quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EU SOU O TERCEIRO

Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
"Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "
"Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".
Lucas 10:30-37
 
A pouco tempo tive conhecimento de um movimento chamado “I AM SECOND” (Em português: Eu sou o segundo). São uma série de vídeos postados na internet onde pessoas (a maioria famosos) relatam os seus testemunhos de vida com Deus e no final do relato afirmam: “GOD FIRST, I AM SECOND” (Em Português: Deus primeiro, Eu sou o segundo). Os vídeos podem ser vistos no site oficial http://www.iamsecond.com/. Dentre os mais famosos vídeos da série (pelo menos no meu conhecimento), estão os testemunhos do ex guitarrista da banda Korn, Brian Head Welch (clique aqui para assistir) e do Lutador de UFC Vittor Belfort (clique aqui para assistir). Vale a pena assistir a série.
 
Entretanto, recentemente ouvi falar de Mario Kaschel Simões, um Cristão que afirmou “EU SOU O TERCEIRO” (I AM THIRD). Aliás, não só afirmou isso, como escolheu viver desta forma, escreveu um livro sobre o tema e iniciou uma campanha de divulgação sobre o assunto (clique aqui para visitar o site).
 
Eu sou o terceiro: 1º... Deus, 2º... você e em 3º... eu! Você é mais importante do que eu!
 
Creio que o pensamento de Kaschel é o princípio essência exata dos 2 mandamentos que resumem a lei de Deus: Amar a Deus sobre tudo e todos e amar ao próximo como Deus nos ama.
 
Somos egoístas.  Como é difícil deixar para pensar em nós mesmos por último! Pensar em ser o segundo é um primeiro passo. Nada contra os testemunhos relatados no I AM SECOND, creio que são válidos. Muitos de nós precisamos descobrir primeiro que somos os segundos para então sim descobrir que somos (ou pelo menos deveríamos ser) os terceiros, ou melhor, os últimos. Mas o cristianismo é assim, permite resignificar pensamentos. E sim, é tempo de pensarmos como Kaschel, é tempo de assumirmos a postura de sermos o terceiro. Não para produzir “caridade”, mas sim para produzir “justiça”, pois sim, há uma grande diferença entre caridade e justiça. Caridade é doar-se por um momento, sem assumir as consequências, deixando o carente ainda na condição miserável. Justiça é doar-se ao ponto de certificar-se que o seu ato permitiu ao justiçado ganhar vida, sair da miséria. Sim, é difícil agir assim. Mas é ensinamento de Jesus.
 
Olhemos para o famoso “bom samaritano”. Não só tirou o homem do chão, mas, cuidou dele, levou-o para a hospedaria, pagou por todo os gastos e ainda, assumiu os gastos extras. Agiu consciente de que ajuda de verdade é aquela que faz com que o ajudado retorne a dignidade. Agiu com a consciência fundamentada no “Eu sou o terceiro”.
 
Talvez a pergunta retórica de Cristo ao homem da lei poderia ser parafraseada da seguinte forma: Qual destes três você acha que tinha consciência que era o terceiro?
 
Jesus diz para nós e não só para o perito da lei: “Vá e faça o mesmo”. Em outras palavras: “Vá e viva consciente de que você é o terceiro”.
 
Ver Deus, explícito na face de Jesus, de cócoras, agachado, lavando os pés empoeirados de seus discípulos, inclusive daquele que iria traí-lo, é ver Deus, todo poderoso, assumindo em Jesus a prerrogativa de ser o terceiro. Ver Deus, vestido de pele humana em Jesus, assumindo a Cruz no Calvário em nosso lugar, substituindo-nos, é ver Deus assumindo a prerrogativa de ser o terceiro.
 
Seja o terceiro, inclusive para o seu inimigo! Aliás, seja o terceiro, primeiramente para o seu inimigo, pois Deus fez isso...se fez terceiro por nós...seres arrogantes que cuspimos em Sua Santa Face.
 
 
Dalai Lama certa vez disse "seja a mudança que você deseja ver no mundo". Como Cristãos, que desejam viver e ajudar a implantar o reino de Deus e seus valores, o princípio deste pensamento é seja o terceiro! Como Madre Teresa de Calcutá que ao ser abordada, enquanto lavava um leproso, por um bilionário dizendo que não daria banho em um homem com lepra nem que lhe pagassem um milhão de dólares respondeu-lhe: "Eu também não!". Um "eu também não" consciente de um "eu sou o terceiro".
 
Seja o terceiro...seja a mudança que você deseja ver no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário