quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O VERDADEIRO EXORCISMO

Um dos maiores clássicos do cinema, em termos de filme de terror, é O Exorcista lançado em 1973. Cusparadas, vozes distorcidas, vômitos, levitações e a famosa e clássica cena da cabeça da menina (que estava possuída pelo demônio) girando em 360 graus, impressionou a todos que assistiram ao filme. Engraçado que muita gente (inclusive eu) talvez tenha assumido as cenas deste filme como referência para identificar uma pessoa possuída por um demônio.  De fato, pessoas possuídas por demônios também podem agir assim. Entretanto essa visão distorce um pouco a imagem real de pessoas que podem estar sobre um espírito demoníaco. Nem toda pessoa possuída por demônio, estrebucha, têm voz distorcida, e muito menos fica vomitando e cuspindo.
 
Pessoas sob espírito demoníaco são muito mais comuns do que imaginamos. São pessoas que agem visando unicamente seus interesses. Têm olhos apenas para si mesmo. São egos absolutos, assim como o de Lúcifer. O Ego do ser humano é um espírito demoníaco. Faz acreditarmos que somos donos de nossos próprios narizes, que tudo e todos estão ao nosso redor para atender as nossas vontades.
 
Ao olharmos para o relato de nossa queda, em Gênesis 3, vemos que a serpente não fez uma proposta para que virássemos “exatamente” seus servos. O convite não foi “Deixe de ser imagem e semelhança de Deus e se tornem minha imagem e semelhança”, o convite foi “Deixe de ser imagem e semelhança de Deus e seja qualquer outra imagem e semelhança que desejar, crie uma para si mesmo”. Imagino a serpente dizendo “nem precisa me seguir, siga qualquer outra coisa que não seja Deus”.
 
Ser semelhante ao demônio não é ser, necessariamente, obediente à ele. Para ele isso é o de menos. O objetivo dele não é que a gente se submeta a ele, para ele, o objetivo maior é que você não se submeta à Deus. Ele quer que você queira ser singular, que você queira ser único, dono do seu nariz, que viva com o seu próprio julgo, que você seja deus de si mesmo, assim como ele, Lúcifer, desejou ser. Ele não está preocupado que você seja obediente a ele. Ele simplesmente quer que você seja desarmônico com Deus, independente Dele.
 
Para o homem, buscar uma imagem e semelhança que não seja a imagem e semelhança de Deus é “demonizar-se”, é tornar-se uma besta, é estar possuído pelo “eu”, é ser o seu próprio diabo. E somos craques em fazer isso. Somos excelentes em criarmos nossas próprias imagens e semelhanças, afinal temos o nosso próprio julgo.
 
Culpa do diabo? Não creio!
 
Há quem diga que no Éden, após a queda, Deus perguntou quem tinha comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e o homem apontou o dedo para a mulher, que apontou o dedo para a serpente...e a serpente que não tinha dedo ficou com a culpa. Engraçado não!? Ver como o homem insiste em colocar a culpa no diabo. Ele é culpado dos crimes dele. Mas nós temos nossa culpa, própria culpa.
 
Os nossos pecados são nossos. Somos culpados por nossos pecados, não o diabo. É claro que não sou bobo de achar que o diabo é bonzinho, não é isso. Ele é mau, o mau absoluto. Tenho consciência disso. Mas acho que Lúcifer, aquele que se tornou demônio, é muito mais um fator multiplicador (exponencial) de nossa maldade do que o causador dos nossos pecados. Em outras palavras, pecamos por que somos pecadores, e o diabo ama isso, então nos auxilia neste processo. Em outras palavras, quando pensamos “Se eu tivesse um taco de baseball, eu dava na cada dela!”, logo o diabo lhe apresentará o taco em suas mãos.
 
O diabo simplesmente deseja que a gente viva de qualquer jeito, da maneira que você quisermos. Ele deseja que sejamos escravos de nosso ego, pois dele, do nosso ego, é que nascem todos os pecados. Por isso, para o demônio, afirmar o nosso “eu” como o valor mais absoluto da realidade, é muito mais interessante que estarmos sujeitos à ele. Ele sabe que se isso acontecer, se estivermos escravizados por nosso ego, nós nos entregaremos ao nossos próprios apetites, e passaremos a ver o mundo todo como se o mesmo estivesse ao nosso serviço, cobrando de tudo e de todos a nossa satisfação.
 
Autônomo, singular, especial, dono do próprio nariz, autossuficiente, não cabe dentro do ser humano. Só Deus possui estas características. Só Ele é dono de si mesmo, auto determinado...Único!
 
Interessante (e mortal)...durante um bom período da minha vida, na juventude, acreditei no discurso “que tenho eu a ver com o desentendimento entre Deus e o demônio, nesta briga sou neutro e viverei conforme minha consciência”. Mal sabia eu que viver pensando desta maneira estava, na verdade, vivendo de acordo com a vontade do demônio.
 
A realidade diante de nós é uma: Ou você é imagem e semelhança de Deus ou do diabo...não existe neutralidade....se você buscar o seu eu...será aliado do demônio, pois para o diabo só interessa a morte, e tudo fora de Deus é morte, pois só Ele é a vida.
 
É por isso que Jesus nos convida: “Quem quer vir após mim....NEGUE-SE A SI MESMO...retorne a vontade do Pai!”
 
Este é o verdadeiro exorcismo...negar a si mesmo, crucificar-se junto à Jesus o Cristo....é esta atitude que, de glória em glória, exorciza o demoníaco ego que vive em nós e restaura em nós a imagem e semelhança de Deus...imagem e semelhança segundo o Seu Filho Unigênito, pois Nele habitava um ego crucificado, totalmente submisso ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário