quarta-feira, 16 de abril de 2014

UMA OFERTA A MAMÓN

Há quem diga que o dinheiro é algo neutro...não é bom e nem é mal. Mas concordo com o pensamento do Pastor Ed René Kivitz. Neutro é um copinho plástico jogado no chão. Quem passa por um copinho de plástico e o pega e coloca no bolso para gastá-lo? A maior dificuldade dos homens é colocar o dinheiro no seu devido lugar. Já se perguntou: quem serve quem? Eu sirvo o dinheiro ou ele me serve? Dinheiro elevado a status de Deus chama-se Mamón. Jesus nos alertou isso em Mateus 6:24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.
 
Vivemos em uma sociedade adoradora de Mamón, isto é fato. O dinheiro está por todo lugar escravizando o homem. É a realidade da Berrini, da Paulista...de gente que almeja cargos e cargos ainda maiores para poder ganhar mais. Não é à toa que a nossa sociedade possui diversas pessoa tão pobres que não possuem nada além de dinheiro. Triste ver como isso é uma realidade ao nosso redor. Quantos pais não tem tempo para seus filhos por que são fissurados em horas extras!? Quantas pessoas já não sabem o que é “família” por que vivem enclausuradas em suas realidades profissionais?
 
Mamón reina no mercado. Mamón reina nos corredores das multinacionais. Mamón reina em países sul-africanos onde a fome mata. Reina não por que tem um reino de direito, mas sim por que os homens entregam de “mão beijada” nas mãos de Mamón aquilo que Deus nos confiou. Mamón distribui por ai seus altares: lojas de grifes famosas, lojas de celulares de última geração, lojas de joias e brilhantes...e o homem segue lhe provendo suas ofertas. Na nossa realidade, o homem entrega ali, no altar de Mamón, 100...200...1000...3000...reais...dólares. Mas aos olhos de Deus, na boca do caixa de cada uma destas lojas, altares de Mamón, estamos levando uma criança raquítica, desnutrida, pele e osso. Esta é a oferta que espiritualmente não vemos. Mamón diante de nós, e a gente de joelhos perante a ele, entregando como oferta a vida de mais um miserável.
 
Mais triste ainda é ver que estes altares são montados dentro das igrejas. O local onde deveria ser lugar de oração e adoração a Deus é transformado em um ritual satânico de adoração a Mamón. Dízimos e ofertas em troca de bênçãos e milagres, tudo a pronta entrega. A religião dos adoradores de Mamón é o capitalismo que cega seus seguidores. É assim que a vida segue em frente, ditando sobre nós a lógica da rebelião, do egoísmo. Um Iphone pra mim ou uma refeição digna ao miserável? Um Cruze 2.0 ou uma educação que poderá mudar a vida de um órfão? Um jantar de 600 reais no Figueira Rubayat ou uma marmitex ao mendigo que pede esmola no farol? Um edredom de linho fino feito Dubai para o seu sono gostoso ou um cobertor das Pernambucanas para o menino de rua que vai enfrentar a madrugada fria em baixo de um viaduto da cruel cidade de São Paulo?
 
O que temos ofertado nas igrejas tem sido para Deus ou para Mamón? As nossas vidas tem sido um culto a Deus ou a Mamón?
 
Que Deus nos de sabedoria para lidar com este assunto tão delicado chamado dinheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário