quarta-feira, 19 de março de 2014

TEMPO DE PARAR DE PERDER TEMPO

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.
Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.
Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?
Eclesiastes – Capitulo 3
 
O ser humano vive o ditado: “ - Tempo é dinheiro!”
 
A consciência do ser humano foi contaminada pelo capitalismo. Não é à toa que muita gente, quando vai fechar um acordo de trabalho, assina um contrato baseado no valor/hora. Por isso é muito comum ouvir empresários perguntarem em determinadas situações: “ – Sabe quanto custa uma hora deste profissional?”.
 
A Palavra de Deus nos diz que existe um tempo para cada propósito na terra. O problema é que o ser humano negligência este tempo. Quantas pessoas, muitas delas cristãs, não estão com suas bundas acomodadas em suas vidas medíocres, sentadinhas de forma confortável, vendo a vida passar. O tempo escorre pelos dedos e estas pessoas estão ali, paradas, simplesmente no “deixa a vida me levar...vida leva eu”.
 
O homem é pó. Hoje está aqui, amanhã, pode estar comendo formigas. Esta é a realidade do ser humano. Não sabemos nem a hora e nem o lugar do nosso último suspiro. Quem não sabe o tempo que tem, na verdade, tem muito pouco tempo...aliás...não tem tempo algum. O tempo pertence a Deus. Ele detém em Suas mãos o eterno. Ele é o eterno.
 
A pergunta então é: hoje, na sua vida, é tempo do que?
 
Creio que a resposta deve ser discernida em oração junto à Deus. Somente Ele pode nos ajudar a discernir o tempo de nossas vidas.
 
Entretanto há uma coisa que precisamos ter consciência. Um fato: Hoje é tempo de não se perder mais tempo! Sim! Hoje é tempo de parar de negligenciar o tempo que temos. É tempo de se dar um basta na mediocridade de se gastar uma vida, dom que Deus nos deu por graça, com coisas fúteis e de valores vãos.
 
C S Lewis certa vez disse que aquilo que não é eterno, é eternamente inútil.
 
Por que então insistimos em gastar nosso tempo com coisas inúteis? Deus a todo tempo está nos chacoalhando...dizendo...acorda! ACORDA! DISPERTA TU QUE DORMES!
 
Todo tempo é tempo de glorificar o nome de Deus. Todo tempo é tempo de se render à Deus. Todo tempo é tempo de se disponibilizar a ser um agente da graça de Deus. Todo tempo é tempo de restituir a Deus a glória que lhe é devida. Todo tempo é tempo de agradecer à Deus. Todo tempo é tempo de cuidar do próximo. Todo tempo é tempo de se obedecer a Sua Palavra e zelar pelos valores do Seu Reino. Todo tempo é tempo de reconhecer a Soberania de Deus e reconhecer a nossa finitude e dependência do Pai. Todo tempo é tempo para que os filhos pródigos tomem o caminho de volta para a casa do Pai misericordioso. Todo tempo é tempo de amar. Todo tempo é tempo para andar com Jesus. Todo tempo é tempo para fazermos o nosso melhor para deixar que o Espírito Santo restaure em nós a imagem e semelhança do Pai, que um dia Ele depositou em nós. Todo tempo é tempo de crucificar nosso ego junto a cruz do calvário!
 
O tempo que nós temos é o hoje, o agora! Por isso hoje é dia de se parar de perder tempo. Por isso agora é tempo de parar de negligenciar o tempo. Deus tem em mãos o Eterno. Nós temos, por parte de Deus, um empréstimo de tempo no qual podemos chamar de “agora”. Por isso o “agora” é chamado de “presente”. Um presente que Deus nos concede. O amanhã é assunto de Deus. O futuro pertence à Ele.
 
Você já parou para pensar que os nossos “valores” estão diretamente ligados a maneira de como utilizamos o nosso tempo. No livro “O Pequeno Príncipe” há uma frase interessante: "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante". O tempo dedicado em algo nos revela o quanto este algo é importante para nós. Por exemplo: gastamos 4 horas diariamente no trânsito de São Paulo, para ir e voltar do trabalho. A gente não percebe, mas uma pesquisa recentemente mostrou que nós perdemos 1 mês no trânsito a cada ano. Isso por que valorizamos o trabalho. Afinal além das 4 horas para ir e vir, temos as 8 horas de jornadas no trabalho. Percebe como a vida vai passando e a gente não vai percebendo?
 
Se você tiver sorte: Hoje de manhã você olha seu filho brincando de carrinho no tapete da sala, na hora do almoço você está parabenizando ele pelo êxito no vestibular e no jantar você já está cantando parabéns para o aniversário de 15 anos do filho do seu filho.
 
Precisamos aprender a fazer este exercício de avaliar os nossos valores, ter o compromisso de sermos íntegros quando formos discernir como iremos usar o tempo que Deus nos confiou. Gastaremos este tempo com bebidas, mulheres, futebol, atendendo a tantos outros apetites do nosso ego, ou nos empenharemos em usar este tempo com algo nobre, que glorifique o Nome do Senhor? Talvez você esteja se perguntando: “ - o que você está querendo dizer, que eu tenha que virar um missionário no Sudão, no Haiti, é isso?”. Sinceramente o que estou querendo dizer é que talvez o Sudão, o Haiti, esteja bem perto de você: na casa ao lado, no quarto ao lado, ao lado da sua mesa de trabalho ou até mesmo no ônibus, ao seu lado. Em outras palavras, pense como C S Lewis... procure os valores eternos...deixe para trás os valores eternamente inúteis!
 
O primeiro passo? Assumir para si a responsabilidade de que hoje é tempo de não se perder mais tempo.
 
Glorificado seja o Nome Santo do Senhor pelo empréstimo de tempo que Ele nos concede: o Hoje!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário