terça-feira, 11 de novembro de 2014

O EFEITO DA CRUZ

Já parou para se perguntar: qual é o verdadeiro efeito que Deus deseja que a Cruz de Jesus tenha em nossas vidas?...ou melhor....já ousou orar “Senhor, que a Cruz de Jesus tenha em minha vida o real e verdadeiro efeito e resultado desejado por Ti!”...já parou para pensar no que implica orar assim? A responsabilidade de uma oração como esta é ao mesmo tempo, muito mais complexa do que se parece ser e muito mais simples do que se imagina. Complexo por que implica em abrirmos mãos de nossas vontades e sacrifício, e sendo nós, seres humanos, um poço de ego, apetites e interesses próprios, não tem como não afirmar que este é um desafio complexo. Entretanto, por outro lado, devemos lembrar que o Espírito Santo age ao nosso favor. Primeiramente nos convencendo de nossos pecados, nos auxiliando no processo de arrependimento e redenção à Cruz e nos conduzindo para o Pai. Ao mesmo tempo que temos pela frente o desafio de negar o nosso próprio eu, temos como aliado o poderosíssimo Espírito Santo, que age sobre tudo o que é impossível para nós.
 
A Palavra nos diz que as misericórdias de Deus se renovam a cada dia. Todos nós, cristãos, sabemos que a misericórdia de Deus está fundamentada na Cruz de Jesus. O que pouco de nós temos consciência é que quando respiramos, logicamente existimos, e nisto a Cruz do Cristo já está exercendo sobre nós um dos efeitos da Cruz desejados pelo Pai: a Graça.
 
Todos nós, cristãos e não cristãos, usufruímos da Graça de Deus todas as vezes que o nosso pulmão se enche de ar. A Cruz do Cristo exerce o efeito da Graça sobre todos: maus e bons. É o clamor de Jesus “Pai, perdoa-os pois eles não sabem o que estão fazendo” que se faz de base a toda oportunidade que Deus nos dá, dia a dia, para voltarmos para Ele. É o clamor de Jesus na Cruz que faz o sol nascer e se pôr continuamente, todos os dias, provendo em nossas vidas a oportunidade de reconciliação com o Pai, ainda que sejamos seres tão perversos por conta de nosso pecado.
 
A Cruz do Cristo pode produzir em nós muito mais do que podemos imaginar. Arrependimento, misericórdia, perdão, sabedoria, amor, obediência, santidade, integridade, adoração, louvor...tudo sobre o alicerce da Graça! Os Efeitos da Cruz que Deus deseja em nossas vidas carregam todos esses atributos para que haja em nós uma transformação de ser. Transformação de vida! Vida cujo o padrão é a vida do próprio Deus expressos na vida de Jesus.
 
Deus nos convida a viver como Jesus viveu. Ele nos mostrou que quem vive como Jesus viveu é rejeitado por este mundo, pois os valores de vida deste mundo é praticamente o oposto dos valores expressos na vida de Jesus. O mundo não suporta gente como Jesus, pois o mundo está imerso no maligno. O resultado disso é a crucificação. Jesus nos convida a sermos imitadores Dele. Irmos em frente e não deixar o mundo ditar o nosso preço. Não deixar o mundo dizer quais são os nossos valores e quanto custa a nossa integridade e santidade. Não somos perfeitos, nem santos como Jesus, mas um dia seremos, pois o Espírito Santo já está agindo em nós, produzindo no nosso ser os efeitos da cruz de Jesus de Nazaré. O mundo quer comprar isso, e oferece as maiores riquezas que existem aqui, mas Jesus exclamou na Cruz que somos muito mais caros, valiosos, do que qualquer riqueza deste mundo...pois custamos a vida do próprio Deus! Na Cruz do Calvário Jesus nos expôs isso a olho nu!
 
Que a Cruz de Jesus produza em nós os efeitos em plenitude desejados pelo Pai. Que cada um de nós consiga abraçar a consciência de que ainda hoje, agora, nós estamos usufruindo da Cruz. Que no expandir desta consciência a gente consiga dar vazão ao Espírito Santo para que o pleno resultado da Cruz se concretize em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário