quinta-feira, 28 de novembro de 2013

AINDA DA TEMPO DE MUDAR

“Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor. E toda dor, vem do desejo de não sentirmos dor...” assim cantou Renato Russo para toda uma geração.
 
Interessante a pergunta “Quem roubou nossa coragem?” no meio da estrofe! Já pensou em responder esta pergunta?!
 
Proponho uma resposta: Nós mesmos! Sim, nós roubamos a nossa coragem de mudar o mundo. O nosso “eu” tem roubado a coragem que nos falta para mudar o mundo. Ele nos sabota. Faz-nos ficar com a “bunda” estagnada no sofá assistindo a propagação da queda do ser humano se alastrar, roubando vidas, dignidade, justiça das pessoas. Nos acomodamos. Fizemos da frase “este mundo não tem jeito” um lugar comum, um discurso pronto para justificar a nossa omissão aos atos de restauração daquilo que no fundo sabemos ser o certo. Nós vemos a nossa maldade se alastrar e permitimos que ela ganhe vasão, roubando de nós a coragem de não se conformar, a coragem para não se acomodar e dizer basta. Permitimos que a utopia, a esperança, o sonho de um mundo mais justo adormecesse em um sono profundo e perdemos a coragem de desperta-lo. Onde está a coragem para chegarmos a um mendigo e dizer, “vem, vou lhe ajudar a sair desta sua condição e lhe restaurar a dignidade de vida, não como um ato de caridade, mas sim como um ato de justiça, pois se eu não posso viver como você vive hoje, então não posso me conformar com o fato de você viver assim!”???
 
É dolorido ver um mundo sem jeito. Por isso entendo a sequência da estrofe de Renato Russo “Tudo é dor...e toda dor, vem do desejo de não sentirmos dor...” como o fator motivador da humanidade para dar uma anestesia na consciência. É a vasão que damos a indiferença. É o vidro fechando no farol para evitar o incomodo do homem que vem pedir esmola.
 
Muitos pensadores dizem que a mudança do mundo começa em nós. Martin Luther King expôs a seguinte reflexão...Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?. Che Guevara afirmou: Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo. Gandhi expôs: Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim. Dalai Lama afirmou: Seja a mudança que você quer ver no mundo. Então não é de se descartar o fato de que sim, a mudança do mundo começa na mudança do nosso “eu”. Ela inicia-se na não conformidade, no não se conformar, e isso implica em dizer não para o nosso “eu” que insiste em roubar nossa coragem, de abrir mão do desejo de não sentir dor e pregar o Amor de Jesus, pois quem ama deve estar disposto a assumir danos, a encarar a dor. Você pode pensar, mas minha mudança é muito pouca perante aos problemas do mundo. Então cito para você outro ótimo pensador, Edmund Burke: “Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco.”
 
Para nós cristãos, o pensamento de Edmund Burke faz todo sentido. O que seria do milagre da multiplicação dos peixes e pães se não houvessem poucos peixes e pães nas mãos de Cristo? O pouco nas mãos do homem sempre será pouco. Entretanto o pouco nas mãos de Deus é o suficiente. O pouco na mão de Deus é a matéria prima do muito. Ceder o lugar no metrô, ônibus, trem, ajudar alguém a atravessar a rua, dar uma refeição digna, doar roupas, ouvir alguém aflito...todas estas ações podem parecer pequenas diante de um mundo em guerra. Tomar banho mais rápido para economizar água, não jogar lixo no chão para evitar enchentes, plantar uma árvore para colaborar com um mundo mais verde, separar o lixo para reciclagem... são ações aparentemente pequenas diante de um efeito estufa e tantos outros problemas ecológicos do mundo. Mas temos que fazer nossa parte e confiar em Deus.
 
De fato Jesus nos diz para não nos conformarmos com o mundo, pois não somos do mundo. Mas enquanto estivermos aqui devemos ser gente como Jesus. Enquanto estivermos aqui, temos sim que mudar aquilo que está errado. Devemos trazer para a graça aquilo que é desgraça. Este é um trabalho em conjunto com o Espírito Santo. Chama-se ajudar na implantação do Reino de Deus.
 
Não se conforme. Não fique na zona de conforto.
 
Termino exibindo um vídeo que expõe o quanto nós precisamos pensar em mudar o mundo...
 
 
Que Deus nos abençoe.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário