segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O SENHOR DO TEMPO

“Deus criou o tempo...e o homem criou a pressa”. Certa vez ouvi Martin Valverde dizer essa reflexão para milhares de pessoas enquanto louvava em um encontro cristão. Já parou para pensar nisso? Deus nos criou para viver o hoje, mas o ser humano, em sua inquietude, da muito mais valor ao amanhã do que ao presente. Vive desenfreadamente o futuro, enquanto o presente escorrega entre os dedos. Pior é saber que geralmente, diria que em 99% das vezes, esta inquietação está atrelada ao dinheiro. Somos seres ambiciosos. Queremos ganhar a vida. Entretanto o parâmetro “ganhar a vida” que nós temos é deturpado pela cultura onde achamos que o “ter” é mais importante que o “ser”.

 

Já parou para pensar e analisar a quantidade e qualidade de tempo que nós passamos no trabalho, no trânsito e em casa? Queremos tanto ganhar a vida que já não nos importamos mais com isso, afinal a carreira, a promoção, o “ter” é muito mais importante que uma boa partida de futebol de botão com o filho no chão da sala!

 

Quanto tempo faz que você não rola no tapete com seu filho ou sua filha em meio às gargalhadas e abraços? E aquela piscina que você trabalhou tanto para pagar? Você já nadou nela? E a churrasqueira, que na hora de comprar o apartamento era um diferencial, já fez a diferença? Já queimou uma carne com os seus familiares lá? E o carro, que era tão sonhado, tem dado carona para o irmão da igreja depois do culto, ou o adesivo “propriedade exclusiva de Deus” é só para irmãos verem?  Quando foi a ultima vez que você dormiu o suficiente que seu corpo precisava para descansar? Quando foi a ultima vez que você tirou férias? Quando foi a última vez que você se assentou a mesa com sua família e conversou sobre o dia a dia de cada um enquanto saboreava a macarronada com guaraná? Quando foi a última vez que você sentou para ouvir o seu filho? Para assistir com ele uma partida do campeonato brasileiro de futebol? Quando foi a ultima vez que você ouviu como foi o dia de sua esposa? E o principal: quando foi a última vez que você dedicou uma hora....uma horinha...exclusiva para estar com Deus?

 

A gente trabalha para “ter”...e neste meio tempo esquecemos de “ser”! A alma vai se perdendo e vamos nos iludindo achando que estamos ganhando a vida. Neste processo vamos enxergando muito mais valores nas coisas do que nas pessoas. E ai esquecemos que o nosso viver é um culto à Deus. Que o churrasco com os amigos, a brincadeira na sala de estar com o filho, a partida de futebol com os irmãos, a pizza só sábado a noite e todas as demais situações que vivemos devem ser feitas conscientes que Jesus deseja que celebremos a vida através dos valores de Seu Reino, ou se preferir, que tudo isso deve ser feito para honra e glória do Senhor.

 

O homem pode ter anseios sim, mas jamais pode deixar que estes anseios sobreponham o principal desejo que todo ser humano deve ter: viver uma vida segundo os valores de Deus. Se este desejo se extinguir de nossos corações, o processo de perda da alma se inicia e a ilusão de se querer ganhar o mundo nos cega, ensurdece e anestesia a nossa consciência, em outras palavras, damos espaço ao pecado.

 

O que é ganhar a vida para você? Aonde estão as suas orações? O que elas revelam? Já parou para pensar que suas orações revelam os desejos de seu coração?

 

Estamos alheio ao tempo, Deus nos criou assim. Mas estarmos alheios à pressa, é uma escolha! Não sabemos quanto tempo de vida temos. Não saber isso é o mesmo que não ter tempo algum. Quem não tem tempo algum não tem sequer pouco tempo. Enquanto você lê isso o que escrevo aqui, pode achar que está perdendo seu tempo. Mas não, o tempo que nos resta nem nosso é...pois pertence à Deus.

 

A fatia de tempo que Deus nos concede, chamada vida, é curta, um vapor que num piscar de olhos se dissipa. É incrível como gastamos ele com coisas banais. O homem perde a saúde (e tempo) trabalhando como um louco para ganhar dinheiro. Então, depois de muito trabalhar, gasta todo o dinheiro que ganhou para recuperar a saúde. A saúde, pode até recuperar, mas o tempo...esse não é mais possível.

 

Trabalhar é bom, mas jamais será o propósito da vida do ser humano. A plenitude do ser humano está em Deus, na face de Jesus Cristo. Esta face nós vemos no olhar dos nossos próximos. Filhos, esposas, pais, amigos! Por isso que a vida é um culto à Deus, por que Ele está ao nosso redor sempre, num sorriso, num olhar, num toque de humanos que interagem com a gente. Por isso há quem diga que toda celebração que ocorre no domingo à noite deveria ser finalizada com um “Que a Graça e o Amor de Deus acompanhem à todos...Bom Culto!”.

Dentro deste contexto, me lembro de uma história que certa vez ouvi:
 
Certa vez, um pai chegou em casa superestressado e ligou a televisão para assistir ao telejornal. O filho se aproximou sorridente:
- Pai, vamos brincar?
 O pai respondeu irritado:
- Meu filho, você não está vendo que estou muito ocupado? Vá brincar com seus irmãos que depois a gente conversa.
 O menino saiu, chateado, mas logo em seguida voltou de novo e perguntou:
- Pai, quanto você ganha por hora de trabalho?
 E o pai, irritado, disse:
- Você não está vendo que estou ocupado? Vá falar com sua mãe, já lhe disse que estou ocupado, saia daqui.
 Alguns minutos depois o garoto tentou chamar a atenção do pai novamente:
- Pai, quanto é que você ganha por hora de trabalho?
 O pai não aguentou e explodiu:
- Você é muito mal-educado! Você não percebe que estou ocupado! Vá já para seu quarto.
 O garoto argumentou:
- Mas, pai, eu ainda nem jantei!
- Não quero nem saber! Vá para seu quarto agora e não saia de lá.
 Assustado, o garoto foi para o quarto com fome, sem entender o que estava ocorrendo.
 Terminado o telejornal, o pai se deu conta da bobagem que fizera. Caiu na real e foi chamar o garoto para jantar. Quando abriu a porta, viu que o filho dormia. A consciência pesou. Acordou o menino, que levantou sobressaltado:
- Não, pai, não me bata, desculpe ter atrapalhado seu programa, prometo que isso nunca mais vai acontecer, por favor, não me bata!
 Naquele instante, o coração do pai se apertou, e ele disse:
- Não, filho, desculpe o papai, vamos jantar. Depois a gente vai brincar e eu quero que você me conte como foi seu dia.
 O menino, percebendo a mudança de tom, aproveitou para perguntar de novo:
- Pai, quanto é que você ganha por hora de trabalho?
 O homem parou, pensou e respondeu:
- Ganho mais ou menos 5 reais.
 E o menino pediu:
- Pai, dá para você me emprestar 2 reais?
 O pai, sentindo-se culpado, pegou duas moedas de 1 real e deu ao menino, que então tirou do bolso do calção 3 reais, juntou-as e disse:
- Pai, aqui tem 5 reais. Você me vende uma hora de seu trabalho para a gente brincar?


Trabalhe! Compre a casa com piscina, mas nade com seus filhos! Compre o carro, mas de carona! Construa a churrasqueira, mas queime a carne com os amigos! Dê a bola ao seu filho, mas vá no quintal soar a camisa com ele. Compre o patins para a sua filha, mas vá com ela ao parque para ensina-la a andar. O “ter” não é ruim se ele não estiver acima do “ser”. O “ter” serve para ajudarmos a “ser”. Mas isso não é determinante. É possível “ser” sem “ter”. Sendo assim pergunte-se sempre...será que estou ganhando o mundo e perdendo a alma? Pressa, ansiedade, inquietações...são sintomas do quanto estamos preocupados com coisas que deveriam estar confiadas nas mãos de Deus?
 
 
 
Eu busco tempo para tantas coisas
São tantos planos para pouco tempo
E em meio a tudo o que exige tempo
Eu já não tenho tempo pra falar com Deus
Eu me disponho para o trabalho
E sem notar eu perco o horário
Só resta tempo pra fechar a porta
Pra tudo o que na realidade importa
Não tenho tempo para descansar
Rever amigos e conversar
Já não consigo me assentar a mesa
E alimentar o que a alma almeja
E quando eu quero viver o tempo,
Tal fumaça some num momento
E antes que tudo perdido esteja
E antes que tarde de mais eu perceba que...
Ganhei o mundo, perdendo a alma
Tentei de tudo, me vi sem calma
Busquei tão longe, quando tão perto
Teria tudo do jeito certo
Vem ser o senhor deste mundo
Vem ser o Senhor da minha vida
Em todo tempo Deus
Em todo tempo Deus
 
No fundo todos nós sabemos o quanto temos corrido atrás de coisas fúteis. Sabemos que estamos correndo atrás das ilusões criadas por Mamón, o deus dinheiro, e o quanto deixamos pessoas queridas e amadas para trás por conta disso. Quando vem a morte de um ente querido, a consciência nos cobra, e então vem a sensação: eu deveria ter dado mais valor! O problema é que a morte pode ser um divórcio, um filho nas drogas, uma filha na prostituição...e por ai vai!
 
Deus nos fez seres em uma dimensão de “tempo” não em uma dimensão de “pressa”. Deus nos fez para “ser” e não para “ter”. Ele é o Senhor do Tempo. Nele temos vida. Nele ganhamos a vida. Nele celebramos vida, VIDA ETERNA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário