sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PARA TODOS QUE SE SENTEM ESQUECIDOS POR DEUS

Este é um texto escrito para um público específico. Escrevo para àqueles que já não enxergam à vida com as lentes da alegria. Pessoas que se encontram estacionadas no “inverno” da Vida. Pessoas que estão “empurrando a vida com a barriga”, que já não se consideram vivendo, e sim sobrevivendo. Gente que tem um grande vazio dentro de si, angustiante, carregado de tristeza. Tomo à liberdade para escrever alguns pensamentos direcionados para aquelas pessoas que descobriram que a palavra “alma” realmente existe por se verem vivendo o versículo 3 do salmo 88: “Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura”.

Escrevo para a mãe que arruma todos os dias o quarto daquele filho no qual ela sabe que não vai voltar para casa, pois um motorista bêbado o atropelou numa noite de sábado, logo depois de passar por uma blitz da lei seca. Sábado que ela não tem como esquecer, pois todos os dias para ela é aquele sábado. Diluo palavras para a mulher que foi abandonada pelo marido, que à trocou por uma garota, 20 anos mais nova, pois a àventura era mais sedutora aos olhos do que um companheirismo de 25 anos de casados.
Escrevo para aqueles que os dias se tornaram escassos e que insistem em dizer “até logo”. Áqueles que perderam alguém e que durante o dia o pensamento voa longe e lhe traz a mente “Ele/Ela partiu cedo demais”. Pessoas que são invadidas por uma saudade que entristesse plenamente o ser.
Incluo as pessoas que vivem uma tempestade constante, carregada de tormentas, raios assustadores e estrondosos trovões que assustam a alma.

Ouso esboçar algo, com toda a responsabilidade que meu ser possa ter, para aquele menino que sabe que o pai saiu de casa por causa de uma prostituta, e que não vai mais conviver com ele. Menino que ouve a mãe, mês a mês, discutindo no telefone com o seu pai por que ele não enviou a pensão, coisa que ele, menino de 3 aninhos, nem sabe o que é. Escrevo para a menina que é abusada pelo padastro, mas não abre a boca pois a sua própria mãe não irá lhe dar ouvidos. Escrevo para o menino que usa um óculos “fundo de garrafa” e que, dia após dia, engole o “nó na garganta” à seco para não revidar a zombaria de seus amigos. Garoto que se tranca no banheiro da escola para chorar, pois nem a professora e nem seus pais lhe ouvem quando ele quer desabafar.

Escrevo ao órfão, à viúva, aos pequeninos abandonados, aos alcólatras, aos esquecidos...todos que derramam lágimas e mais lágrimas por uma dor que não existem palavras para expressar.
Incluo o empregado que aguenta aquele chefe insuportável, desumano, que não tem um pingo de senso, que enxerga os seus funcionários como mero “cifrões” e não como pessoas. Chefe que tira o direito do menino de 4 anos de brincar com seu pai, por que o mesmo tem que entregar um relatório extremamente importante, pedido às 18 horas de uma sexta feira, para ser entregue às 08 horas da manhã da próxima segunda feira. Superior que faz deste tipo de relato uma rotina na vida de seus funcionários. Chefe que espera (por anos e anos) o seu empregado vir pedir aumento, pois é incapaz de honrá-lo com um reconhecimento salarial pelo mérito e empenho do mesmo. Chefe que humilha o seu colaborador (as vezes na frente de seus colegas de trabalho) na hora de corrigir alguma falha do mesmo, pois sabe que o seu empregado precisa daquele emprego para sutentar a sua família.

Como poderia me esquecer daqueles que enfrentam uma doença grave. Àqueles que receberam o diagnóstico de câncer no fígado e uma previsão de 6 meses de vida (isso, sendo o médico otimista). Pessoas que foram na campanha de cura, semana após semana, para obter vitória/cura sobre uma doença tão malígna, derramaram o seu coração à Deus, não receberam a cura (a dita vitória), viram outros receberem cura (para doenças até mais graves que as suas) e ainda tiveram que ouvir um sonoro “faltou fé irmão”.

Trago para o pacote, aqueles que foram presos injustamente. Que estão nas penitenciárias mundo a fora, sofrendo as consequências por algo que não cometeram. Por estas pessoas e pelas mães e pais dos mesmos que enfrentam a humilhação das revistas das prisões para visitarem os seus filhos. Também insiro pacote à dentro, aqueles que não tomaram café, nem almoçaram, mas jantaram um miojo, com os R$ 1,50 que conseguiram de esmola no farol. Pessoas que vivem na miséria, passando fome, frio e que não sabem se amanhã terão a mesma sorte de conseguir mais R$ 1,50 para conseguir comprar mais um miojo.
Escrevo para o pai que sai no meio da madrugada para buscar o seu filho, travesti, que se prostitui nas avenidas do mundo. Pai que, ao encostar o carro na esquina aonde o seu filho “faz ponto”, se depara com o mesmo semi-nu, com seios artificiais de fora, negociando o valor do programa com um homem, com cabelos tão branco quanto os seus.

Também direciono este pensamento para a mulher que dorme todos os dias com “roxos” pelo corpo, pois apanhou do marido que chegou bêbado em casa quebrando tudo. Mulher que durante toda a madrugada aguenta o bafo de cachaça do marido calada e chora em silêncio para que os filhos não a ouça.

Escrevo pela mãe que pega dois, três, quatro ônibus para ir até a cracolândia buscar o seu filho viciado. Filho que já roubou tudo o que havia em casa e vendeu para sustentar um vício insaciável. Escrevo pelo idoso esquecido pela família nos asilos da vida.

Diluo pensamentos direcionados para pessoas que respiram um sofrimento sem igual. Sofrimento que muitos tratam com desdém. Sofrimento que rouba noites de sono e lágrimas de olhos cansados. Sofrimento que transformam os dias dessas pessoas em uma eterna escuridão. Sofrimento que lhe fizeram pensar que o suicídio era uma solução, um alívio, uma saída para por fim ao convívio com a tragédia.

Para todas estas pessoas, feridas, desacreditadas, excluídas, injustiçadas, envergonhadas, marginalizadas, sem esperança, sem dignidade, abandonadas, que se sentem sozinhas, venho dizer algumas palavras tendo consciência de que jamais saberei a medida exata da dor que as mesmas sentem. Quero dizer à vocês, que ouviram nestes momentos da vida, frases feitas, clichês, ou versículos da bíblia carregados de um “vazio indiferente”, como forma consolo, que Deus tem algo à dizer.

Deus quer lhe dizer que você tem valor. É um valor que só Ele enxerga. É um valor que só Ele, mais ninguém, sabe qual é. Um valor que custou muito caro. Deus quer que você saiba que você custou caro. Um preço altíssimo. Deus quer que você saiba que você custou uma vida. Mas não uma vida qualquer. Você custou a vida do Próprio Deus. Deus que vem neste exato momento lhe pedir: “Olhe para a Cruz e veja o preço”. Deus que te pergunta: “Você consegue ver o valor que você custou para Mim?”.

Deus quer lhe dizer que você está sofrendo, mas que Ele sofreu primeiro. Deus quer lhe dizer que sabe que você quer achar um culpado pelo seu sofrimento, mas que você é culpado pelo sofrimento que Ele sofreu muito antes de você estar sofrendo. O Senhor quer te dizer que ainda assim Ele optou por te amar, e não por lhe odiar. Que Ele optou pela graça (o famoso, mas infelizmente ignorado, favor imerecido que Ele nos concede). O Pai quer lhe dizer que Ele é Poderoso, Soberano, Autoridade Maior, mas que a Sua Identidade Plena é o Amor. Que o Seu Caráter Pleno é o Amor. Ele não é simplesmente um ser amando: Ele é o AMOR. Que este fato é o suficiente para que Ele jamais lhe abandone. Deus quer que você saiba que Ele sofre junto. Que Ele é Emanuel, Deus conosco. E ...não...de jeito nenhum...Ele permanece inacessível, indiferente, sentado em Seu trono sem se importar com o seu sofrimento.

O Senhor quer que você saiba que você é um poema que Ele começou a escrever com Suas Próprias mãos. Um poema vivo que Ele iniciou com todo o amor, escrevendo em uma folha de papel chamada Eternidade, mas que infelizmente o poema ganhou vida e que decidiu dar prosseguimentos nos versos com suas próprias palavras. Você é um poema vivo e inacabado, nas Deus não deixou de ler você. Todas as vezes que Ele lê, Ele se emociona, enche os olhos de lágrimas e diz para si mesmo: “Quero retomar esta poesia e dar vida à ela”.

O Pai quer que você saiba que o sofrimento que ecoa no universo, sofrimento que contempla a dor que você sente, chega até Ele por meio da Cruz de Jesus Cristo. Que suas lágrimas, as que você chora, são as gotas de sangue de Cristo. Que sua dor, que invade sua alma, é a dor de Cristo. Que o injusto que te assolou, e te fez inclusive questionar a Deus, é o mesmo injusto que visitou à Cristo em sua Paixão. Que sua tristeza, angústia que arde à flor da pele, é a mesma que consumia Cristo no Getsêmani, que na ocasião transpirou sangue.

O Pai quer que você se lembre que todas as vezes que você se sentir esquecido, que Ele é esquecido por toda a humanidade. Raros são os que se lembram Dele com amor. Que todas as vezes que você se sentir traído, lembrar-se que Ele conviveu com um Judas Iscariotes, eternizado como traidor. Que ao se sentir-se negado, excluído, lembrar-se que Ele foi negado por 3 vezes por um Pedro que acompanhou de perto todo o seu ministério messiânico. Que ao se sentir julgado, lembrar-se que Ele foi julgado por um Pôncio Pilatos indiferente, que lavou às mãos perante a humanidade. Que ao se sentir injustiçado, lembrar-se que o povo preferiu Barrabás e clamou por crucificação.

Deus quer que você saiba que entristecer-se é algo natural do ser humano, que tristeza faz parte do nosso ser e que Ele se entristece juntamente conosco. Ele permanece ao nosso lado nesses processos de angústia de nossas almas. O Senhor deseja que você entenda que a depressão é a tristeza que não é saudável, e que Ele pode lhe ajudar a curar isso. O Pai quer que você seja feliz, ainda que a tristeza possa vir lhe visitar algumas vezes. O Senhor deseja ser o seu Verão, a sua Primavera em tempos de Inverno e de Outonos.
O Senhor quer lhe dizer que tudo isso é passageiro. Que há uma promessa de um Novo Céu e uma Nova Terra, onde não haverá mais dor e nem lágrima...um lugar onde nenhum choro se ouvirá. O Pai quer que você saiba que essa promessa é a Esperança consumada na Cruz, e que Ele zela por Seu Caráter e que se há alguma coisa impossível para Ele, é exatamente o fato Dele não poder negar o Seu Caráter Majestoso em bondade, e que justamente por isso Ele irá cumprir essa promessa.

O Pai sabe que você tem se entregado ao desânimo. Que você “surra uma goma de mascar” diante de tanta ansiedade ao se deparar com estas situações. O Pai sabe o conteúdo de suas orações. Sabe que você muitas vezes fala e fala...e só tem como retorno um “Silêncio”. O Pai quer que você saiba que este Silêncio é Ausência Presente. Que a experimentar Ausência (com “A” Maiúsculo) não é ausência de experiência. O Senhor quer que você saiba que o silêncio não é indiferença, não é ausência (com “a” minúsculo). Deus quer que você saiba que quando você dobra os joelhos para orar, Ele está pertinho de você. Se você se mexer, ainda que seja um movimento insignificante...você vai se esbarrar Nele. Sim Ele te ouve e lhe diz: “Não Pare de Orar, estou lhe ouvindo”. O Pai quer que você saiba que para Ele, não existem elites espirituais. Que Ele ouve os pequenininhos.

O Senhor lhe convida a confiar Nele. Ele não é aquele tipo de pessoa que vai vir te falar/fazer “aquilo que você quer ouvir/que aconteça”. Ele vai te falar/fazer “aquilo que é melhor para ti”. E o “melhor de Deus” é o melhor parâmetro que nós, humanidade, podem experimentar. Mas só fará se você permitir, pois Ele é um Deus respeitoso, que não interfere se não for convidado. Ouça a voz Dele, num silêncio arrebatador: “Confie Em mim, deixa Comigo”.

O Pai te convida a experimentar a graça, o perdão, a misericórdia, um novo jeito de viver, regados pelo Amor, que é o Próprio Deus, Verbo Vivo.

O Pai lhe diz aqui, que todas as vezes que você olha para o sofrimento e pergunta “Onde está Deus?”, Ele responde: “Estou aqui do seu lado, sofrendo contigo e ao mesmo tempo estou ali, estirado no chão, Sou o seu filho que acabou de ser atropelado por aquele bêbado, Sou a sua filha que acabou de ser estuprada pelo maníaco, Sou o Inocente morto injustamente”.

Deus quer que você saiba que Ele quer ser seu amigo, que Ele é contigo, que ainda que você ache que esteja decepcionando Ele, não está, por que Ele sabe de tudo. Deus quer que você saiba que quando o mundo cai ao seu redor, os braços Dele estarão lá para te segurar a ti, como uma rede que segura o trapezista que cai do trapézio.

Ele quer que você saiba que as tempestades virão, mas que Ele enfrenta ela ao Seu lado. Deus quer que você saiba que, muito mais que um jargão...”O choro dura uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”...ainda que a noite possa ser, simplesmente uma noite, ou uma semana, um mês, anos...ou até uma vida. Ele permanecerá contigo. O Deus que venceu a morte permanece ao seu lado, Ele trará o amanhecer.

Ainda que a tragédia venha sobre você. Deus quer que você saiba que a mão que te sustenta não é qualquer mão...é a destra Dele.

O Pai te coloca duas canções em sua vida hoje, para que você não mais “sobreviva em sofrimento”, mas que “tenha vida, apesar do sofrimento:




Deus quer ser o seu reencontro com a Paz, não uma paz vazia onde não existam problemas...mas uma Paz que lhe permita vencer o sofrimento, a depressão e qualquer outra situação que lhe roube a dignidade que o Senhor nos dá através do Seu Reino (proposta de vida).

O Pai te diz agora, neste exato momento: “Eu te amo de todo o meu ser. Eu Sou o Amor. Paguei o Maior Preço por você: A Minha Própria Vida entregue em Meu Filho, Cristo Jesus, no qual somos Um, juntamente com o Espírito Santo. Eu sempre estive contigo. Eu não te abandonei!!! Arrisco tudo por você, deixo 99 ovelhas por você. É Você ou nada! Quero Você!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário