quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MEU MALVADO FAVORITO

Meu Malvado Favorito é um filme de 2010 (no qual gosto muito) que conta a história de um vilão chamado Gru que vive escondido em uma vizinhança pacata de subúrbio. Ele planeja praticar o maior roubo da história da humanidade: surrupiar a Lua. Para isso, ele conta com a ajuda de um exército de criaturinhas amarelas, os Mínions. O problema é que, durante o processo de execução de seu plano, ele encontra em seu caminho três garotas órfãs que enxergam nele, Gru, um papai. Estas três meninas vão mudando aos poucos a vida de Gru, que vai mudando o seu jeito de viver em pró de cuidar das mesmas. Para mais detalhes, veja o trailer do filme:
 
Engraçado como nós temos o nosso “malvado favorito”. Ele vive dentro de nós. Um “Gru” que vive em nós. É o nosso ego! Ele é o nosso malvado favorito. Um ego obcecado por seus apetites, desejando para si a lua, custe o que custar. Um ego usando um exército de pessoas, os nossos próximos, os Mínions, para suprir nossos apetites. Um ego que manipula, que não mede a obsessão do “eu quero”, que nos sabota, que deseja se colocar sempre em primeiro lugar, clamando por reconhecimento, por um pódio, por auto mérito!
 
Coincidência ou não, assim como Gru, que só começa a mudar quando 3 novas pessoas aparecem em sua vida, assim somos nós. O nosso “malvado favorito” começa a ser crucificado quando damos permissão para 3 pessoas, que enxergamos como 1 só, aparecem em nossas vidas: Pai, Filho e Espírito Santo = Deus! É a partir daí que os nossos apetites vão ficando em segundo plano. É a partir daí que “surrupiar a lua” deixa de ser um objetivo de vida. É a partir daí que caminhamos em direção à Vida, não qualquer tipo de vida, mas Vida com Qualidade de Deus!
 
Quem é o seu malvado favorito? Você sabia que existe um malvado favorito, no qual você ama ceder aos apetites, dentro de você? Quem são as pessoas que ao invés de você tratar como “próximos”, você trata como “Mínions”, manipulando os mesmos para satisfazer as suas vontades? Você tem crucificado o “Gru” que vive em você? Ou tem colaborado com ele para surrupiar a lua?
 
O “Gru” em nós é o nosso malvado favorito, pois nos “convém” satisfazê-lo. O problema é que a satisfação do nosso ego pode ser um caminho sem volta, pois nossos apetites são imensuráveis, pois eles manipulam nossas ações, nos cegam, nos faz desejar coisas absurdas, como a lua, e pior, nos convida a passar por cima de tudo e todos para satisfaze-los.
 
Cuidado com o “Gru” que vive em você! Não permita que ele se torne absoluto em você. Isso aconteceu com Lúcifer e o resultado foi um caminho sem volta: ele se tornou demônio.
 
Tantas “luas” brilharam sempre diante de nossos olhos. Os apetites fluirão dentro de nós. Mas convém  entregarmos os mesmos à Jesus, no pé da cruz do calvário. Ao fazermos isso, manteremos o nosso “Gru” preso no madeiro, o lugar que ele deve permanecer. Então não mais o “Gru” viverá em nós...mas sim Jesus, o Messias amado de Deus!
 
Que o Senhor nos capacite a crucificarmos o nosso malvado favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário