quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O INVENTOR DA MÁQUINA DO TEMPO

Rubem Alves relata em seu livro “Lições do Velho Professor” relatou...

“...recebi um e-mail em inglês: uma mulher... Desculpava-se pelo inglês. Era uma emigrante egípcia. Entendia bem o português, lia os meus livros e gostava deles. Escrevia-me para me dizer que, no meu livro para as minhas netas, eu usara uma palavra que a apunhalara...

Uma única palavra com o poder de apunhalar! Que palavra poderosa poderia ter sido essa?

"Fui apunhalada pelo guarda-comida", ela disse. "Eu havia me esquecido de que essa palavra existia. O tempo a mergulhara no esquecimento. Mas, quando a li, o meu passado voltou. Instantaneamente, me vi menina de seis anos na cozinha da minha casa no Cairo, sessenta anos antes. Lá havia um guarda-comida."  E ela disse o nome em francês: garde-manger . "A palavra anulou o espaço: atravessei o Atlântico... A palavra anulou o tempo: o passado ficou presente, ressuscitou do esquecimento..."

Ele finaliza o relato dizendo...

“Aprendi então que máquinas do tempo existem. Elas se chamam ‘palavras’.“

 
Quando li este texto de Rubem Alves me lembrei das palavras do evangelista João:
 
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.” João 1:1-2
 
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
João 1:14
 
Pensei: As Escrituras Sagradas são palavras inspiradas por Deus. Palavras inspiradas pelo Espírito Santo. Deus é a própria palavra. Ele vive acima do tempo. Para Ele o tempo não é uma “prisão”. Ele é Deus, sendo assim é Deus também sobre o tempo. Ele criou o tempo. Sua Palavra desliza sobre o tempo. Ele desliza sobre o tempo. Sua Palavra Vive. Ela permaneceu desde o antes de tudo e segue viva hoje. Viverá sempre. Pois a Palavra do Senhor do Tempo se faz Máquina do Tempo. Deus se faz máquina do tempo. Transporta a mensagem de reconciliação de Deus a todos nós rompendo o tempo e o espaço. Traz para os dias de hoje o clamor de Jesus Cristo na cruz do calvário que diz: “Pai, perdoa-os pois eles não sabem o que fazem!”. Escancara diante de nós o convite para vivermos os valores do Reino de Deus.
 
A Palavra é Deus. Deus é Amor. O Amor Sonha. O Amor tem Esperança. Talvez João poderia ter dito...
 
“No princípio era o Sonho....e o Sonho se fez carne”...ou “No princípio era a Esperança...e a Esperança se fez carne”...
 
Heresia!? Creio de coração que não...
 
Pois Deus tinha um sonho: relacionar-se com um ser humano à Sua Imagem e Semelhança...mas num primeiro momento este sonho não se concretizou...o homem lhe virou as costas.
 
Mas Deus tinha esperança (não se desesperou com o nosso ato) de que seu sonho se tornaria realidade. E o sonho e a esperança de Deus se concretizaram na Vida, Morte e Ressurreição de Jesus de Nazaré, o Messias. Nele o sonho de Deus se concretizou. Nele a esperança de Deus se tornou realidade. O Sonho e a Esperança estão conectadas no Amor. O Amor é Deus. Ele é o Verbo. Ele se fez carne. Ele inventou a Máquina do Tempo. Ele se fez “Máquina do Tempo” para que todos nós possamos ser adotados como filhos através do Santo Sangue de Jesus Cristo. Ele se fez Máquina do Tempo para nos resgatar, para se reconciliar conosco.
 
Concordo com Rubem Alves...Máquinas do Tempo existem...mas penso um pouco além...a verdadeira Máquina do Tempo é a Palavra de Deus, pois é a única que tem o poder de nos arrebatar, para fora do tempo, para fora deste espaço, para dentro dos átrios do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário