quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DUAS ÁRVORES AINDA REAIS EM NOSSAS VIDAS

...Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:17
 
De um lado a árvore da vida, o próprio Deus, do outro a árvore do conhecimento do bem e do mal. Muita gente acha que estas árvores estão plantadas em Gênesis, e que as mesmas são uma realidade passada, na qual apenas Adão e Eva tiveram que lidar. Talvez por pensarem assim, muitas pessoas se perguntam: “Ora, se foram Adão e Eva quem comeram da Árvore do conhecimento do bem e do mal, e nisto consistia o pecado original, por que eu sou considerado pecador, se não fui eu quem comi?”
 
O fato é que bem diante de nós, constantemente, a árvore da vida e a árvore da morte, ou se preferir, a árvore do conhecimento do bem e do mal, se encontram plantadas com seus frutos à mostra. Escolher comer o fruto de uma ou de outra não foi uma exclusividade de Adão e Eva. É uma realidade atual, diária e constante. Está escancarada bem diante da nossa consciência. E assim como no Éden, a serpente induziu Eva a comer do fruto proibido, ainda hoje ela o faz. O problema é que não temos só a serpente nos induzindo a dar uma gigantesca mordida no fruto da árvore que provê o conhecimento do bem e do mal. Temos o nosso ego em paralelo nos induzindo às mesmas sugestões da serpente.
 
Escolher entre a árvore da vida e a árvore da morte é a luta da consciência humana em decidir se a governança de sua alma será confiada à Deus, que é a própria Árvore da Vida, ou ao nosso ego. Escolher o nosso ego como governante de nossa alma é o mesmo que colocar o nosso “eu” como deus de nossas próprias vidas. Aqui mora o pecado original. Mas não um pecado original adormecido em Gênesis Capítulo 3 e sim um pecado original que se enraiza dentro do nosso ser. A luta do cristão contra o mesmo é diária. A realidade se concretiza diante de nós: Escolher Deus para governar o nosso ser ou governarmos o nosso “eu” por conta própria.
 
Quando Deus governa o nosso ser, o Amor depositado por Ele em nossas alma vira o combustível que move nossas atitudes. O resultado disso é escancarado na vida de Jesus, o Cristo de Deus. Jesus, um ser 100% homem e 100% Deus. E diante da face 100% humana, Ele escancarava a exata imagem e semelhança do Deus criador. Por isso Ele é Santo. Por isso Ele anda vive. Por que Nele não havia pecado algum. Nele havia os nossos pecados.
 
Quando damos vazão ao nosso próprio “eu” para governar nosso ser, o amor que motiva as nossas atitudes é distorcido. Neste sentido, passamos a amar de forma errada. Amamos partindo do nosso ego orgulhoso. Aqui se faz presente o pecado. Motivado pelo amor narcisista e corrompido, que só pensa em si mesmo, nossas atitudes, pensamentos e omissões trazem como consequência o pecado: roubamos, matamos, adulteramos...enfim, agimos de forma errada... para satisfazer o nosso ego, pois nos amamos tanto que queremos aquilo de qualquer jeito.
 
Comer da Árvore da vida é se alimentar do Amor em sua verdadeira essência. O Amor explícito nas atitudes do Cristo. Comer da Árvore do conhecimento do bem e do mal é se alimentar de morte, de um amor por si próprio, um amor que dá as costas à Deus, um amor que é iludido e alicerçado na desconfiança de que se pode viver, ter vida, sem Deus. Este é o amor que cria os seus próprios mandamentos e vive uma lei própria. Amor que, de tão corrompido, cega, ensurdece e emudece o homem no pecado, tornando a consciência do mesmo anestesiada e deixando-o indiferente aos valores do Reino de Deus.
 
A rotina da vida nos cobra constantemente: mentir ou falar a verdade? matar ou gerar vida? roubar ou pedir? amar ou odiar? Deus no controle ou eu? minha lei ou a lei de Deus? A árvore da morte ou a Árvore da Vida?
 
A situação em que Adão e Eva se encontravam no Éden, diante do pedido do Pai em escolher nunca comer da árvore da morte, é a mesma que temos hoje. Pensar que esta situação ficou “estacionada” em Gênesis 3 e que simplesmente vivemos a consequência das atitudes de Adão e Eva em optarem por comer da árvore da morte é viver em constante perigo, pois esta árvore ainda está diante de nós. Não reconhecer a possibilidade de se estar continuando à comer dos frutos desta árvore é seguir em caminho de morte eterna. Jesus nos dá o escape. Ele é a Videira. Ele é a Árvore da Vida plantada no Monte Calvário. Nele está o alimento que dá vida eterna. Por isso que celebramos o Seu Corpo e Sangue. Por que Nele somos reconciliados com Deus. Por que Ele é o caminho de volta para casa.
 
Que o Senhor nos abençoe em Sua abundante Graça nos concedendo a oportunidade de seguirmos nos alimentando da Árvore da Vida, Jesus, o Seu Santo Cristo!

Um comentário:

  1. Agradeço a deus por existir pessoas com tanto conhecimento Deus te abençõe grandemente

    ResponderExcluir