quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PÍLULAS DE NANICOLINA

Um dos personagens mais divertidos que acompanhei na minha infância foi o Chapolin Colorado, interpretado pelo extraordinário Roberto Bolaños que infelizmente faleceu recentemente. O Polegar Vermelho era sempre implacável em nos fazer rir. Uma de suas “armas” mais famosas eram as pílulas de nanicolina, também conhecidas como pílulas de polegarina. Bastava tomar uma delas e “vupt”...o vermelhinho (assim também era conhecido o Chapolin) encolhia instantaneamente.

Interessante como esta estratégia do Chapolin, de usar das pílulas de polegarinas para diminuir de tamanho em pró de ajudar o próximo, nos remete a pelo menos duas realidades cristãs.

A primeira  é a atitude de Deus em relação a nós. Ao abrir mão de todo o seu poder, soberania e glória, para entrar na nossa história, adquirir rosto humano e viver em pró de nos salvar, Deus “diminuiu-se” para se reconciliar conosco e nos tirar da condição de miseráveis para a condição de justificados.

A Palavra nos diz:

É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

Perceba que aqui temos um homem dizendo que se dispõe a diminuir para que Deus cresça. Mas antes disso, Deus se diminuiu para nos fazer crescer (de miseráveis para aceitáveis, de merecedores do inferno para justificados pelo Cordeiro). Essa graça que Deus nos concede revela o seu caráter, o Amor, no qual todos nós que usufruímos deste favor imerecido somos convidados a ser imitadores.

Nisto entra a uma segunda realidade: Temos que assumir a atitude do Cristo em nós. Diminuirmos para que o Deus cresça. E só há uma maneira de fazermos isso...servindo-o. Aqui vale a máxima que diz: “Só há uma maneira de servir a Deus: servindo o próximo!”. Sendo assim, a melhor maneira de diminuirmos para que Deus cresça, é nos diminuirmos para que o nosso próximo seja exaltado. Não com glórias medíocres, mas com os valores reais do Reino de Deus, valores esses expressos na vida de Jesus!

Deus se diminuiu para nos aumentar. Você pode pensar: “ – Heresia!”...mas ainda que este “aumentar” seja simplesmente nos tirar da condição de inimigos de Deus para a condição de aceitáveis pelo sangue do Cristo...isso sim é uma verdade! Não há mérito humano nisso, toda glória desta atitude é do Cordeiro.

Deus um dia tomou pílulas de polegarina e se diminuiu. Entrou em nosso tempo e veio nos resgatar. Entregou tudo, absolutamente tudo: doou-se por inteiro. Se diminuiu ao extremo, sem reservas! Na cruz Ele chegou à menor diminuição que ele podia chegar. Mas ali escancarou em um paradoxo o ponto máximo de Sua Glória! Por isso Jesus, Deus Verdadeiro, é o Único, Eterno, Suficiente e Exclusivo Salvador de todo o ser que respira. Um dia toda língua irá confessar isso. Um dia todo joelho se dobrará e se renderá ao Senhorio de Jesus.


Louvado seja o Santo Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário