quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PONHAM EM AÇÃO A SALVAÇÃO DE VOCÊS

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Filipenses 2:12-13
 
Interessante observar nestes trechos da Escritura Sagrada o apóstolo Paulo dizendo “ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor”. Já parou para pensar o que significa “colocar em ação a salvação”? Quando parei para pensar em o que significava “pôr em ação a salvação que há em nós”, logo de cara me deparei com as perguntas: “Como Paulo estava aplicando a palavra salvação neste contexto? Como ele estava aplicando a palavra Salvação ao convidar os Filipenses a colocara a mesma em ação?”.
 
Na minha caminhada cristã sempre ouvi a “conotação” de que “salvação” era sinônimo de “escapar do inferno”, mais que isso, era o mesmo que ”ir para o paraíso”...um contexto de que ser salvo era o mesmo que ”ir para o céu”. Aliás, creio que muita gente, a maioria das pessoas, pensam assim. Mas será que Paulo estava se referindo a este conceito de “salvação” quando dizia para os Filipenses colocarem em “ação a salvação”?
 
Pensar que “salvação” é escapar do inferno e ir para o céu é um algo muito raso. Creio que o apóstolo Paulo estava aplicando a palavra “salvação” em um contexto muito mais profundo. Mas que contexto seria esse?
 
Creio que quando a Palavra nos fala sobre “salvação”, ela quer dizer muito mais do que simplesmente o conceito de “escapar de arder no fogo do inferno”. A Palavra nos diz que o ser humano se corrompeu ao achar que era capaz de discernir, sem Deus – o Criador – o que era justo e o que não era justo. O Capítulo 3 do livro das Genesis descreve este grito de independência que nós, criaturas, demos em relação ao Criador simbolizando (para alguns de forma literal, para outros de forma poética) a desobediência do ser humano (representados em Adão e Eva) ao comer do fruto proibido, que a Palavra nos descreve como o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Com esta atitude. no português claro, nós seres humanos, criaturas, demos uma “catarrada” na face de Deus, o Criador. Viramos as costas para Deus e demos um “Good bye! Talk with my hands!”. Esta atitude fez com que o ser humano merecesse a morte. A Palavra também relata que Deus em sua misericórdia e graça preferiu nos prover um escape ao invés de nos prover a condenação.  
 
Este “escape”, ou se preferir “salvação”, foi estabelecido pelo próprio Criador muito antes da criação do mundo. Confesso que eu demorei muito para entender isso...entender que antes de Deus criar o mundo, o homem e até mesmo “escrever” Gênesis (o primeiro livro das Escrituras Sagradas), Ele já tinha estabelecido na eternidade que Seu Filho, Jesus de Nazaré, entregaria a Sua vida em pró de toda a humanidade. Extraordinário, misterioso, complexo, mas é exatamente o que a Palavra nos revela. Todo ser humano está em condição de pecado. Penso que, para entender a plenitude do conceito de “Salvação” que é expresso na Palavra de Deus, primeiro é preciso reconhecer que precisamos ser salvos.
 
Entendo que Paulo está nos convidando a enxergar, entender, discernir que a cruz do calvário só tem sentido se olharmos para a vida de Cristo. Em outras palavras, tão importante, entender que Jesus morreu e ressuscitou por nós, é a importância de que Jesus “viveu” por nós. Mais que isso...Jesus viveu, morreu e ressuscitou, primeiramente pelo Pai, depois por nós. Por que o Pai é o centro de tudo. Deus é o centro de tudo. Jesus viveu para nos mostrar que tipo de ser humano Deus desejava criar quando planejou Adão. Jesus é o Segundo Adão. Jesus é o Adão que deu certo. É como se os anjos, quando viram Adão, pensassem assim: “ – Não estou entendendo que tipo de ser o Pai está querendo criar”. E depois, quando viram Jesus, pensassem assim: “ – Agora sim entendi....agora, olhando para Jesus, faz sentido, dá para entender o que o Pai queria criar quando criou Adão”.
 
Me lembro do dia em que, conversando com minha mãe, ela disse que acreditava que Jesus era o Salvador da vida dela. E quando perguntei...mas você sabe do que e por que Jesus está lhe salvando? Sabe como ele fez isso? Então, depois de alguns segundos de silêncio ela me respondeu: “ – Sabe que nunca pensei nisso!?”
 
Jesus está nos salvando desta condição “adâmica”, egoísta, corrompida e maligna. A gente projeta o céu e inferno como realidades futuras, mas o céu e o inferno já estão na vida dos seres humanos. Gente como Adão que pensa somente em satisfazer os apetites do ego, já vive a realidade do inferno. Gente que crucifica o ego e toma a sua própria cruz e segue Jesus, com o mesmo modo de viver, os mesmos valores de vida, já vive a realidade do Paraíso. Vive esta realidade do Paraíso por que tem Jesus em sua vida. Uma vida assim só pode ter como consequência a ressurreição após a morte, pois se o salário do pecado é a morte...o salário da santidade é a vida...a ressurreição. A salvação que Paulo expressa ao convidar os Filipenses em colocar “Salvação em ação” está ligada ao “estado de ser da pessoa”. Deixa para trás o “estado de ser de Adão” e assumir em si o “estado de ser de Jesus de Nazaré”. Colocar em ação as atitudes de Jesus Cristo. Colocar em ação os valores de vida que Jesus nos ensinou com o Seu modo de viver. Concretizar em nossas ações as intensões de Cristo.  Submeter em redenção o nosso viver ao Pai. Esvaziar as nossas vontades, o nosso ego, nossos apetites para que os valores do Espírito Santo assuma as rédeas das nossas ações.
 
Colocar em ação a salvação que habita em nós é o mesmo que tentar reproduzir aqui e agora a realidade da Nova Jerusalém...a realidade de pessoas que vivem segundo os ensinamentos de Jesus...como imitadores de Cristo, onde o amor ao Pai e ao próximo é a premissa por trás de qualquer atitude.  

2 comentários:

  1. Obrigado pela excelente explicação, me deparei com este versículo agora e me questionando como colocar em ação a salvação, será que alguém havia tido o mesmo entendimento que eu de que é necessário buscar fazer aqui em carne e diariamente ações para que o sacrifício de Cristo por nós não fosse em vão, colocar em ação todos os dias é nos esvaziarmos de nós mesmos, assim como Cristo se esvaziou de toda a Sua Glória, muito mais válido nos esvaziarmos de todos os nossos desejos para nos enchermos a cada vez mais do Espírito de Deus, do exemplo de Cristo Jesus para a Salvação não apenas na glória, mas de nossos dias na terra.

    Muito obrigado por compartilhar do teu entendimento e Sabedoria.
    Que Deus multiplique seus anos na terra, e sua sabedoria para compartilhar sempre a palavra dEle, e que lhe conceda tudo aquilo que seu coração desejar.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação... Fiquei me perguntando como podia colocar a salvação em ação e tive que buscar respostas e encontrei aqui nesse estudo. Muito obrigado por me esclarecer essa passagem bíblica.

    ResponderExcluir