terça-feira, 27 de agosto de 2013

MISTER, PLEASE, LOVE ME!


Em 1 Samuel, Capítulo 3, temos um relato extraordinário. Samuel está dormindo ao lado da Arca da Aliança e ouve uma voz lhe chamando. Ele pensa que é Eli que o chama, mas ao ir atender ao chamado, o mesmo lhe diz: “Não o chamei; volte e deite-se”. A cena vai se repetindo, até que Eli discerne que quem está chamando Samuel é o Senhor. Então Eli diz a Samuel: “Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: ‘Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo’”. Samuel então deitou-se, e ao ouvir novamente o chamado, respondeu: “Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo” e então o Senhor iniciou um diálogo com Samuel.
 
 
Este relato de 1 Samuel, Capítulo 3, nos mostra que a voz de Deus é como voz humana a nossos ouvidos. A Palavra relata outros diálogos de Deus com seres humanos, onde a sua voz se mostra como a voz humana. Foi assim, por exemplo, com Moisés e Abraão. Deus faz uso de sua voz em forma de voz humana.
 
 
Agora, será que Deus ainda fala conosco?
 
 
Alguém já disse que Deus fala conosco...
 
...poucas vezes através de sonhos
 
...algumas vezes através de pessoas
 
...sempre através de Sua Palavra.
 
 
Concordo plenamente. A Palavra é o foco do cristão. Entretanto, bem aventurado é o cristão que reconhece a voz de Deus nas circunstâncias ao seu redor. Perceba...
 
 
“Mumbai, Índia. Eu havia acabado de pregar. Estava voltando para o hotel. Um pastor local então me instruí: “ - Tome muito cuidado quando pararmos nos cruzamentos, pois a multidão de pedintes é grande e eles lhe reconhecerão como estrangeiro. Se uma esmola for exposta, a multidão vai avançar e um acidente poderá ser provocado”. Estávamos em um rikshó, uma espécie de taxi-lambreta muito comum naquele lugar. Estávamos expostos, pois a “taxi-lambreta” era praticamente sem janelas. Eis então que o farol se fechou. Era uma avenida muito movimentada. A multidão de mendigos logo se aproximou. Braços estendidos em uma disputa corporal pela melhor posição envolta do rikshó. Pessoas fazendo um sinal com a mão, mostrando que queriam dinheiro para poder comer. Eu estava estático, paralisado. Olhos fixos para frente. Tentava seguir a recomendação do pastor local. Foi então que um leproso, em concorrência com outros mendigos, se posicionou ao alcance de meus olhos, e com todo cuidado para que eu pudesse entender, disse: “Mister, please, love me”. Neste instante o farol se abriu. Foi uma questão de segundo e eu consegui dar-lhe uma esmola antes do condutor do rikshó sair acelerando”. Não consegui pregar os olhos naquela noite. Ouvi a voz de Jesus Cristo falando comigo. A partir daquela experiência, minha vida cristã nunca mais foi a mesma. (Esta é uma “tentativa” minha de trazer fielmente a experiência relatada pelo pastor Ricardo Gondim em sua visita missionária na Índia.)
 
 
Enfim...“ - Mister, please love me” ou se preferir, em português...“Senhor, me ame”...será que esta é uma frase que realmente precisa de tradução?
 
 
Deus tem falado em nosso meio. Deus tem usado a boca de um leproso num cruzamento de Mumbai, Índia, para falar. O problema não é que Deus deixou de falar. O problema é que o homem não tem sensibilizado o ouvido para escutar. O Criador busca se comunicar constantemente com a Sua criação . Inclusive Ele usa a própria criação para se comunicar com tudo aquilo que Ele criou.
 
 
É verdade que Deus fala conosco através do olhar do mendigo, do choro da mãe que perde um filho, do sussurro desesperado do pai que tem 5 filhos para sustentar e não consegue um emprego para ganhar nem meio salário mínimo. Mas Deus ainda se explicita, como fez no rosto de Jesus, o Cristo. Deus está presente na humanidade e, sim, Ele fala com voz humana. Deus clama a toda a criação para que volte a funcionar da maneira como Ele projetou. Ele deseja que funcionemos da maneira correta. Que funcionemos com o “combustível” correto: O Amor. Pois o próprio Deus é o Amor. Ele sabe que quando isso acontecer em plenitude, toda a criação estará vivendo com dignidade. Deus fala com Sua criação pois Ele já proveu reconciliação e deseja que tudo o que foi criado possa usufruir da mesma. Esta reconciliação se chama Jesus.
 
 
Sim. Deus ainda fala conosco. Creio nisso! Mas também creio que Deus não fala simplesmente por falar. Quando Deus fala há um propósito, e o mesmo sempre é fundamentado em bons pensamentos para Seus filhos. Quando a voz de Deus chega aos nossos ouvidos e tomamos consciência de que a mesma vem do Criador, ela produz fruto. Precisamos aprender a discernir a voz de Deus ao nosso redor. Precisamos sensibilizar os nossos ouvidos para ouvir Deus dialogando conosco, nos propondo caminho de vida.
 
 
“Mister, Please, Love Me” para uns pode ser um mero pedido de esmola evidenciando o sofrimento humano, digno de indiferença. Para outros pode ser Deus falando conosco, aprofundando a nossa consciência da cruz de Jesus Cristo, tirando o nosso sono, moldando nosso caráter, produzindo em nós um comprometimento para seguirmos anunciando o Seu Reino.
 
 
Deus tem voz humana...pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário