quarta-feira, 13 de novembro de 2013

EXPULSOS DO PARAÍSO POR AMOR

Imagine uma ego em concorrência com Deus. Imagine que este ego fosse sustentado pelo próprio Deus  por toda a eternidade. Não é preciso pensar muito para perceber que este ego estaria condenado a um sofrimento eterno, pois afinal de contas, quem poderia concorrer com Deus? Ninguém, absolutamente, ninguém. Qualquer ego criado pelo Criador jamais seria páreo em uma disputa para o Criador. Talvez isso lhe traga a imagem de um Deus melindrado e mesquinho, mas a verdade é que o Deus relatado nas Escrituras Sagradas passa longe disso. O fato é que Deus é o único portador do Amor sem nenhuma deturpação. Qualquer ego que inicia uma disputa para com o mesmo é portador de um amor deturpado, pois deseja tomar o lugar do outro, e faz isso por interesses próprios. A expulsão do paraíso não foi um ato de mera punição de Deus para com o homem, foi algo além! Foi um ato de proteção de Deus ao homem. Se Deus permitisse ao homem seguir se alimentando da árvore da vida depois do mesmo ter assumido para si (através do ato de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal) a prerrogativa de ser Deus, seria o mesmo que condenar o homem ao sofrimento eterno. Imagine, “Eu”...um ser que pensa poder ser Deus, ego absoluto, desejando tomar o lugar de Deus, concorrendo com Deus... e comendo da arvore da vida...estaria condenado à frustação eterna, ao sofrimento eterno, à tristeza eterna!
 
O fato é que quando Deus expulsa o homem do paraíso, para protege-lo, Ele consequentemente opta em sair do paraíso também. Por isso vemos Deus conversando com Caim fora do Éden. Por isso vemos Deus conversando com Moisés, com Davi...etc. A imagem do Deus tirano e punitivo se desfaz ao vermos que desde o princípio Ele optou por nos amar ao invés de nos castigar. O problema é que pouca gente enxerga isso. As pessoas veem um Deus que sente prazer em ver o homem sofrer. Por isso pagam penitência. Por isso ajoelham-se no milho. Por isso andam em rodovias de joelhos carregando cruzes. Acham que é muito mais válido ofertar sofrimento a Deus do que um sorriso, uma canção, ou um poema. Como diria Rubem Alves (numa interpretação com minhas próprias palavras), por que as pessoas ao invés de fazerem votos de pararem de comer chocolate ou doce de leite, por que elas não fazem um voto de ler um poema de Fernando Pessoa por dia para Deus?
 
Se Deus se revela como amor na face de Jesus Cristo, por que a celebração da vida não deveria ser mediante a esta face? Sorrir, dançar, brincar, quebrar os paradigmas do medo, de um Deus com o olhar ranzinza pronto para nos punir! Acabar com a imagem que insistimos em criar na mente de um Deus estraga prazeres.
 
Por que insistimos em ser como o estudante que vai prestar a prova de um vestibular e acha que o professor colocou diversas pegadinhas para nos “ferrar” na prova? Será que Deus é como este professor? Será que Deus deseja nos reprovar? Não! Não consigo ver na face do Cristo um Deus punitivo. Um Deus que deseja zerar você nas provações da vida! Não consigo ver nos olhos do Messias revelado nas Escrituras Sagradas o olhar malandro do professor que pensa “Vou deixar todo mundo de recuperação!”.
 
Na face de Jesus se revela boas intensões para conosco. Ele não veio para terminar de apagar o resquício de chama que sobrou. Ele veio para nos prover vida, e vida em abundância.  
 
Deus é amor. Esse não é um chavão evangélico. É muito mais que isso, é a identidade de Deus. Ele é Onisciente (sabe de tudo), Onipresente (está em todo lugar) e Onipotente (pode fazer tudo). Ele é todo poderoso. Não há como frustrar um Deus que conhece tudo. Ele nos conhece. A nossa segurança não se baseia simplesmente no fato de conhecermos à Deus, mas ela se alicerça no fundamento de que Deus nos conhece por completo. O nosso papel é andar em parceria com Deus. Mas como fazer isso se enxergarmos Ele como um Deus ditador?
 
A misericórdia de Deus e a Sua graça não precisam ser conquistadas por nós...Deus já nos proveu as mesmas. A bondade de Deus corre atrás de nossos passos. Não precisamos correr atrás da bondade de Deus. Só precisamos nos deixar ser encontrada por ela. Deus sempre agiu primeiro. Ele nos ama. Por isso nos expulsou do Paraíso. Ao agir assim nos protegeu. Ao agir assim nos colocou em Seu plano de redenção. Responda ao ato de Deus. Submeta-se a Ele, entregue-se, pare de lutar contra Ele. Simplesmente fique parado, silencie-se...e deixe Ele agir.
 
Louvado seja o Poderoso Nome do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário