domingo, 14 de julho de 2013

GAME OVER


Já parou para pensar o porque de tantas pessoas sentirem medo com relação ao livro de Apocalipse (ou Revelações)? Afinal de contas, a essência do livro de Apocalipse é nos trazer uma mensagem de medo? Aliás, a escatologia (o estudo do fim dos tempos) é um estudo para impor medo?
 
Creio que a essência do que há no livro de Apocalipse (assim como a essência do que se tem como fruto de estudos escatológicos) é muito mais a esperança do que o medo. Eu acredito que a sensação de “medo” que temos ao lidar com o assunto “Apocalipse” se faz presente, pois o homem, de certa forma, sabe que o pecado está enraizado em seu ser. E creio que isso não é uma exclusividade de quem está fora da igreja.
 
Existem crentes que se tivessem como saber a exata hora da volta de Jesus optariam por se arrepender um minuto antes do soar da trombeta. Isso me faz lembrar o episódio do Chaves, onde o Seu Madruga, não querendo pagar o aluguel ao Sr. Barriga, pede ao Chaves para que grite “Já chegou o disco voador” caso o Dono da Vila aparecesse no pátio. Ao ouvir este grito, o Sr Madruga se trancaria no banheiro para não pagar o aluguel. Pois é exatamente assim em muitas comunidades cristãs. Muito crente, se pudesse, pediria para alguém gritar “Já chegou o disco voador” quando Jesus aparecesse em sua volta, para que, recebendo este aviso, pudesse parar de pecar e se arrepender.
 
Acontece que ninguém sabe quando Jesus voltará. Porém, todos sabem que a Sua volta implica em separação. Uns viverão a eternidade no inferno e outros viverão a eternidade juntamente com o Cristo na Nova Jerusalém. Daí nasce o sentimento de “medo” com relação ao Apocalipse. Poxa, por que não o sentimento de esperança?
 
Estamos tão imersos no pecado, que a consumação do Apocalipse soa aos nossos ouvidos como “Game Over”. Entretanto os Cristãos verdadeiros, que realmente conhecem o Cristo e o significado de Seu sacrifício e ressurreição, sabem que o “Game Over” vem com um “Continue”, que ao invés de um “ponto final”, Deus acrescentará aos Seus filhos mais “dois pontinhos”, convertendo o “ponto final” em “reticências”, sinalizando que a história dos Seus Filhos serão para a eternidade.
 
Se por um lado existem pessoas que não querem aceitar o Cristo “nem que a vaca tussa”, por outro lado existem cristãos conscientes de que “bombeiros em serviço não dormem de pijama”. Se por um lado existem pessoas acomodadas em seus “egos”, achando que o apocalipse é um mero “Game Over” que traz medo, por outro existem pessoas unidas, que se fazem de Noiva, vigiando e aguardando esperançosamente o retorno do Noivo.
 
Para aqueles que acham que o Apocalipse é um mero “Game Over”, a má notícia é que eles também receberão um “Continue” que os levarão a viver a eternidade no inferno. Para aqueles que aguardam a volta do Noivo, a esperança em seus corações queima ardentemente, pois muito mais do que se livrar do inferno (que no meu ponto de vista é simplesmente uma consequência), os mesmos desejam viver contemplando em adoração a face do Noivo. Já parou para pensar nisso: se você deseja ser salvo simplesmente para se livrar do inferno ou se deseja ser salvo para ter a oportunidade de adorar à Deus face a face?
 
De fato todos seremos julgados, mas de também é fato que o sangue de Jesus nos justifica, pois fomos comprados por Ele na Cruz.
 
“Apocalipse”...esta palavra te assusta ou lhe traz esperança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário