sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

IGREJAS EVANGÉLICAS E OUTBACK...MERA COINCIDÊNCIA

Acredito que com certeza você já ouviu falar no Outback, um restaurante famoso que tem como “conceito” a cultura australiana. Um ótimo restaurante, diga-se de passagem. Bom...se já foi lá, acredito que já tenha reparado, logo na entrada, um vidro com a inscrição “Fulano de Tal Proprietor” ..em português ...Propriedade de Fulado de Tal (acredito que seja uma obrigatoriedade do padrão da marca). Se nunca reparou...repare. Se nunca foi lá...quando for...perceba o que estou lhe falando.

Hoje, durante o meu almoço, passei pelo Shopping da Vila Olímpia e enquanto eu descia a escada rolante vi a fachada do Outback com a placa sinalizando o nome do proprietário daquela unidade. Neste momento, percebi que o mundo evangélico está fazendo com as igrejas (fiquei tentado em dizer “de Cristo”) exatamente igual ao Outback em suas igrejas: Igreja do Missionário Siclano, Igreja do Apóstolo Beltrano, e por ai vai. Triste não!? Peço por gentileza que volte um pouquinho no texto e leia novamente o que escrevi evidenciado em parênteses. Eu disse: fiquei tentado em dizer “de Cristo”. Mas como posso me referir à estas igrejas como a igreja de Cristo se elas possuem uma placa escrita na frente designando-as serem propriedades de outras pessoas e não de Cristo.

Penso eu, não me lembro de ter lido, nas Escrituras Sagradas, algo sinalizando que aqueles que seguiram Jesus, homens que acompanharam o Messias de perto e respiraram o mesmo ar que Cristo, quando foram expandir a obra do Reino de Deus, fundamentaram Igrejas com o seu próprio nome.

Poderia dizer, “é engraçado” como estas pessoas tomaram posse daquilo que pertence à Deus, mas o termo mais correto que posso aplicar é: “é triste”.

Em épocas onde a miséria é praticamente o ar respirado por tantas pessoas, é lógico perceber que as mesmas anseiam por bênçãos e milagres. Este é o público alvo daqueles que usam as Escrituras Sagradas de forma incoerente com a vida de Jesus para tornar aqueles que deveriam ser a Igreja de Cristo como clientes do produto: Milagre.

Por trás do nome inscrito na placa da porta da Igreja vem seres que praticam e ensinam a “bençolatria” ou, melhor seria o termo “milagrolatria”. A idolatria pelo milagre...a idolatria pela benção. Uma prática onde o Milagre ...a Benção...se tornou mais importante do que Aquele que pode consumá-la.

Em uma imagem figurativa temos: criancinhas que amam mais o Xbox do que o Pai...ou ...criancinhas que amam o Pai só por que ele deu o Xbox.

Chamo a atenção a alguns fatos que todos esquecem:

·         Nem todo aquele que recebe um milagre tem o nome escrito no livro da vida.
·         Nem todo aquele que recebe um milagre recebe a Cristo.
·         Nem todo milagre vem das mãos de Deus...o diabo opera milagre para enganar e desviar pessoas do Reino de Deus.
·         Geralmente os milagres de Cristo, que são relatados nas Escrituras Sagradas, são trazidos para o contexto dos dias atuais, como argumento de cura ou ação milagrosa, de forma totalmente incoerente com a realidade na qual Jesus os realizou.

Além disso...penso: Costumo ver pessoas receberem curas e milagres na televisão, mas fico pensando...será que uma pessoa que é curada por Cristo, ao se levantar de uma cadera de rodas...saia mancando?! Será que um cego ao ser curado por Cristo, teria que procurar um oftalmologista para fazer um óculos de 5 graus para miopia!? Não consigo imaginar uma cura, vinda no Nome de Jesus, que não seja uma obra perfeita. O que vejo na TV, muitas vezes, são pessoas que levantam...o pregador diz: “Vejam...ele ta andando!!!”...e a imagem mostra uma pessoa mancando.

Resultado de tudo isso: Igrejas cheias de pessoas ....vazias. Pessoas que ouvem sobre salvação, mas não sabem do que estão sendo salvas...que ouvem sobre oração...mas usam a mesma como um drive-thru para receber algo e ir embora. Pessoas que confundem um encontro de celebração na Igreja aos domingos com culto...e esquecem que culto à Cristo se presta com o viver...todos os dias...para que no domingo se celebre, em comunhão aos irmãos, o culto prestado à Deus todos os demais dias da semana.

Por este motivo muitos Cristãos já não gostam mais de se auto definirem como evangélicos.

O propósito aqui, é fazer com que você pense.

Meu caro...sendo você... um frequentador ou não destes lugares, sendo um telespectador ou não destes programas de TVs, sendo um recebedor ou não destes milagres, pense um pouco e pergunte para si mesmo:

Onde está Deus nisso tudo? Ele está Presente? É este o Reino de Deus relatado nas Escrituras Sagradas? Qual é o Deus mais exaltado nestas igrejas: Mamon (deus do dindin) ou Cristo?

O que adianta receber um milagre e não receber a Cristo!?

Temos uma visão deturbada de “Milagre”. Vejamos: uma mulher que vive afastada dos seus filhos, de forma irresponsável... descobre, num belo dia, que tem um caso gravíssimo de câncer...então, diante da possibilidade da morte, decide mudar de postura e passa a tratar os filhos com carinho, se aproxima deles e resgata o verdadeiro papel de mãe! Se ela não recebe a cura deste câncer...não necessariamente ela deixou de receber um milagre. Pois restaurar o papel de mãe...é um milagre! Um milagre maior do que a cura do câncer...pois, resgatar o papel de mãe...o relacionamento com os filhos...é uma cura da alma. Então...temos uma mulher curada através do câncer.

O problema é que queremos o nosso milagre. Queremos tanto o nosso milagre que os nossos sentidos ficam imunes a percepção do verdadeiro milagre que Deus está nos oferecendo.

Particularmente acredito que...Milagre (com “M” maiúsculo), na verdade, é Deus mover o Seu coração à ponto de cravar seu Filho inocente na Cruz para salvar miseráveis como nós!

As demais coisas relatadas na bíblia, também são extraordinárias, mas vejo como algo “mais simples” por parte Deus. E não...não estou diminuindo a percepção do poder Dele. Penso que os milagres (com “m” minúsculo) da bíblia são “sinais misericordiosos”. Isso por que quando Deus te concede algo do gênero, Ele vai lhe conceder algo em excelência, entretanto Ele sabe que ainda permanecerá o livre arbítrio no seu relacionamento com Ele...ou seja, que você não necessariamente vai optar em aceita-lo em sua vida. Acredito que estes “sinais misericordiosos” permitem você chegar ao verdadeiro Milagre...Jesus Cristo Crucificado no Calvário.

É por isso que muitas vezes, antes de Cristo curar alguém ...antes de executar um milagre, Ele dizia: “Seus pecados estão perdoados”...por que Ele sempre oferecia primeiro o Milagre...para depois oferecer o milagre.

É fácil ser um dos nove leprosos que recebem o milagre da cura e se esquecem de Deus...difícil é ser aquele que volta para agradecer (Lucas 17, 11-19). Mais difícil ainda ...é tornar esta gratidão em caminhada junto à Cristo.

Não estou desencorajando você a deixar de acreditar que, aquilo que é impossível para você, possa se tornar um milagre. Não é isso. O que quero aqui é te perguntar: Você tudo pode Naquele que te Fortalece?

...pode perseverar com Cristo...sem que o milagre seja o alvo do seu relacionamento com Ele?
...pode perseverar com Cristo ...recebendo o milagre que Ele te mandar e não o que você pedir?
...pode perseverar com Cristo ...ainda que o milagre não venha?

Voltemos para à Cruz...tornemo-nos igreja viva...onde o “Proprietor” é Jesus Cristo...que não precisa de “plaquinha na frente para ser reconhecido”...por que indo para o inferno ou não...no fim dos tempos...toda língua confessará e todo joelho se dobrará perante Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário