segunda-feira, 4 de novembro de 2013

VALE MESMO À PENA DISCUTIR SE A SERPENTE FALOU?

Sinceramente não sei se é pior ver gente como Richard Dawkins, dizendo que Deus é um delírio, debochando do fato da Bíblia relatar que o homem conversava com uma serpente “que falava” ou crente tentando achar pedaços da arca de Noé. Discussões deste tipo não levam a nada. Buscar dados, evidências, para mostrar se Deus existe ou não é alimentar uma disputa entre ateus ou crentes. A partir daí o assunto deixa de ser algo que agregue vida e passa ser uma disputa entre homens. No final das contas, Deus fica de lado e os esforços são empenhados simplesmente para saber quem está certo.
 
Alguém já disse: Uma hora aparece um ateu com excelente argumento que Deus não existe. Tempos depois aparece um excelente cristão com um argumento de que Deus existe. E de argumentos em argumentos os homens seguem em uma discussão onde o que mais vale é o ego massageado pelos aplausos de seus apreciadores (que são ignorantes pois não percebem que pessoas assim agem como se a discussão fosse maior que o próprio Deus).
 
Creio que para o ser humano, muito mais que este tipo de discussão, interessa explicar por que somos assim? Por que somos seres tendenciosamente maus?
 
Ora se somos, mentirosos, ladrões, assassinos...chegando a ter em nosso meio, humanidade... pedófilos, estupradores, traficantes...será que realmente a discussão real é se a serpente fala ou não? Se a voz dela era parecida com a do Silvio Santos ou com a do Faustão?
 
Como cristão, sei que a bíblia é um livro que deve ser lido mediante a premissa da Fé. Ele não foi escrito para provar a existência de Deus. Foi escrito para que pessoas lessem sabendo que Deus existe. É um livro que carece de hermenêutica, ou se preferir, chave de interpretação, que sempre será Jesus, o Messias prometido. É um livro que deve ser lido juntamente com o Espírito Santo, pois Ele nos dá sabedoria para encontrar o próprio Deus. É o Espírito Santo que nos dá o “feeling” para interpretar a Palavra. Ele nos diz...”isso é literal”....”isso é poesia”...e de glória em glória vamos conhecendo à Deus.
 
Ao conhecer à Deus, conhecemos à nós mesmos. Então entenderemos por que há maldade em nós. Então entenderemos por que Jesus veio se doar para nos salvar. Discutir a Palavra fora disso é o mesmo que usar um livro de culinária como um guia prático para construir computadores.
 
Creio que a igreja precisa muito mais de pessoas que estejam dispostas a usar a Palavra de Deus em processos que gerem vida do que para ficar contra argumentando a provocações de ateus para provar se a serpente falava ou não. Creio que a igreja precisa de gente comprometida que pegue em uma das mãos a Palavra de Deus e na outra o jornal do dia, e que anuncie a todos que não precisamos viver uma vida desigual imersa na injustiça. Gente que deixe a discussão inútil de lado e esteja disposta a anunciar Jesus Cristo como o escape da humanidade para a situação na qual nos encontramos hoje.
 
A sociedade precisa de que tipo de resposta: se a serpente falou ou não falou....ou se há um jeito certo, mais justo, de se viver e onde encontramos a referência para se viver este jeito certo?
 
É claro que a humanidade precisa muito mais de respostas para a segunda pergunta: se há um jeito certo, mais justo, de se viver e onde encontramos a referência para se viver este jeito certo?
 
A Palavra nos diz que a resposta é...sim...há um jeito certo e mais justo de se viver, e Jesus nos revela em Sua Própria Vida a referência de como isso é possível!
 
Quando você se deparar com discussões como as de Richard Dawkins, declare como sabiamente declarou John Wesley... “tragam-me um verme que possa entender um homem e eu lhes mostrarei um homem que possa entender o Deus Trino”...pensamento que vive nas entrelinhas das palavras de Jesus...
 
"Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve." ...Lucas 10:21
 
Quem não acredita em Deus corre o risco de acreditar em si mesmo! Aliás este é o mau da humanidade, acreditar que é capaz de ser deus de si mesmo e roubar de Deus a prerrogativa de exercer o Senhorio sobre tudo e todos. Por roubarmos a prerrogativa de Deus, em decidir o certo e o errado, nos tornamos, ladrões, assassinos, corruptos, estupradores, pedófilos...e por ai vai! Aqui nasce a busca pelas perguntas certas, as que realmente interessam! Pois só este tipo de pergunta explica o que éramos e o que nos tornamos, para que, ai sim, encontremos o Caminho, Cristo Jesus, para o que podemos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário