segunda-feira, 18 de novembro de 2013

JÁ ESTÁ DECIDIDO

Por que insistimos tanto em decidir coisas que Deus já decidiu por nós? Já parou para pensar nisso? Já parou para pensar que muitas decisões do nosso cotidiano já foram tomadas por Deus muito antes delas nascerem?
 
A vida segue e a cada minuto questões se desdobram em nossa frente. Aceitar o convite da secretária, para ir ao motel, mesmo você sendo um homem casado, pai de família (e ela sabendo disso)? Entrar ou não naquele esquema que os seus “amigos” estão fazendo para “contornar” o imposto de renda? Ir na onda daquele seu conhecido e comprar um aparelhinho para liberar todos os canais da TV a cabo sem precisar pagar pelos mesmos? Esconder aqueles probleminhas do motor do seu fox na hora de vende-lo? Pagar a pensão do filho ou usar o dinheiro para ir beber com os amigos?
 
As questões estão ali, no nosso dia a dia. Mas o fato é que elas já estão respondidas. Deus já respondeu as mesmas para nós. Nós complicamos muito. Insistimos em colocar um “contudo”,  um “porém”, um “entretanto”, na decisão que Deus já tomou por nós. Fruto dos nossos interesses, os apetites do nosso ego se contrapõe sobre a atitude antecipada que Deus fez por amar-nos.
 
As rédeas da vida do cristão (na verdade, todo ser humano) deveria estar nas mãos de Deus. O problema é que a rebeldia circula em nossas veias. Deus já decidiu por nós muita coisa. Fez isso com Sua lei, os seus mandamentos, interpretados mediante a vida de Jesus, o Cristo. Ele previamente nos deu respostas para o nosso cotidiano.
 
Muito antes do convite da secretária, ao pai de família, para ir ao motel, Ele disse: não adultere...isso lhe levará a morte (ainda que você permaneça vivo). Ali morrerá um pai, um marido, pois o pecado lhe anestesiará a consciência, e de ida em ida ao motel, um abismo chamará o outro, até que não sobre humanidade mais no seu ser!
 
Muito antes dos amigos convidarem você para participar de um esquema para burlar o imposto de renda, Deus já lhe disse, não roube, pois você será pego, e acabará nas grades, e verás que jamais um valor de restituição pagará o seu caráter. Como você colocará a cabeça no travesseiro para dormir se a sua consciência lhe atormentará com a hipótese de a cada minuto a Polícia Federal te encontrar?
 
Muito antes de você instalar o aparelhinho para liberar canais, Deus já lhe disse: “Não instale, isso é roubo!”. Muito antes de você colocar o anúncio do seu fox no WebMotors, Deus já lhe disse, não esconda os problemas do carro, seja correto!
 
Anos e anos, milhares deles, antes de você se pegar diante do caixa eletrônico com aquela interrogação em mente dizendo: “Pagar ou não a pensão?”, Deus já lhe disse: “Cuide de seu pequenino”.
 
Todas as vezes que uma questão surgir em sua vida e seu apetite te colocar na parede, tentando lhe subornar o seu caráter, tentando lhe pressionar a abrir mão de uma consciência tranquila, tentando lhe roubar a paz, lembre-se de Deus lhe dizendo: “Filho, eu já decidi isso por ti!”.
 
A lei de Deus, interpretada pelos valores ensinados por Jesus Cristo, é uma lanterna que ilumina a nossa alma diante das trevas. Ela escancara a nossa podridão. Ela é o parâmetro mínimo para vivermos os valores éticos e morais do Reino de Deus. Ela nos conduz a santidade. Nos guia para o Cristo, nos tornando, de glória em glória, parecidos com Ele, iguais a Ele.
 
Fora disso os caminhos são de morte. Um abismo chama outro abismo, um pecado chama outro pecado, um copo de cachaça chama outro copo de cachaça, um trago chama outro trago, um cigarro chama outro cigarro, uma mentira chama outra mentira, uma arrogância chama outra arrogância, um roubo chama outro roubo, uma traição chama outra traição...e por ai vai. Se não rompemos com este ciclo, o resultado é só um: a morte. Romper com o ciclo é concordar com Deus. Romper com o ciclo é romper com o ego rebelde. É cair de joelhos e clamar Deus me tira deste tremedal de imundice que me enfiei. É deixar-se ser encontrado por Deus, e se agarrar em Suas mãos enquanto elas te puxam do buraco.
 
O mundo nos escancara questões. Deus nos ajuda a obter respostas. Faz isso no tempo Dele. É bem verdade que muitas delas só teremos na Sua vota. Mas é bem verdade que muita coisa Deus já nos respondeu. Paremos de complicar o nosso viver. Paremos com os “entretantos”, os “poréns”, os “contudos” que o nosso ego insiste em trazer à tona. Que o Senhor nos capacite a viver as respostas que Ele já nos deu para as questões do mundo. Que cada vez mais deixemos de negociar com o nosso ego, com o pecado, para que o agir de Deus ganhe vazão em nossas vidas!
 
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário