terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A TEORIA DO GATO FLUTUANTE

“Se passo manteiga em uma torrada e por um descuido ela cai no chão, diz a lenda que ela cairá com o lado da manteiga virado para o chão. Da mesma forma se jogarmos um gato para cima, diz a lenda que ele cairá com as pernas para o chão. Sendo assim, há quem diga que se passarmos manteiga nas costas do gato e jogarmos o mesmo para o alto, ele permanecerá flutuando, pois suas patas e a manteiga nas suas costas anularão a sua queda”. Eis ai a “teoria do gato flutuante”, uma ideia fundamentada fora de um contexto real, baseada na imaginação humana que tem como referência uma lógica absurda.

Coincidência ou não, o atual cenário cristão está cheio de gente pregando um evangelho fora de contexto. Alguns deles baseando-se em um Deus “Papai Noel”, um Deus pronto para satisfazer as vontades daqueles que o seguem, outros baseando-se na culpa, negligenciando a grça que Deus concedeu a todo homem que Nele crê.

A Palavra nos diz que dentre nós apareceriam “falsos profetas”. Que estes pregariam sofismas (mentiras vestidas de verdades) e guiariam muitos de nós para o inferno. Um falso profeta, para se um “expert” falso profeta, tem que conhecer muito a Palavra para poder manipula-la em seu próprio favor. Aliás, o falso profeta tem como principal prática fazer exatamente isso, manipular, direcionar, inclinar a Palavra de Deus em pró de seus interesses próprios. Para fazer isso, é óbvio que uma pessoa que deseja ser “falso profeta” precisa estudar as escrituras. Ninguém cria uma “teoria do gato flutuante” sem antes observar a torrada com manteiga e o gato.

A Palavra nos diz em Mateus Capítulo 7 dos versos 20 a 22:

“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres?”

A Palavra nos mostra que diversas pessoas diziam “Senhor, Senhor...” mas Deus sabia que por trás do falar não havia um coração sincero. Em uma de suas parábolas, descrita em Mateus Capítulo 25, Jesus afirmou nos versículos 10 e 11:

“Mas, saindo elas para comprar, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete de núpcias. E a porta foi fechada. Mais tarde, todavia, chegaram as virgens imprudentes e clamaram: ‘Senhor! Senhor! Abre a porta para nós!”

Todos sabemos que o Noivo não recebeu as noivas. Em Lucas 6:46 Jesus disse:

“E por que me chamais: ‘Senhor, Senhor’, e não praticais o que Eu vos ensino?“

E em Romanos 2:13 encontramos:

“Pois, diante de Deus, não são os que simplesmente ouvem a Lei considerados justos; mas sim, os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos.”

A corrupção do pecado tem se alastrado pelo mundo e é muita ingenuidade não crer que ela tenha chegado até as igrejas. Muitos pastores tem desistido do Caminho. Os escândalos estão aparecendo cada vez mais, e muitos são aqueles que não sabem se é bom ou ruim dizer que é evangélico, afinal de contas todos os evangélicos foram colocados pela sociedade em um único saco. Um saco que generaliza todos, os corruptos e aqueles que seguem em integridades, com um rótulo de interesseiros, gananciosos, caçadores de ofertas e dízimos, profetas safados que faz da fé dos outros um negócio ganancioso ao seu favor.

Não podemos desistir. A integridade da igreja começa em nós mesmos. Se cada um assumir para si o compromisso de seguir no Caminho em integridade, santidade e obediência, a Igreja (corpo de Cristo e não instituição) seguirá salvando vidas na graça do Senhor. Temos que lutar contra estes evangelhos do gato flutuante, contra o evangelho fora do contexto da Cruz, fora do contexto da Graça do Pai, o evangelho que não pensa, que só busca o interesse próprio, que passa por cima de todos para conquistar os apetites do ego.


Que o Espírito Santo nos convença de nossos pecados. Que nos livre de sermos falsos profetas. Que nos livre de sermos caminho de destruição para o nosso próximo. Que nos ajude a combater o bom combate e a guardar em nós os valores expressos na vida de Jesus. Que cada um de nós tenha discernimento para seguir no Caminho, rumo aos braços do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário