segunda-feira, 7 de julho de 2014

DE TODO O TEU ENTENDIMENTO


Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30
 
Certa vez um amigo me disse: “ – Saiu uma pesquisa dizendo que água é cancerígeno, pois 100% das pessoas que tiveram câncer nos últimos anos bebiam água”. Um outro me disse assim: “ – Se o primeiro biscoito do pacote de bolacha vem quebrado, então por que a fábrica não troca?”. O ser humano é capaz de construir diversas lógicas em sua mente, muitas delas ridiculamente engraçadas, outras extraordinariamente impressionantes, como gente que descobre curas para as doenças mais impressionantes. A mente humana é um mar infinito de mistério. Se digo “ – Não pense em uma barata cor de rosa!”...é bem provável que você esteja pensando neste exato momento, em uma ...”barata cor de rosa”.
 
Muitos pensadores dizem que o ato de crer em Deus é o mesmo que “emburrecer”. Por outro lado, gente como Louis Pasteur, cientista extremamente inteligente, chegou a afirmar: “ - Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."
 
Muitos de nós achamos que fé e razão não andam de mãos dadas. Mas acredito que as coisas não são bem assim. O próprio Deus, Criador de tudo e todos nos diz que o amor é a base de tudo, e que amor perfeito é só o que Ele tem por nós. Por isso Ele nos convida a amá-lo sobre tudo e todos, primeiramente, para que depois a gente ame a todos. É uma lógica coerente...só saberemos amar perfeitamente se primeiro amarmos a Deus. Só assim aprenderemos o que é o verdadeiro amor para amar ao próximo. Mas este ato de amor e fé não é cego. Deus nos convida a fazer isso de todo nosso coração, alma, forças e de todo o nosso entendimento.
 
A fé e a razão andam de mãos dadas. Fé que pensa é razão que crê. É um salto que temos que dar. Mas é um salto que damos na direção da certeza da vida eterna, com qualidade eterna. A vida é uma mescla de passos incertos e passos, supostamente, certos. O que a Palavra nos diz é que todo passo que é dado juntamente com Deus, em submissão a Ele e para a Glória Dele, é um passo certo. Certa vez um pregador disse: “ – O caminhar de um cristão com Deus consiste em dois tipos de passos: ...pé esquerdo quando pisa diz ...me perdoa...pé direito quando pisa diz...graças Lhe dou....e assim diariamente vamos conversando com Deus sobre aquilo que Ele deseja fazer juntamente conosco!”...talvez isso resuma a vida de um cristão que tenha entendido o que é caminhar com Deus amando-O com todas as suas forças, de todo o seu coração, com todo o seu entendimento.
 
Como disse John Stott...Crer é também pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário