segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CORDÃO UMBILICAL

Adão e Eva não tinham umbigos. Adão e Eva não tiveram uma mãe, pois foram criados pelas próprias mãos do Criador. Interpretando Gênesis através da literalidade, essa é a conclusão que podemos chegar. Interessante pensar nisso, pois o umbigo, além de ser uma das principais evidências de que nós temos uma mãe, é também a evidência de que um dia nós fomos conectados a ela. Sim! Afinal de contas já se é sabido que todo ser humano, quando bebê (não nascido) ainda no ventre de sua mãe, fica ligado a ela através de um cordão umbilical. Aliás o cordão umbilical tem função essencial para que o bebê se desenvolva no ventre de sua mãe até que ele possa ter condições de nascer, pois é através desta ligação, feita pelo cordão umbilical, que o bebê obtém “alimento” de sua mãe.

Agora, interessante é ir além deste raciocínio e ver que Eva, apesar de não ter tido umbigo, teve sim cordão umbilical, afinal de contas ela foi mãe de Caim, Abel, Sete e outros filhos e filhas. Sendo assim, se olharmos para a continuidade das gerações, até os dias de hoje, o cordão umbilical no qual nossas mães se ligaram a nós, em nossas gestações, é uma continuidade do cordão umbilical iniciado em Eva. Bom... mas antes de prossegui, como estamos elaborando os pensamentos através dos fundamentos vistos em Gênesis, creio ser importante abrir um parêntese para comentar algo. Abre parêntese:

Todos nós precisamos ter discernimento para interpretar a Palavra de Deus. Discernimento este que o Espírito Santo nos provê em graça. A Palavra de Deus é carregada de mistérios, mas também é carregada de sabedoria e deve ser lida com temor e amor. Hora a literalidade está ali, presente nos versículos, nos traduzindo a história dos nossos antepassados e nos relatando a forma como Deus se relacionava com eles, outrora se veste de poesia para expressar Deus aos nossos corações, nos mostrando que Deus é um vento que sopra onde bem desejar e da forma que desejar. Deus fala conosco de N maneiras, e uma delas é através de Sua Palavra. Mas é Interessante (e preciso) pensar que mesmo dentro de Sua Palavra, Deus nos fala também com muitas maneiras diferentes. Uma única mensagem: Ele nos Ama e nos quer perto Dele! Diversas formas para esta mensagem chegar até nós. Seja a literalidade, as entrelinhas, a poesia, as ilustrações ou qualquer outro meio, tudo está em um contexto amarrado, do início ao fim. Já pesou como isso é extraordinário!

Ler Gênesis parece ser simples, mas creio que Gênesis é o maior exemplo de que a literalidade e a não literalidade precisam ser tratadas com o máximo de delicadeza pelo leitor. Em Gênesis vemos o literal e o não literal andar de mãos dadas, sendo assim, quando lemos Gênesis é o mesmo que estar caminhando sobre uma corda bamba, entre a heresia e a verdade, qualquer deslize você pode cair para uma interpretação errada. Algumas pessoas podem pensar diferente, mas como penso assim, creio que é importante expor isso antes de prosseguir.

Fecha-se os parênteses.

Voltemos ao umbigo! Quando eu, você, qualquer outro ser humano nasce, o cordão umbilical é removido para que o bebe tenha autonomia, ou seja, para que o seu organismo possa funcionar por conta própria (no caso aqui, por conta própria em relação aos organismos da mãe). Quando o cordão umbilical é cortado, o que resta em nós é uma espécie de cicatriz. Esta “cicatriz” é conhecido como umbigo. Sendo assim, por ter sido criada diretamente pelas mãos do criador, volto afirmar que Eva não tinha umbigo, mas teve cordão umbilical, pois foi mãe. Adão e Eva, como o primeiro homem e mulher, não tinham mãe. De acordo com o Livro de Gênesis, na Bíblia, Deus criou Adão do pó da terra e soprou a vida nele. Depois Deus fez Eva através de uma costela de Adão (ou pelo menos da parte do lado de Adão). Sendo assim, nem Adão e nem Eva tiveram uma mãe. Por isso não tiveram a cicatriz na barriga conhecida como umbigo. Entretanto, como a Palavra diz que Adão “conheceu” Eva e ela gerou filhos, obviamente, Eva teve “cordões umbilicais” em suas gestações.

Ora, mas o que nos agrega saber se Adão e Eva teve umbigo ou cordão umbilical? Sinceramente, nada! Se formos realistas com nós mesmos e sermos sinceros em reconhecer a nossa miserabilidade como seres humanos, veremos que devemos estar muito mais preocupados em que fazer para sermos salvos desta miséria, que é o pecado, do que ficar discutindo se Adão e Eva tiveram umbigo.

Bom, mas então por que escrever um texto assim?

Discutir se Adão e Eva tiveram umbigo ou não, não nos agregará a nada. Entretanto, entender que eu, você, os nossos pais, os nossos filhos, avós, netos, ou seja, todos os seres humano, somos uma extensão do cordão umbilical de Eva, nos agrega muito se entendermos essa “ligação” do ponto de vista espiritual. Eva foi a primeira mulher. Do seu ventre saíram todas as gerações que já passaram na terra. Somos todos filhos de Eva. Infelizmente Adão e Eva pecaram contra o Pai. Ao fazerem isso, Adão e Eva se corromperam. Como Eva e Adão tiveram suas naturezas corrompidas pelo pecado, e como eles nos geraram, automaticamente somos participantes desta corrupção, pois somos da mesma natureza que eles.

Em outras palavras, há um cordão umbilical espiritual que iniciou-se em Eva, chegou até nós e se estenderá até nossos descendentes. Este cordão umbilical nos faz participantes da corrupção de Eva e de Adão no ato de pecar contra o Pai, pois estende até nós a natureza de Adão e Eva.

A história nos diz que só um homem não participante desta natureza habitou entre nós. Um homem que nasceu de uma virgem, que foi gerado pelo Espírito Santo: Jesus de Nazaré.

A natureza de toda humanidade é diferente da natureza de Jesus. Nós temos o mesmo tipo de natureza de Adão e Eva, enquanto Jesus tem a natureza do próprio Deus. Jesus é 100% homem e 100% Deus ao mesmo tempo. É o próprio Deus que se fez homem em nosso meio. Jesus nos veio dar uma boa nova, ou se preferir, veio nos trazer um evangelho. A mensagem de que Deus está estabelecendo, hoje, agora, já, um Reino de gente que quer romper com o cordão umbilical da corrupção do pecado e assumir para si uma aliança com o Pai.

Jesus é o Unigênito do Pai, o único filho gerado (e não criado) por Deus. O cordão umbilical de Jesus estava ligado a Maria, mas ela era virgem. Jesus e o Pai eram um só, ligados por uma conexão que jamais conseguiremos compreender. Hoje Deus nos diz: pare de olhar para o seu próprio umbigo, deixe para traz seu ego e abrace a aliança que Jesus lhe proporcionou na Cruz.


Jesus veio para cortar o nosso cordão umbilical com o pecado. Veio substituir o cordão umbilical por uma aliança. Esta aliança foi feita com Seu Sangue. É este sangue que nos faz aceitáveis ao Pai. É este sangue que nos faz irmão do Unigênito, filhos adotivos do Pai, gente que ama a Deus sobre tudo e todos, gente que ama o próximo mais do que a si mesmo, gente que não olha só para seu próprio umbigo.

3 comentários:

  1. Muito bom está explicação tirou minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  2. Ouvi uma pregação que não se pode guardar o pedaço do cordão umbilical do filho quando cai. Em algum lugar da Bíblia fala isso.

    ResponderExcluir
  3. Nada disso!
    São pessoas que pensam no próximo, o cordão umbilical são pessoais leais a outras pessoas mesmo não sendo parentes o sangue que foi a aliança que Deus nos propiciou para nos forma familiares e família é qualquer pessoa mesmo não tendo o mesmo laço sanguíneo !

    ResponderExcluir