quinta-feira, 3 de julho de 2014

CORPO DE 20 COM MENTE DE 70

Engraçado que quando pequenos, nós seres humanos, desejamos ser gente grande. Quem nunca pensou na resposta para a velha pergunta “O que vou ser quando crescer?” ou ainda, quem nunca ficou com aquela ansiedade para completar logo os 18 anos para tirar carta de motorista? O fato é que geralmente a coisa inverte mais para frente. A gente cresce e começa a perceber que ser adulto não é bem aquilo que a gente deslumbrava quando criança. Aquilo que era resposta para a pergunta “o que vou ser quando crescer?” deixa de ser uma resposta simples e carrega junto consigo uma série de coisas que jamais imaginávamos. Abacaxis para descascar, pepinos para resolver e ser “bombeiro”, “médico” ou até mesmo “jogador de futebol” (é talvez aqui eu tenha exagerado hehe) já não é um simples vislumbrar infantil: é realidade. A gente completa 18 anos e descobre que carta de motorista sem carro, não vale muita coisa, afinal de contas a gente quer é dirigir. Mas ter um carro é ter que pagar IPVA e seguro, é ter que trocar óleo, pastilhas de freios e para muitos é um carnê com parcelas vencendo no final do mês. Então no final das contas a gente percebe que bom mesmo é ser criança. Comer, brincar e dormir, ter responsabilidades bem mais brandas que os adultos, viver sem se preocupar com contas, bancos, e esta parafernália de coisas que só tiram o sono da gente.
 
Acontece que o momento de transição entre as fases infantil > adolescência > juventude > adulta > terceira idade é o que chamamos de vida. Amadurecer é o processo que todos nós teremos que passar. O mundo em que vivemos nos cobra e somos obrigados a dar respostas para o cotidiano. Não é à toa que muita gente alega matar um leão por dia, que a vida é uma luta diária. Quem nunca desejou ter um corpo de 20 anos com uma mente de 70 anos para lidar com tudo isso? Um corpo novo com uma mente madura? Talvez assim estaríamos mais preparados para enfrentar tantas contingências! Com certeza seriamos mais medíocres e soberbos, com certeza magoaríamos menos pessoas e acertaríamos mais em nossas decisões, perdoaríamos mais e pediríamos mais perdão, amaríamos mais e não nos importaríamos com coisas tão supérfluas, daríamos mais valores as pessoas do que as coisas e, enfim, com certeza este mundo seria melhor.
 
Amadurecer é o processo de expandir a consciência com aquilo que vivenciamos. Quando leio os ensinamentos de Jesus, as vezes tenho a sensação de que os valores ensinados por Ele nos implica em algo similar a isso: a nos convidar a expandir a consciência agora e já, para que abracemos os valores que Deus, nosso “fabricante”, sabe que são essenciais para uma vida digna e correta. Aqui você pode dizer: “ - mas dignidade e ser correto é muito relativo! Varia de acordo com o ponto de vista de cada um!”. O fato é que Deus nos dá um parâmetro indiscutível: O Próprio Jesus. Nele vemos os valores do Reino de Deus aplicados na vida humana em plenitude. É o Próprio Deus em pele e osso, com rosto humano, o rosto de Jesus, nos ensinando a ser gente como gente deve ser. Nisto consiste o processo de santificação, sermos santos iguais a Jesus.
 
O Pai nos convida a experimentar hoje esses valores. Não espere ficar com 70 anos para dizer...queria ter a mente que tenho hoje quando tinha 20 anos. Olhe para Jesus, Ele nos ensina com Sua vida o modo certo de viver. É claro que iremos aprender com os erros das nossas vidas, mas se tomarmos a atitude de caminhar com Jesus, tentando ao máximo viver como Ele viveu, com certeza nossa jornada aqui será muito mais linda e com certeza agregaremos muito mais em amor e bondade com todos ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário