quarta-feira, 14 de maio de 2014

NOSSAS VANGLÓRIAS E AQUILO QUE DEVEMOS A DEUS

Quem nunca quis ser um jogador de futebol? Quem nunca quis ser uma atriz ou modelo famosa? Quem nunca desejou as luzes dos holofotes e o som dos aplausos massageando o nosso ego? Sucesso, reconhecimento, olhares atentos para nós, não é esta a lógica do sistema em que vivemos? Não pense que isso ocorre apenas fora das igrejas. Quantos pastores desejam a fama, o reconhecimento: " - Pregador que prega como ninguém!". Gente que como todo tipo de gente. Gente que deseja inflamar o ego diante dos homens.

Isso me faz lembrar a história de um irmão que ia pregar em uma celebração de domingo. Preparou o sermão em algumas folhas de sulfite e, a caminho da igreja, colocou as mesmas no banco do passageiro (ao lado do banco do motorista) de seu chevette. Com as duas janelas abertas por causa do calor, e dirigindo de forma rápida para chegar na celebração, ele não percebeu uma rajada de vento que fez com que as folhas contendo o seu sermão voassem pela janela. Ao chegar na igreja, deu inicio à celabração dizendo: "- Amados irmãos eu escrevi todo o meu sermão em algumas folhas de sulfite e deixei elas no banco de passageiro do meu carro. Infelizmente a janela estava aberta e bateu uma rajada de vento e as folhas voaram. Sendo assim perdi o meu sermão. Peço perdão a todos os irmãos mas teremos que deixar que o Espírito Santo dirija a nossa celebração!".

Não é assim a soberba do nosso ego? Achamos que somos os melhores...inclusive com relação à Deus. Achamos que somos dignos de reconhecimento, de glórias!

Todos nós desejamos uma fatia da glória de Deus. Esta é a triste realidade que está imersa na lógica humana.

O que o ser humano não sabe é que toda Glória pertence a Deus. Toda glória humana é vanglória. E aqui vale a pena pedir uma ajuda para o velho "pai dos burros", o nosso querido aurério:

Significado de Vanglória...Presunção exagerada, muitas vezes baseada em propósitos irreais, de alguém sobre suas próprias qualidades ou aptidões pessoais - vaidade: a vanglória é o oposto da humildade. 

Em outras palavras...vanglória é a glória em vão. 

Não somos dignos de nenhuma glória. Aliás somos dignos de cumprimento de uma pena...o inferno. 

Deus nos diz qual a glória do homem:

Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:24

A glória humana só existe na cruz de Jesus, pois é na cruz que entendemos e conhecemos quem realmente Deus é. Paulo entendeu isso e compartilhou sua experiência em seus escritos...

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco. 2 Coríntios 1:12

De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus. Romanos 15:17

Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 2 Coríntios 11:30

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14

A cruz de Jesus é um paradoxo. Nela a desgraça anda de mãos dadas com a graça. O amor anda de mãos dadas com o ódio. Ao mesmo tempo que é revelado o caráter humano, Deus revela o Seu caráter. Ao mesmo tempo que há o espetáculo de horror por parte do homem, há o espetáculo de amor de Deus. De um lado o homem cometendo Deicídio (assassinando Deus) do outro Deus se entrega em favor de toda a humanidade. Glorificar-se na cruz de Jesus é também um paradoxo. Ao mesmo tempo que somos participantes de Seu sacrifício...glorificados na dimensão do perdão...somos participantes da culpa de matar Deus. É claro que uma coisa complementa a outra. Só reconhecendo que somos  seres tão maldosos, capazes de matar um Deus de amor, temos a dimensão da Graça, na Auto entrega de Deus no Calvário em nosso favor. Um ponto de vista complementa o outro. 

A glória de Deus foi roubada por nós. Já se perguntou se você não tem em mãos uma fatia desta glória? Quando nos arrependemos de nossos pecados e reconhecemos que só em Deus há vida, que dependemos Dele, restituímos a Deus a glória que lhe é devida. Isso só é possível se entendermos qual é a glória que pertence a nós, em outras palavras, só quando adquirimos uma consciencia como a de Paulo, de forma a reconhecer que nossa glória esta na cruz de Cristo, é que restituímos a Deus a glória que lhe é devida. Fora disso, toda glória é vã...vanglória.

Que Deus glorifique o seu nome em nossas vidas. Que o arrependimento seja concreto e pleno em nossos corações, para que a gente seja diminuído cada vez mais e Deus siga recebendo de volta a glória que lhe é devida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário