quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RETORNAR AO ÉDEN OU IR PARA NOVA JERUSALÉM?


Por um bom tempo achei que o plano de redenção de Deus era um ato do próprio Deus em pró de nos levar de volta para “antes de Gênesis 3”. Para melhor entendimento, o “antes de Gênesis 3” que me refiro é o Jardim do Éden, onde o homem vivia em plena comunhão com Deus. No caso, o Gênesis 3 entra como o relato (ou se preferir, “o marco”) da nossa queda. Foi depois de termos optado viver independentemente de Deus (explicitando esta decisão no ato desobediente de optar em comer da árvore do conhecimento do bem e do mal ao invés de comer da árvore da vida), ou seja, depois de vivermos o Gênesis 3... que demos início ao caos que é este mundo no qual vivemos. Imaginava eu que, a salvação era vencer a morte e retornar para o Éden, o Jardim que Deus havia criado para viver juntamente com o homem.

 

Com o passar do tempo, uma pergunta evoluiu em minha mente. Me questionava: “será que o alvo da vida do cristão está no retorno ao Éden, na Nova Jerusalém, no Paraíso, no Céu???“

 

E aqui acabava por me perguntar: será que estes lugares (Éden, Paraíso, Nova Jerusalém, Céu) são os mesmos?

 

Com o passar do tempo comecei a perceber que Deus deseja nos levar para casa, mas não necessariamente para o Éden, Paraíso ou Nova Jerusalém. Isso por que a casa do ser humano não é um lugar, mas sim uma Pessoa: Deus. Nele está o nosso lar. Por isso quando a Palavra diz algo sobre o Paraíso, imagino não um lugar, mas sim Deus. Todo lugar onde Deus está presente exercendo Sua vontade é um paraíso. Não existe um Paraíso sem a presença de Deus. Quando olho para a “Nova Jerusalém” relatada em Apocalipse, não imagino simplesmente uma nova versão do Éden, imagino um lugar onde Deus está presente e trabalha em comunhão com o homem. Não Deus criando tudo sozinho, mas Deus compartilhando, em comunhão com o homem, o prazer do “trabalhar junto”. Não é à toa que Deus nos vê como Sua habitação. Somos vocacionados a ser Morada Dele. E não é à toa também que Deus deseja que habitemos Nele, com a mesma comunhão que Jesus nos demonstrou. Talvez seria muita ousadia dizer que Deus é vocacionado a ser morada do ser humano (acho que você está pensando: “muita ousadia não...muita heresia isso sim”...respeito isso se for o caso). Mas o fato é que o relacionamento entre Deus e o homem parte muito mais de Deus do que do homem, pois o alicerce que produz vida vem do próprio Deus, pois Ele detém o sopro de vida. A ação parte de Deus...e a reação, a consequência, cabe ao homem. Este ato primeiro, o de Deus, é fundamentado pelo amor, que por sua vez assume a responsabilidade de ter como reação a indiferença. Justamente esta foi a nossa atitude em Gênesis 3.

 

Nova Jerusalém, Céu, Paraíso, Éden...não é ai que mora o destino do homem. O destino do homem é ser gente como Jesus de Nazaré. Nesta linha de raciocínio, a Nova Jerusalém, o Céu, o Paraíso, o Éden, se encaixa muito mais como uma consequência do que um ponto de chegada. Por isso o alvo do cristão é Jesus. Ele transforma todo lugar em Nova Jerusalém. Ele transforma todo lugar em Paraíso. Ele torna a nossa vida um céu. A Sua Presença detém o poder de fazer isso. Muito mais do que ir para Nova Jerusalém, retornar para o Éden (sinceramente, sei lá se estes lugares são os mesmos, acredito que não...acho que o Eden é o coração do Homem...e a Nova Jerusalém é o coração do homem que está em total submissão à Deus...mas enfim...é um "achômetro")...o lugar almejado pelo cristão é estar perto de Jesus, para juntamente com Ele poder viver uma comunhão santa e vivenciar eternamente a plenitude humana. O nosso destino é Jesus...ser gente como Ele. É para chegar até Ele que peregrinamos. Para ser como Ele é. A consequência disso é o privilégio de adora-lO e viver em comunhão com Ele, no lugar onde Ele estiver.
 

Percebe como é indiferente se questionar se devemos retornar ao Éden ou ir para a Nova Jerusalém?
 
Bom, mas se ainda assim você se perguntar isso...a resposta é: vá para a Cruz! Não pense em Paraíso sem antes pensar na Cruz. Se fizer isso, estará fazendo como o torcedor que já está pensando na final sem ter chegado na semi-final.
 

A diferença do Cristão é fundamentada nos passos em direção à Cristo, para se tornar gente como Ele é!

 

Amém!

Um comentário:

  1. Devemos pensar na Nova Jerusalém sim, porque o próprio Jesus diz isso, a nossa pátria está no Céu onde mora nosso Senhor Jesus Cristo, e o jardim do Éden está no Céu, por isso que Jesus desceu do Céu, para nos livrar do fogo que nunca se apaga e arde com enxofre, Deus te abençoe, Jesus Cristo te ama nosso Deus que morreu e ressuscitou no 3 dia.

    ResponderExcluir