segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ONDE ESTÁ DEUS?

Ilustremos algumas situações para refletirmos...
 
Primeiro...
 
Uma menina de 12 anos é violentada por dois moleques. Fora os machucados, consequência da violência, e fora o trauma psicológico, resta a gravidez. A infância desta menina é assaltada, e a brincadeira que outrora consistia em ser mamãe de uma boneca, cria traços de realidade em uma mãe de 12 anos, com um filho de verdade. O medo assusta. Uma menina de 12 anos, tão pequenina, e já é cobrada pelas circunstância a amadurecer. A pular fases da vida. A sensação de revolta invade os seus pais.
 
Segundo...
 
Campo de concentração nazista. Soldados alemães armados enfileiram judeus. Logo à frente algumas forcas estão montadas. Um a um, dos judeus, vão sendo enforcados. Os filhos vão primeiro, para que os pais assistam. A corda vai esticando e estrangulando pescoço à pescoço. A sensação de impunidade invade o coração.
 
Terceiro...
 
É domingo de tarde. As lágrimas rolam pelo rosto da mãe. O quarto do filho está intacto, exatamente da mesma forma como ele havia deixado da última vez que saiu de casa. O problema é que ele não vai mais voltar. Foi assassinado brutalmente em um assalto onde tentavam lhe roubar a carteira. Ele nem reagiu. Atitaram por atirar. O pai, que assistia os jogos de futebol juntamente com o filho, pois torciam para o mesmo time, nem sequer liga mais a TV. O vazio é imenso.
 
3 situações distintas, mas totalmente reais no mundo onde estamos. O fato é que em casos como estes uma pergunta vem à tona: “Onde está Deus?”
 
Onde está Deus no momento onde uma menina de 12 anos é estuprada por moleques? Onde está Deus enquanto judeus estavam sendo enforcados simplesmente por serem “judeus”? Onde está Deus onde o rapaz recebe um tiro no peito sem sequer reagir? Onde está Deus enquanto crianças na Somália morrem lentamente de fome? Onde está Deus??? Cadê Ele?
 
Muitas são as perguntas para o sofrimento e injustiça na humanidade. O problema é que, qualquer resposta para aqueles que se deixaram cegar-se, calar-se e ensurdecer-se espiritualmente, soaram como rasa, superficial ou evasiva.
 
Procurando respostas para esta pergunta, confesso que me senti tentado a abandonar tudo o que aprendi e tentei viver como cristão. A pergunta paradoxal de Epicuro, o filósofo, me anestesiava a alma:
 
“Se Deus é Onipotente (pode tudo), Onisciente (sabe tudo) e Bom! Então por que o mal continua existindo?”
 
Entenda...o nó que Epicuro propõe com este pensamento...
 
Se Deus é Onipotente, Onisciente e Bom, então o mal não poderia continuar existindo. Para Deus e o mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três características. Ora...
 
Por um lado... se Deus for Onipotente e Onisciente, então tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Neste caso, se o mal existe, e Deus não o aniquilou, então Ele não é Bom.
 
Por outro lado...se for Onipotente e Bom, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe, e onde o mal está. Então Ele não é Onisciente.
 
Ou ainda...se for Onisciente e Bom, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser Onipotente, pois se o fosse, se realmente tivesse poder, erradicava o mal. E se Ele não pode erradicar o mal, então por que chamá-lo de Deus?
 
Os teólogos dizem que este paradoxo é um sofisma. Ou seja, é uma mentira propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros para que possa parecer real. Confesso que demorei muito para enxergar esse pensamento como sofisma. Mas hoje, tenho plena convicção de que o pensamento de Epicuro é um sofisma.
 
Deus, é o Bem Supremo. Ele não criou o bem: Ele é o Bem! Muita gente acredita que Deus é o criador do mal. Sim Deus criou tudo. Entretanto o mal é exatamente a ausência do bem. Entenda, não é o oposto do bem, mas sim sua ausência. Em outras palavras, o mal sempre foi uma teoria. O mal só se concretizou em Lúcifer, quando o mesmo permitiu que o seu ego se tornasse absoluto. A consequência disso: se tornou demônio e se rebelou contra o Criador. O problema é que o homem aderiu à rebelião de Lúcifer e permitiu que a maldade se concretizasse também no coração humano.
 
Agora pensamos:
 
Deus criou o homem não para conhecer e consumar o mal. Deus não predestinou o homem a se rebelar contra Ele. Deus criou o homem para que Ele pudesse compartilhar a Sua bondade. Deus criou o homem para ser bom. Amou o homem muito antes de consumar a sua criação. Deus é BOM. Muito mais que isso: Deus é Amor. O Amor não impõe. O Amor aceita. Se fosse “imposição” não seria amor, seria ditadura.
 
Deus não aniquila o mal, justamente por que é Amor. O homem conheceu e consumou o mal em seu próprio coração. A maldade não habita em outro lugar a não ser no coração humano. Já parou para pensar que a aniquilação do mal implica na aniquilação dos maldosos?
 
Muita gente acredita num Deus que é indiferente ao sofrimento humano. Ora, mas será que Deus permanece de braços cruzados perante o mal?
 
Deus não determinou, mas sempre soube que o homem poderia conhecer e consumar o mal, como o fez. Logo Deus, além de Bom, é Onisciente. Pois previu que isso aconteceria. Mas Deus não destruiu imediatamente a consumação do mal. Poderia, mas isso implicaria na aniquilação da raça humana, os consumadores do mal, ato que não iria de encontro com Sua bondade. Deus é inteligentíssimo. Provedor de sabedoria única. Ele é a Sabedoria. Então ao optar por agir desta forma, não destruindo a maldade imediatamente, mas concedendo tempo para que os consumadores do mal se arrependessem, Ele manteve Sua Onisciência, Onipotência e Bondade!
 
Ora, mas onde entra a Onipotência de Deus neste contexto? Em tudo, mas principalmente na consumação do sacrifício de Jesus, o Messias, na cruz do calvário!
Logo Deus é não só Onisciente e Bom, mas também Onipotente, por controlar  as circunstâncias naturais, respeitando o livre arbítrio (que é liberdade e não libertinagem) para prover tempo aos consumadores do mal para que se arrependem de sua maldade.
 
O homem conheceu o mal, poderia consumar o mal e optou em consumá-lo. Logo homem é mau, pois poderia E PODE escolher não consumá-lo!
 
 Portanto Deus é sim Onisciente, Onipotente e Bom e Epicuro, um sofista!
 
Quanto aos três casos ilustrado no começo deste pensamento e tantos outros, a pergunta que paira no ar é Onde está Deus?
 
Deus está ali, na forma de bebê, dentro do ventre da menina de 12 anos. Deus está ali, na forca, pendurado injustamente pelo pescoço em meio a chacota dos nazistas (por isso a cultura judaica diz que no holocausto não foram mortos 6 milhões de judeus, mas sim 1 judeu morto 6 milhões de vezes, por que o homem carrega em si a imagem e semelhança de Deus). Deus está ali, levando um tio no peito sem impor reação. Deus está ali, na Somália, com o estômago doendo, morrendo aos poucos com uma fome que dói na alma. Deus está ali, debaixo da ponte, encolhido, abraçando os joelhos para se proteger do frio que castiga a pele. Deus está ali na cruz do calvário clamando: “Pai, perdoa-os pois não sabem o que fazem!”.
 
Deus é Sonho. Sonhou por que é Amor. Sonhou uma humanidade bem diferente desta que contemplamos com os nossos olhos. Sonhou uma humanidade repleta de “Jesuses”. Mas o homem criou uma humanidade repleta de “Lúcifers”. Entretanto, dentro da boa notícia que Jesus nos trouxe escancara em misericórdia o seguinte pensamento: O seu passado e a sua situação de vida atual não te define como ser humano!
 
Quando perguntar para si mesmo "Onde está Deus?" perceba que Deus está ao lado do injustiçado e oprimido, jamais ao lado daquele que oprime ou pratica o mal.


Por ser Onisciente, Onipotente e Bom, Deus fez tudo antecipadamente por nós. Escreveu na história o sacrifício de Jesus, o Seu Filho, na cruz: um meio de eliminar a maldade sem eliminar os maldosos.

E você é um maldoso cujo Deus está eliminando o mal?
 
Mas lembre-se...o Amor não impõe...não arromba janelas, não é um ladrão. O Amor é gentil...ama...é educado ...entra se é convidado...e entra apenas pela porta da frente...
 
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Apocalipse 3:20
 
Escute! Escute...ouça com os ouvidos da fé...e simplesmente tome a decisão de abrir a porta!
 
Que Deus nos abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário