terça-feira, 4 de novembro de 2014

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos.
Ageu 2:9

Todas as vezes em que uma comunidade cristã, que está situada em um local pequeno, vai construir ou se mudar para um lugar (igreja física, templo físico, de pedra e concreto) maior,  é muito comum ouvirmos pessoas dizerem “A glória da segunda casa será maior do que a da primeira”. Andei ouvindo esta frase no decorrer da minha caminhada cristã e, tudo bem, faz sentido profetizar mediante a fé de que Deus irá abençoar as “segundas” casas para que vidas sejam alcançadas. Mas de certa forma, creio que também é muito válido entendermos e interpretarmos que a verdadeira morada do Senhor somos nós. Nós somos a igreja, nós somos templos vivos do Senhor. Todo ser humano é vocacionado a ser um tabernáculo vivo do Pai. Se usamos a boca para dizer que “Deus não habita em templos construídos por mãos humanas e que um Deus vivo habita em uma casa de pedras vivas” como não podemos entender que esta “casa” no qual afirmamos que terá uma glória maior do que a primeira não é a própria igreja viva de Jesus (eu, você, nós, eles...)?

O sopro de vida que Deus depositou em nós pertence à Ele, ainda que estejamos rebeldes perante à Ele. Ainda que sejamos rebeldes há uma porção significável da Glória do Pai em nós: você está vivo e isso já glorifica o Santo Nome do Senhor quer você queira quer você não queria! O fato é que o Pai nos chama de volta e nos convida a crucificar nosso eu, para que um novo eu venha a nascer. E aqui o “eu” é a mesma coisa que “casa”. Deus nos convida a deixar a “velha casa” imunda pelo pecado, para que a segunda casa, a nova casa, a última casa, esteja limpa e vazia, de forma que o Espírito Santo descida a maneira como Ele mesmo irá habitá-la.

Se ainda não conhecemos a Deus e não nos rendemos à Ele, estamos na primeira casa. Há uma porção da glória de Deus em nós, simplesmente pelo fato de existirmos. Mas quando nos rendemos à Cruz de Jesus e nos esvaziamos do nosso ego, a transformação acontece e entra em cena a segunda casa. É Deus eliminando o mau sem aniquilar o maldoso. É Deus eliminando o pecado sem aniquilar o pecador. Quando damos vazão ao Espírito Santo, Ele nos convence de nossos pecados e nos conduz ao arrependimento. Neste processo o Sangue de Jesus, o Cristo tem efeito sobre nossas vidas. Lava o nosso ser de todo o pecado. O Espírito Santo faz morada em nós e é por isso que o Pai afirma em Ageu 2:9 “...e neste lugar darei a paz”. Isto é maravilhoso por que Deus se compromete a estar ao nosso lado em todas as circunstâncias. Isso não quer dizer que não teremos problemas, afinal de contas paz não é sinônimo de ausência de problemas, mas isso quer dizer que em toda e qualquer situação Deus estará nos amparando em graça e misericórdia. Esta atitude do Pai para conosco nos dará paz em meio a qualquer tempestade. Neste ponto o controle de Toda situação cabe a nós confiar nas mãos do Pai. A partir daqui o nosso viver tem como base uma luta diária contra o pecado e um comprometimento com uma vida segundo o caráter e a integridade de Cristo, de tal forma que cada dia vivido por nós glorifique o Santo Nome do Pai.

Deus nos predestinou a salvação. A glória do seu ser é vanglória (glória em vão) se não for glória ao Pai. Só Ele é digno. A Glória, tanto da primeira quanto da segunda casa, não é nossa e sim do Pai! Sendo assim...esvazie-se de si mesmo de vazão ao Espírito Santo, para que Jesus seja glorificado no seu viver cada vez mais! Que cada um de nós diminua, para que o Pai que tanto nos ama cresça infinitamente!


Que a Graça do Senhor superabunde cada vez mais ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário