sexta-feira, 28 de março de 2014

COLISÃO FRONTAL

Imagine uma via em linha reta. De um lado, um carro chamado “circunstância” vem acelerando em uma velocidade absurda, mais rápido que um jato. Do outro lado, um outro carro chamado “caráter” também vem em uma aceleração absurda. Então os dois carros entram em colisão. Batem um de frente com o outro. O resultado disso? ...Maturidade. Assim ouvi o Pastor Ricardo Gondim definir “Maturidade”.
 
A vida é composta por situações como estas. Vira e mexe um carro chamado “circunstância” aparece com uma velocidade absurda e insiste em colidir com o nosso carro chamado “caráter”. Num piscar de olhos, “Bum!!!”, um já se chocou com o outro. A vida é assim, cheio de eventos como estes. Na maioria das vezes nos pegam de surpresa, são eventos inesperados.
 
Quem nunca se pegou na rodovia chamada “Vida”, dirigindo o seu carrinho chamado “caráter”, quando de repente, do nada, um carrinho “câncer” aparece e bate de frente conosco?! Quantos outros carrinhos aparecem nesta rodovia!? Tem o carrinho chamado “SERASA”, que geralmente vem junto com o carrinho chamado “SPC”. Tem o carrinho chamado “desemprego”. Outro chamado “divórcio”. Aquele chamado “morte”...e por ai vai! Carrinhos com os conteúdos mais variados estão rodando por ai, na rodovia da “Vida”.
 
O fato é que somos responsáveis pelo nosso carrinho. Sim, aquele carrinho chamado caráter. E ai é necessário perguntar: quem está guiando este carrinho nas nossas vidas? Nosso ego? Outras pessoas? Ou Deus?
 
Se o volante está nas mãos do nosso ego, estamos fadados à morte, pois o coração humano é enganoso. É justamente como diz o teólogo John Stott: “O coração do problema humano é o problema do coração humano”. Com o volante nas mãos do nosso enganoso coração, corremos o risco de achar que estamos virando em uma direção correta enquanto estamos virando para uma direção de morte.
 
Entretanto, se dentro desta via o nosso carrinho for guiado mediante ao ato fé, que consiste em entregar o volante nas mãos de Deus, e confiar Nele a direção de toda e qualquer manobra, então estaremos em seguros. A segurança do cristão não está no fato dele conhecer a Deus, mas no fato de que Deus nos conhece! Por isso é necessário a fé.
 
Quando Jó estava guiando o seu carrinho chamado caráter na rodovia da vida, alguns carrinhos (talvez algumas “Carretas” seria mais apropriado aqui, pois tamanhas foram as circunstâncias que vieram à ele) colidiram de frente com o dele. O carrinho da doença, da morte, da perda de tudo...se chocaram de frente com os seus valores. Tamanha foi a maturidade de Jó, que até hoje ele é um dos exemplos bíblicos que mais exaltam a atitude de fé, integridade, temor e retidão diante de Deus.
 
Creio que a maturidade do cristão é conhecida nos conteúdos de suas orações. Quando este tipo de colisão entre caráter e circunstância acontecem, é óbvio que o primeiro ato do cristão é cair de joelhos para buscar sabedoria com Deus. Esta atitude já é uma expressão de maturidade. Quando oramos, a nossa mente varre o nosso coração em busca de palavras para que a gente possa se expressar à Deus. Quando montamos o conjunto de palavras que irão ser apresentadas diante do trono (seja por fala ou pensamento) temos diante de nós a essência dos sentimentos que habita em nossos corações. Esta essência é a soma da atitude que daremos como resposta a circunstância e a responsabilidade que temos sobre esta resposta. Em outras palavras é isto que revela o quão maduro somos. A equação que temos diante de nós fica assim: “circunstância + caráter = maturidade” ou se preferir assim...“circunstância + caráter = resposta à circunstância + responsabilidade”.
 
É claro que esta é, de certa forma, uma visão muito simplista do que é a realidade da vida. É claro que no dia a dia, viver isso é um desafio. Mas se Deus existe, então é fato de que existe um jeito certo de se viver. Sendo assim, a Palavra de Deus nos revela em Jesus quais são os valores de vida que devemos adotar quando o carrinho das circunstâncias vier bater de frente com nossas vidas. Só confiando em Deus é que estes valores serão aplicados em plenitude no nosso viver. Só assim estaremos caminhando para um estado de ser igual ao de Jesus. Só assim conseguiremos romper com a rebelião do pecado!
 
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário