs perversas que correm soltas pelas ruas do nosso Brasil e mundo a fora. Corações e mentes cobertos de trevas são incapazes de enxergar a Verdade, a Salvação, a Luz do mundo: Jesus.

    Aos que já foram cegos, mas agora estão perdoados, o Salvador envia para brilharem em meio ao apagão ético mundial. Os cristãos não têm luz própria. Apenas refletem a luz que toca seus rostos quando estão na presença da fonte da Luz. Nossa missão começa “em Jerusalém”, na nossa própria cidade, no nosso bairro, no nosso lar, no nosso quarto, longe dos holofotes e das câmeras, onde apenas o nosso Pai nos vê em secreto. Ali talvez ninguém publique um vídeo com nossos atos de fé, de amor, de obediência, de esperança, de justiça, de fidelidade...

    Mas são esses atos que sobem às alturas como aroma suave e agradam o coração de Deus. Esses atos lançam no solo do caos humano a Boa Semente que há de frutificar e há de fazer crescer o Reino dos Céus. O chão do planeta está cada vez mais endurecido pela crise híbrida, por falta de acesso à Fonte da Água da Vida. Cabe a nós cristãos interceder pelos sedentos e clamar para que o Deus de toda misericórdia envie chuvas de graça, de arrependimento, de quebrantamento, de despertamento para a fé que salva!

    ResponderExcluir