segunda-feira, 29 de julho de 2013

CUIDADO COM O VÃO ENTRE O TREM E A PLATAFORMA

O caos das metrópoles nos consome. Locomover-se na cidade, de um bairro para outro é praticamente uma jornada. Já faz quase 2 anos que decidi abrir mão do carro e usar trem e metrô. Ainda assim encarar a grande “minhoca de metal” que se arrasta sobre os trilhos subterrâneos da cidade não é uma tarefa nada fácil. Além do transporte não comportar o fluxo excessivo nos horários de pico, “vira e mexe” algum cabo de energia é roubado, alguém se suicida ou uma simples chuva faz todo o sistema metro-ferroviário  ser paralisado. Como se não bastasse esses problemas ainda existe a falta de educação e a ignorância do povo que depende deste meio de transporte.
 
 
A linha amarela na plataforma delimita a zona de segurança. Os auto falantes avisam: “Ao embarcar ou desembarcar, cuidado com o vão entre o trem e a plataforma”. Mas este aviso na hora do rush de nada vale. O empurra-empurra é generalizado. Não importa se há idosos, crianças, ou até mesmo gestantes ou deficientes físicos. Se estiver na frente, vai ser empurrado, pois o povo quer chegar em casa. Raras são as pessoas que se importam e são educadas. Somos egoístas! Sim, e esta é apenas uma ilustração de como pensamos somente no nosso "eu".
 
 
Às vezes fico imaginando se Deus enviasse um trem para buscar a Sua Nova Jerusalém. Ele avisaria: “Gestantes, crianças, idosos e deficientes...têm prioridade”. E logo em seguida diria “Ao embarcar cuidado com o vão entre o trem e a plataforma”. E quando Jesus o maquinista olhasse pelo espelho, lá do primeiro vagão, o empurra-empurra, gente caindo no vão entre o trem e a plataforma, gestantes sendo pisoteadas e idosos sendo esmagados, talvez Ele simplesmente decidisse não levar mais ninguém, saísse do trem, e deixaria o local lentamente e ninguém iria perceber, pois todos estariam esmagando uns aos outros, pensando em si mesmos, desejando entrar no trem, ainda que se preciso fosse, o bebe fosse jogado no vão entre o trem e a plataforma.
 
 
O Reino de Deus não chegou ainda nas estações de metrô das cidades mais evoluídas (como São Paulo). Imagine no sertão do nordeste (que nem transporte digno tem)! Há muito a ser feito. Apenas faça sua parte...seja no metro, no onibus, na calçada como pedestre, na frente do volante ou do guidão de uma moto...enfim...comece fazendo sua parte...ceda o lugar...dê o lugar do seu "eu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário