terça-feira, 10 de março de 2015

CHÁ DE SUMIÇO

Muito se houve falar nas igrejas sobre o grande dia do arrebatamento, o dia em que a igreja (o Corpo de Cristo) tomará, literalmente, um chá de sumiço e irá diretamente para junto do Pai. Interessante perceber que a palavra “arrebatamento” não aparece de forma literal na Bíblia, mas, por outra via, o conceito do Arrebatamento é claramente ensinado nas Escrituras. A palavra nos ensina que o Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus removerá todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação. O Arrebatamento é descrito principalmente em...
 
...I Tessalonicenses 4:13-18...
 
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
 
e em I Coríntios 15:50-54...
 
“E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.”
 
Em I Tessalonicenses 4:13-18 o Arrebatamento é descrito como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. Observamos isso nos versículos 16 e 17“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.
 
Em I Coríntios 15:50-54 o pensamento é focalizado na natureza instantânea do Arrebatamento e nos corpos glorificados que receberemos. Vemos isso nos versículos 51 e 52“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.
 
Muitos de nós confundimos o Arrebatamento com a Segunda Vinda de Cristo. É difícil determinar quando a Bíblia está se referindo ao Arrebatamento ou à Segunda Vinda de Jesus. No entanto, ao estudar as profecias bíblicas do fim dos tempos, é possível (e também muito importante) diferenciar os dois.
 
Como já foi exposto anteriormente o Arrebatamento é quando Jesus Cristo retorna para remover a igreja (todos os seguidores de Cristo) da terra. Os crentes que já morreram serão ressuscitados e, juntamente com os crentes que ainda vivem, vão se encontrar com o Senhor no ar. Isso acontecerá em um momento, em um piscar do olho. Já a Segunda Vinda do Cristo é quando Jesus retornará para derrotar o anticristo, destruir o mal e estabelecer o seu Reino Milenar. A Segunda Vinda é descrita em Apocalipse 19:11-16:
 
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
 
As diferenças importantes entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são:
 
 - No Arrebatamento, os crentes vão se encontrar com o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Na Segunda Vinda, os crentes vão retornar com o Senhor à terra (Apocalipse 19:14).
 - A Segunda Vinda ocorre depois do grande e horrível período da Tribulação (Apocalipse capítulos 6-19). O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).
 - O Arrebatamento é a remoção dos crentes da terra como um ato de libertação (1 Tessalonicenses 4:13-17; 5:9). A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mateus 24:40-41).
 - O Arrebatamento vai ser “secreto” e instantâneo (1 Coríntios 15:50-54). A Segunda Vinda vai ser visível a todos (Apocalipse 1:7; Mateus 24:29-30).
 - A Segunda Vinda de Cristo não vai ocorrer até depois de certos eventos dos fins dos tempos acontecerem (2 Tessalonicenses 2:4; Mateus 24:15-30; Apocalipse capítulos 6-18). O Arrebatamento é iminente, pode acontecer a qualquer momento (Tito 2:13; 1 Tessalonicenses 4:13-18; 1 Coríntios 15:50-54).
 
Por que é importante manter o Arrebatamento e a Segunda Vinda distintos?
 
 - Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, os crentes teriam que passar pela Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).
 - Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, o retorno de Cristo não é iminente... há várias coisas que precisam acontecer antes do Seu retorno (Mateus 24:4-30).
 - Ao descrever o período da Tribulação, Apocalipse capítulos 6-19 em nenhum lugar menciona a igreja. Durante a Tribulação — também chamada de “tempo de angústia para Jacó” (Jeremias 30:7) — Deus vai voltar a sua atenção principal à nação de Israel (Romanos 11:17-31).
 
O Arrebatamento e a Segunda Vinda são semelhantes mas eventos separados. Os dois envolvem Jesus retornando. Os dois são eventos do fim dos tempos. No entanto, é crucialmente importante reconhecer as diferenças. Em resumo, o Arrebatamento é o retorno de Cristo às nuvens para remover os crentes da terra antes do tempo da ira de Deus. A Segunda Vinda é o retorno de Cristo à terra para dar um fim ao período da Tribulação e derrotar o anticristo e seu império mundial diabólico.
 
O Arrebatamento é o acontecimento glorioso que devemos todos esperar ansiosamente. Neste dia,  finalmente ficaremos livres do pecado e estaremos para sempre na presença de Deus. Há excessivo debate a respeito do significado e magnitude do Arrebatamento. Esta não é a intenção de Deus. No que se diz respeito ao Arrebatamento, Deus quer que “encorajemos uns aos outros com estas palavras.”
 
Só Deus sabe quem será arrebatado. Cometemos muitas vezes a soberba em transformar a lista de membros da igreja em livro da vida! Jesus, só Ele é quem é digno de abrir o  Livro da Vida! Neste sentido, o pensamento de John Newton se faz valido:
 
Quando chegar ao céu, verei ali três coisas impressionantes: a primeira será encontrar muita gente que não esperava ver ali; a segunda será não encontrar muita gente que esperava ali encontrar; e a terceira e mais maravilhosa de todas será encontrar a mim mesmo ali
 
Até este dia, seguimos na esperança, como a palavra no diz, no ato de encorajarmos uns aos outros no amor de Jesus Cristo, não enxergando o arrebatamento como um dia para se ter medo, mas como um dia de temor, no sentido saudável da fé, para glorificar o Nome do Senhor. Espero que neste dia, o dia do arrebatamento, seja o maior número de pessoas possam tomar o chá de sumiço daqui, e pela graça e misericórdia de Jesus, inclusive eu! Até lá tenhamos o compromisso de seguir com um chá de sumiço da roda dos escarnecedores, vivendo os valores de vidas expressos na vida de Jesus, par as honra e glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário