sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DEUS NÃO É DO CÉU

Deus é incomparável. Ele é infinito. Nada pode contê-lo. Nem o céu e nem a terra. É lindo ler o relato da visão de João em Apocalipse:
 
Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos.
 Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: "Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? "
 Mas não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que podia abrir o livro, ou sequer olhar para ele.
 Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele.
 Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos".
 Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
 
Apocalipse 5:1-6
 
Pare e pense: Este livro mencionado pelo anjo é o livro da vida. Imagine o desespero de João ao concluir que o livro da vida não pudesse ser aberto por ninguém do céu e ninguém da terra. Creio que ele tenha pensado: “Como poderemos viver juntamente com o Pai se o livro não fosse aberto?!“. Diante disso restou a João chorar. Se por um lado ele concluiu, corretamente, que, sem a abertura e a leitura do livro, estaríamos destituídos da presença do Pai, por outro, creio que, talvez, João tenha se equivocado com um fato: o de achar que Deus está preso nas dimensões do céu, terra ou abaixo da terra!
 
Quando o ancião se vira para João e diz “Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos”, ele está dizendo para João: “Não precisa se desesperar, pois Deus não é do céu. O céu é que é de Deus. Sim, ninguém nos céus e ninguém na terra poderia abrir o livro com 7 selos. Em outras palavras João, o que o forte anjo está dizendo é que nenhuma criatura é digna de abrir o livro e lê-lo, só Jesus, o Leão da Tribo de Judá é digno!”.
 
Aqui, gosto de me lembrar de uma interessante e extraordinária interpretação do Pastor Ariovaldo Ramos. O mesmo se atenta ao fato de que o ancião aponta para Jesus, o Único digno de abrir e ler o livro da vida, como um Leão, entretanto, João O vê como um Cordeiro. Isso por que todas as criaturas caídas e redimidas pelo sangue de Jesus sempre O verão como um Cordeiro Imaculado, que levou sobre Si os nossos pecados com o propósito de reconciliar Criador com as criaturas que outrora se rebelaram contra Deus, enquanto os seres do céu, que permaneceram fiéis a Deus seguem vendo em Jesus um Leão. Extraordinário.
 
Deus, visto por todos os seres celestes como Leão, e visto como um Cordeiro por todos as criaturas caídas, não pertence aos céus e nem a terra. Ele extrapola o infinito. Deus é Criador e não se contém em Sua criação. Quando fez isso, fez por entrega em nosso resgate, assumindo a face de Jesus, o Cristo, para vencer a morte. Deus criou o céu, sendo assim Ele não é do céu, está acima do céu. Ele é incomparável, imensurável, infinito...Ele é extraordinário. Em nós, humanos, permanece o olhar para Jesus que traduz um Cordeiro. Para os seres celestes, o olhar traduz um Leão. Cordeiro e Leão, tradução no rosto do Cristo, o único digno de abrir e ler o livro da vida. É triste ver gente transformando a igreja evangélica como povo eleito. São pessoas que se acham dignas de tomar o lugar de Jesus a ponto de, hoje, no agora, desatar os selos do livro e lê-los. Isso é soberba, arrogância e pecado. Isso é achar-se Deus, é pensar estar acima do céu e da terra. Paremos com esta hipocrisia e este discurso pré fabricado. A Graça de Deus extrapola nosso entendimento e é papel Dele julgar quem são os justos. Nosso papel é deixar esta graça nos alcançar e nos transformar. É fazermo-nos veículos desta Graça para que outras pessoas conheçam a Jesus e possam ver Nele o Cordeiro redentor.
 
Deus não é do céu. Graças à Deus por isso, pois se Ele fosse do céu...o livro da vida jamais poderia ser aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário