quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

EU PREFIRO MORRER DO QUE PERDER A VIDA

Um dos episódios mais engraçados do Chaves é aquele em que o Quico e o Chaves estão brincando de “guerrinha” na vila. No meio da brincadeira, o chaves sobe a escadaria da vila para se esconder e diz para o Quico uma das pérolas mais engraçadas do seriado: “Eu prefiro morrer do que perder a vida”!

Parece ser algo sem sentido, mas há muito mais sabedoria nesta frase do que se pode imaginar. Jesus pregou isso há quase 2000 anos atrás nas ruas de Jerusalém: “ - Quem não morrer para si mesmo não alcançará a vida eterna!”...” – Aquele que tentar ganhar a vida, irá perde-la, aquele que perde-la, irá ganha-la”. A Palavra nos diz:

“Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.” Lucas 17:33

“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.“
Mateus 10:39

Recentemente ouvi o Pastor André Queirós da Igreja Conexão Primeira dizer algo muito sábio em uma de suas pregações. Dizia ele que um pastor um dia lhe disse algo lhe ensinou muito: “ – Tenho que matar o meu ego diariamente, antes que ele me mate”.

Em outras palavras: “ – Eu prefiro morrer do que perder a vida”!

Sabe, posso estar errado na analogia que irei fazer, mas tenho pensado muito e acredito que esteja confirmando cada vez mais a seguinte tese: O ser humano tem apetites e Deus tem vontade.

O apetite é a vontade desenfreada, que passa por cima de tudo e todos para ser saciado. A vontade é respeitosa, está presente mas só acontece se for permitida.

Enquanto o nosso “eu” estiver vivo em nós, os nossos apetites descontrolados estarão em desacordo com os valores do nosso Criador. É o nosso Adão ruminando o pecado, passando por cima de quem quer que seja para saciar os seus apetites. Verdadeiras bestas, egoístas e cegas pelos apetites desenfreados do ego.

Só quando agirmos como Jesus e vivermos uma vida submissa a Deus, onde Deus é o centro de tudo e o outro é o alvo da nossa bondade, seremos seres humanos verdadeiros. Jesus não atropela tudo e todos. Ele não é ladrão. Não arromba portas e nem janelas. Ele só entra se é convidado. Está sempre à porta...batendo e esperando que a mesma seja aberta.

Enquanto não morrermos para nós mesmos não seremos capazes de abrir esta porta. A morte do nosso eu nasce no nosso arrependimento.

Para morrer ao invés de perder a vida é necessário que o nosso ser dê vazão ao Espírito Santo, por que Ele é quem nos convence do nosso pecado e nos conduz ao arrependimento. Ele inicia em nós o processo de transformação de ser, onde o velho Adão fica para trás e o Jesus de Nazaré se faz presente em nós.


Se existe um Deus então existe um jeito certo de viver. Jesus expressou esse jeito certo de viver a todos nós. Que cada um de nós sejamos capazes de viver uma vida como a do nosso Senhor Jesus, o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário