quinta-feira, 20 de março de 2014

CRISTIANISMO DE VITRINE

Viver o cristianismo não é viver um conto de fadas. Viver o cristianismo não é caminhar sobre uma simples filosofia de vida. Muita gente se diz cristã simplesmente por achar que o cristianismo está na moda, que é bom ter uma religião ou até mesmo para ser visto perante a sociedade como o “politicamente correto”. Há quem diz ser cristão simplesmente pelo fato de ver em Jesus um ótimo líder. Pessoas que simpatizam com os relatos da vida de Cristo. O fato é que o Cristianismo é tratado com desdém por muita gente. Gente que se diz, crente, evangélica, cristã, mas que no fundo, vive um “Cristianismo para inglês ver”, um Cristianismo de Vitrine: “ – Ah eu vou no show do meu ídolo gospel!”, “ – No meu carro eu só escuto música gospel”, “ – Vai na igreja hoje para ver eu cantar!”, “ – A Palavra do meu Pastor é uma benção!”. Gente com discursinhos medíocres. Fica no ar a pergunta: “ - Onde está Jesus nisso tudo? Cadê a face de Jesus expressa na vida de gente assim?”. Pessoas que ainda não entenderam o evangelho da graça. Pessoas que ainda não enxergam Jesus como o próprio Deus encarnado que viveu entre nós. Pessoas que ainda acham que o homem é o centro de tudo. Cadê a expansão da consciência para os valores de Jesus?
 
Como se não bastasse isso, há aqueles que enxergam em Jesus Cristo o espírito de “Papai-Noel”, um “Deus-gênio-da-Lâmpada”. Gente que acha que oração é feita para mover o braço de Deus. Gente que acha que Deus precisa de oração para trabalhar. Gente que acha que Deus vai parar o universo inteiro só para atender as vontades do ego. Não é à toa que existam pessoas que peçam para Deus se transformar em “cone” para guardar uma vaga no estacionamento do Shopping. Pessoas que tiram textos do contexto para usar como pretexto. Colocar Deus em uma “saia justa”. Colocar Deus em uma “sinuca de bico”. Gente que para conseguir o que deseja acha que pode colocar Deus de mãos atadas. Quantos versículos não são manipulados de forma a fazer com que Deus nos dê um cheque em branco e assinado em nossas mãos?
 
Precisamos enxergar o Cristianismo de maneira diferente. A vida do Cristão não é um conto de fadas. Deus não é o tipo de Pai que compra um brinquedo para nós criancinhas que ficam fazendo escândalos em uma loja da PB Kids. Precisamos nos colocar em nossos devidos lugares: Somos Pó! Nada! Sub-existimos pela Graça de Deus, sim “sub-existimos” por que “existir”...só Deus!
 
Quem dera se os cristãos enxergassem Deus não como um simples solucionador de problemas, mas como um solucionador de pessoas! Quem dera se nós cristãos começássemos a enxergar Deus, não como um simples solucionador de circunstâncias, fases, momentos, mas como um solucionador de consciências humanas! Quem dera se a bíblia fosse lida pelos cristãos de forma que os mesmos vissem cada página como um espelho, de forma que enquanto cada versículo fosse lido, pudéssemos olhar o nosso rosto e perceber o quanto Deus “é” e nós não somos!
 
Os valores do Cristianismo não são uma simples filosofia de vida. O cristianismo é um conjunto de valores que nos conduz à reconciliação com o nosso Criador, trazendo como consequência uma vida eterna, com qualidade eterna! Jesus não foi apenas um líder, mártir, revolucionário. Jesus é Deus! Ele é o Cristo! Deus que se vestiu com pele humana e veio nos tirar desta condição miserável em que nós mesmos nos colocamos: atolados no pecado!
 
Quando os anjos soarem as trombetas, quando o arrebatamento acontecer, quando Jesus retornar para buscar a sua Santa Igreja, quando formos prestar contas de como nós decidimos viver nossas vidas, a vitrine já não fará mais sentido. Nós não nos importaremos mais se fulano ou siclano nos considera “politicamente corretos” por irmos na igreja todo domingo. Jesus se demonstrou politicamente incorreto. Os líderes religiosos de sua época acusavam-lhe por não cumprir a lei da maneira que eles, doutores da lei, cumpriam. Jesus não agiu conforme a política desses homens. Jesus optou por amar, e  fez-se amor, se fez “interpretação da lei” com seu modo de vida.
 
Creio que já passou da hora de darmos uma bela de uma pedrada nesta vitrine. Deixar o vidro se estilhaçar. Deixar os pedaços da nossa face, se estilhaçarem pelo chão. E então recolher todos os cacos, um por um... e depositar nos pés da cruz. Só assim daremos vazão para o verdadeiro cristianismo. Só assim daremos um passo em direção a uma consciência fundamentada pelo verdadeiro evangelho de Jesus: o Evangelho da Graça!
 
Glorificado seja o Nome do Senhor, que mesmo em meio a tanta mediocridade de nossa parte, segue nos amando sem reservas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário