segunda-feira, 30 de setembro de 2013

GRAÇA: TUDO A VER COM QUEM DEUS É, APESAR DE QUEM NÓS SOMOS

 Compaixão, misericórdia,  perdão ...GRAÇA! Tem tudo a ver com Quem Deus é, apesar de sermos o que somos! Não existe mérito algum em nós, humanos. Somos merecedores do inferno. Se Deus mandasse eu, minha família, meus amigos, inimigos...todos para o inferno, Ele estaria sendo justo. Nenhuma mancha sujaria o Seu caráter. Todos pecamos, todos somos praticantes do mal. E apesar disso, Deus nos busca como pérolas de grande preço. Faz isso por que é Amor. Faz isso por que ama, simplesmente ama. Ama “apesar de”! Pois se tivessem “pesares” não seria amor.

 

Então você se levanta e diz: Deus ama igualmente Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Nelson Mandela, assim como ama Hitler, George W. Bush e Muamar Kadafi? Sim, eu creio! A resposta pode parecer injusta aos pensamentos humanos. Soa estranha aos nossos ouvidos. Mas como disse Deus é Amor. Nisto consiste o Seu Caráter. Nisto consiste Sua Identidade.

 

É complicado imaginar Jesus, o próprio Deus, sentado em uma mesa, tomando café da tarde, com Adolph Hitler. Assim como é difícil imaginar Jesus indo ao Mc Donalds comer um Número 1 com Osama Bin Laden. O problema é que confundimos Amar com Gostar. E nisto consiste aquilo que creio. Jesus amava estas pessoas apesar de não aprovar os atos delas. Ele faz o mesmo conosco. Nos ama apesar de sermos quem somos. É por isso que a Graça de Deus não parte do mérito. É por isso que a salvação de Deus se baseia em Quem Ele é, pois só Ele é. Nós não somos. Só Deus pode dizer: “Eu Sou!”

 

Você pode considerar tudo isso que eu to falando como “Groselha”. Até entendo, pois como é difícil para o ser humano derrubar o seu próprio ego. Ele é um gigante dentro de nós. Todos nós temos um Golias a enfrentar: nós mesmos. Nós nos achamos bons o bastante! Somos legais. Somos educados, agradáveis e temos nossa ética, moral e sabedoria. Como é difícil mirarmos nossa “funda” na testa do nosso gigante ego e cravarmos uma pedra bem no meio da testa do nosso eu. Como é difícil crucificarmos o nosso eu! Como a gente se sabota!

 

Você já parou para pensar como nós somos mentirosos? É nossa natureza. Nós, infelizmente somos mentirosos por essência. A mentira envenena nossa alma. Nós, constantemente, mentimos para nós mesmos. Mentimos criando uma lógica de mérito, criando lógicas para amenizar nosso pecado, para justificar nossos erros e para dar vazão ao nosso eu. Quando acreditamos em uma mentira, seja lá qual for, deixamos de dar lugar ao que Deus tem para nós!

 

Imagine se Davi tivesse dado ouvidos às mentiras de seus irmãos. Jamais ele teria derrotado Golias. É a mesma batalha que vive em nós. Quando damos um passo para assumir o Davi dentro de nós, aquele que irá encarar o Golias que vive em nosso “eu”, o nosso próprio ego, nós ouvimos diversas mentiras, contadas por nós mesmos, de que não somos capazes de derrotar o gigante. Já parou para pensar como damos ouvidos a nossas próprias mentiras? Achamos que se convivermos com ela, um dia elas se tornarão verdades! Pura idiotice. A nossa postura como cristãos tem de ser outra!

 

Certo dia, em terra distante, organizou-se uma corrida de rãs.

A meta era o cimo de uma torre.

Muitas acorreram para ver a anunciada prova e fizeram-se apostas.

Pouco faltava para se dar início à corrida.

Grande parte da assistência não acreditava que alguma das rãs inscritas pudesse chegar ao cimo da torre.

Ouvia-se: " É impossível !!! Nunca conseguirão !!! "

Perante tão maus estímulos as rãs corredoras, resignadamente, resolveram nem sequer iniciar a prova.

Salvo uma. Uma que, obstinadamente, prosseguia a escalada.

E, rãs incrédulas, continuavam: "É impossível!!! É impossível !!! Vais morrer !!!"

Depois de enorme esforço, a solitária atleta chegou ao fim.

Então, todas as rãs, se renderam ao feito da vencedora.

Depois quiseram saber como ela tinha conseguido tal façanha.

Acercaram-se dela e perguntaram-lhe qual era o segredo.

Por mais que gritassem, a rã vencedora não respondia.

Apenas dizia: "O quê !!!" "O quê !!!"

ERA SURDA.

 

Temos de nos tornarmos surdos para o nosso ego. Só assim poderemos assumir a postura para concordar com Deus. Como disse Sandra Querin, para concordar com Deus temos que estar dispostos a admitir que estamos errados. E só podemos aprender a concordar com Deus se pararmos de acreditar nas mentiras do nosso ego. Para isso, temos que nos lembrarmos sempre de que o calvário nos dá o poder do sangue, o túmulo vazio nos dá a autoridade de andar neste poder. E isso tem tudo a ver com Quem Deus é e nada a ver com quem nós somos. Tem a ver com Quem Deus É apesar de quem nós somos.

 

Deus quer nossa obediência mais do que nosso sacrifício, serviço ou dom. Procura gente que viva consciente de que só o sangue de Jesus nos liberta e nos ajuda a andar em obediência aos valores de Seu Reino. Ao viver assim, a obediência nasce por respeito e temor, não por medo à Deus. Quando temos um respeito saudável por Deus, somos provocados a fazer coisas surpreendentes para a honra e Glória Dele. É por isso que não podemos ter confiança, simplesmente, em quem nós somos em Deus, mas muito mais em Quem Deus é em nós. Devemos simplesmente confiar em Deus o suficiente para deixa-lo derrubar os temores que nos impedem de prosseguir.

 

Talvez, vivendo assim, você descubra que muito mais importante do que qual o lugar onde você está caminhando é com Quem você está caminhando, por que o caminho não é um lugar...é uma Pessoa! Uma Pessoa que tem todo o poder, mas move este poder por meio do Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário