quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

AMOR, DISPONIBILIDADE, COMPROMISSO E...NADA MAIS


Uma metade de mim é desastrada...e a outra... eu quebrei! Quantas pessoas não se sentem assim? Quantas pessoas não se sentem incapazes de fazer algo por que se auto julgam incapazes, e por conta disso, abrem mão de se disponibilizarem a fazer algo por alguém?  

 

Isso é muito comum nas igrejas. Gente que se acha incapaz de fazer algo por que se auto julga incapacitado. Os homens partem da premissa de suas lógicas e esquecem de que a lógica de Deus é a que vale. Em outras palavras: que opinião vale mais...a sua opinião sobre si mesmo, a opinião dos outros sobre você, ou o que Deus pensa sobre você?

 

Sem perceber criamos uma lógica doentia e absurda em nossas mentes. Achamos que para ser útil, seja em uma igreja, uma ONG, ou até mesmo dentro de nossa própria casa, precisamos ser perfeitos. Martinho Lutero certa vez disse: O Amor de Deus não se destina ao que vale à pena ser amado! O Amor de Deus cria o que vale a pena ser amado. Da mesma forma imagino que Deus não escolhe servos que tenham a soberba de achar que são perfeitos no ato de servir, mas Deus capacita àqueles que são os menores e estão dispostos à servir.

 

Só há uma maneira de servir à Deus: servir à Deus é servir o próximo. E próximo é aquele que está diante de ti, com todas as necessidades escancaradas diante de seus olhos. A premissa para se enquadrar neste contexto? O Amor, a disponibilidade, compromisso e...nada mais. O restante Deus faz.

 

Se você vive pensando que “uma metade minha é desastrada e a outra eu quebrei”...e por conta disso se acha inútil na obra de Deus, saiba que Deus não te vê desta maneira. Ele sabe que no Reino que Ele propõe você é peça fundamental, peça chave...e Ele quer lhe capacitar. Essa não é uma mensagem motivacional, essa é uma realidade espiritual. Vidas ao nosso redor dependem de nós. Vidas ao nosso redor estão ali para serem alcançadas. Não para virarem membros da igreja que frequentamos, mas para receberem o Evangelho da Graça de Jesus, seja através de um simples sorriso que Deus lhe capacitou a dar, até um simples ato de ouvir (inspirado por Deus) a um próximo que precisa desabafar.

 

Você olha para o ministério de música, de libras, de culto infantil e pensa: “jamais eu poderei ajudar em algo como estas pessoas, não sou vocacionado!”

 

Mas isto é mentira. Todo ser humano tem uma vocação: a de ser tabernáculo vivo do Senhor. Deus desenvolve esta vocação em nós através do Espírito Santo. À partir dela, talvez venhamos a descobrir que somos também vocacionados à sorrir, abraçar, ouvir, chorar junto, celebrar junto...etc. Então ai descobrimos nosso ministério e quando alguém perguntar...”qual o seu ministério?” você responderá...”é sorrir...meu ministério é sorrir para quem precisa de um sorriso!”...ou então você dirá “meu ministério é limpar o banheiro da igreja, deixa-lo cheirosinho e limpinho para que todos possam usufruir do mesmo durante as celebrações”.

 

Gosto muito de uma história contada pelo Pastor Ariovaldo Ramos. Ele conta que um homem trabalhava cavando valas em uma equipe de funcionários de uma prefeitura. Ao fim do expediente, todos os homens recolhiam as enxadas e as demais ferramentas, colocavam em cima do caminhão e subiam para ir embora. Enquanto isso este homem que cavava valas ficava paralisado, com os braços apoiados na enxada, observando a vala em silêncio. Vendo esta cena se repetir por diversas vezes, um de seus colegas o abordou e questionou-lhe: “Por que você sempre faz isso? Por que sempre no fim do dia você fica parado olhando para as valas que você cava?”. Então o homem lhe respondeu: “Este é o momento em que ofereço a vala que eu cavei para Deus. Digo a Ele...Deus minha função é cavar valas, cavei está com o melhor de mim, em todo o mundo podem haver boas valas, mas nenhuma se compara a esta, por que cavei com amor, cavei ela consciente de que outras pessoas serão beneficiadas por ela e então fiz o meu melhor...eu ofereço este meu trabalho a ti!”.

 

Sabe, o podemos ser desastrados, e sentirmos incapazes de fazer coisas. O problema é que deslumbramos as coisas mais especiais para fazer, pois vemos nelas um certo glamour. E o ponto chave é: se a nossa função é cavar valas...por que ficamos apontando nossos defeitos para uma função que não seja cavar valas? Por que deslumbramos o glamour de sermos o “guitar-hero” do ministério de música se a nossa função é cavar valas!?

 

Há um pensamento pré fabricado pela sociedade que diz “Ninguém é insubstituível!”...mas creio que no quesito servir no Reino de Deus talvez este pensamento não se encaixe. A começar por Jesus...se não fosse Ele enfrentar a cruz por todos nós, qual outra pessoa enfrentaria? Da mesma forma, eu, você e tantos outros temos uma função quando o assunto é tornar concreto aqui e agora a maior densidade do Reino de Deus. Você pode dizer: “É ...mas se o baterista sair do ministério de música existem 10 outros bateristas no banco da igreja que poderão assumir o lugar deste que sair!”. O problema é que os 10 outros bateristas, apesar de terem o dom de tocar bateria, possuem já a sua função na obra de Deus. E o cara que saiu, ao deixar a vaga nula, “obrigatoriamente” vai retirar um dos outros 10 de sua função para substituí-lo. Sim, concordo que isso é relativo, e que há as suas exceções, mas de fato cada um de nós deveríamos assumir a função que nos cabe na obra de Deus, não com a soberba de se achar insubstituível, mas sim com a consciência de que se somos vocacionados a ser morada viva do Senhor, então há um jeito certo de viver e há uma responsabilidade implícita nesta vocação de cuidarmos um dos outros, ou seja, de servirmos uns aos outros...e por consequência...servirmos à Deus.

 

Quando acender em nossa mente o pensamento “Metade de mim é desastrada e a outra eu quebrei” lembre-se de que isso é matéria prima nas mãos de Deus, para que Ele lhe transforme em um ser por inteiro capacitado a caminhar juntamente com Ele, anunciando o Reino que Jesus inaugurou.

 

Lembre-se: Amor, Disponibilidade, Compromisso e...nada mais! Nisto compete o nosso ponto de partida para servir à Deus!

 

Amor...por que Nele se alicerça o caráter de Deus

Disponibilidade...por que é preciso estar disponível para que o Espírito Santo possa agir...”disponibilizar-se” no sentido de dar vazão ao agir de Deus

Compromisso...para que tudo e todos sejam alcançados de forma responsável, conforme os valores demonstrados na Vida de Jesus Cristo.

Nada Mais...por que o restante cabe à Deus agir em nós

 

Que o Senhor nos Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário