quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SERES RELACIONAIS

Eugene Peterson expressou na seguinte frase uma extraordinária verdade: “Nunca estamos tão vivos como no instante em que nos relacionamos com Deus”.
 
Somos seres relacionais e é justamente no momento em que nós, criaturas, nos relacionamos com Deus, o Criador, que nos tornamos mais vivos do que nunca. É se relacionando com Deus que aprendemos a nos relacionarmos uns com os outros. Não é à toa que o próprio Deus nos designou, como principal lei, o mandamento de amarmos a Deus sobre tudo e todos, com todo nosso entendimento. Isso por que o relacionamento que Deus deseja traçar com todos nós se baseia no amor. Só aprendemos a amar verdadeiramente quando amamos à Deus. Ele nos amou primeiro. Ele é  Amor. Seu caráter é o amor. O princípio de toda a criação de Deus foi o amor. Como diria o poeta, no princípio “Era o Sonho”, “Era a poesia”, ...muito antes do “Verbo”, o “Amor Nasceu”...e antes do “Haja luz” houve a cruz, houve o sonho, o amor, a tristeza... houve o perdão.
 
Depois da queda, do nosso pecado, o que restou foi a sensação da ausência. Mas a verdade é que a ausência é muito mais presente do que podemos imaginar. Agostinho dizia que “Deus é mais verdadeiramente imaginado do que expresso, e existe mais verdadeiramente do que é imaginado”.
 
Somos seres relacionais. Um dia nós recebemos a imagem e semelhança de um Deus cujo o caráter é o amor. Um Deus que desejou e ainda deseja que o amor prevaleça no relacionamento entre criatura x Criador. O pecado corrompeu esta imagem e semelhança que Deus depositou em nós. Nós demos vazão ao pecado e hoje somos muito mais imagem e semelhança da besta do que de Deus. Entretanto Deus seguiu com o seu propósito de nos amar. Não nos aniquilou e optou por entregar tudo, Sua própria vida, para aniquilar o pecado sem aniquilar o pecador. Só assim os relacionamentos de amor, tais como Deus sempre planejou desde o princípio, poderiam prevalecer. A Cruz é a continuidade de um sonho que Deus sonhou na eternidade. A cruz é a restauração da imagem e semelhança que Deus depositou em nós, mas que nosso ego corrompeu.
 
O Deus expresso no rosto de Jesus, o Cristo, é um Deus vivo, poderoso, no qual o caráter deste poder é o amor. Viva! Viva uma vida mais viva do que nunca! Uma vida em relacionamento constante com Deus. Afinal de contas, “Nunca estamos tão vivos como no instante em que nos relacionamos com Deus”. Uma vida com relacionamento constante com o Pai Celestial é uma vida com qualidade de Deus! Foi isso que Jesus escancarou em sua vida, morte e ressurreição...Vida com qualidade de Deus! Que cada um de nós seja capaz de seguir ao Cristo nas mesmas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário