sábado, 10 de agosto de 2013

TETÉLESTAI!

E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: “Está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
 João 19:30
 
Certa vez li um texto do Reverendo Hernandes Dias Lopes explicando que o brado de Jesus na Cruz, “Está consumado”, é representado no grego através de um único termo: Tetélestai. No mesmo texto o Reverendo explica que esta palavra, Tetélestai, era aplicada pelos gregos em 3 ocasiões:
 
1) Para sinalizar a conclusão de uma tarefa, ou se preferir, um trabalho. Por exemplo quando um pai pedia algo para o seu filho fazer, ao término da tarefa, o mesmo dizia ao seu pai: “Tetélestai”. Ou seja: Está concluído, está feito, está terminado o trabalho a mim confiado.
 
2) Para sinalizar a quitação de uma dívida. Por exemplo, se o Seu Madruga pagasse os 14 meses de aluguel para o Sr. Barriga, ele poderia dizer ao Dono da Vila: “Tetélestai”. Ou seja: está quitado, está pago, paguei a dívida que permanecia em aberto.
 
3) Para sinalizar a posse definitiva de uma escritura. Ou seja, quando alguém comprava um imóvel, a escritura recebia um carimbo com a inscrição “Tetélestai”. Ou seja, era como se o carimbo dissesse “posse definitiva concedida ao quitador”.
 
A conclusão que o Reverendo Hernandes Dias Lopes faz é linda: Na cruz, Jesus concluiu o trabalho que o Deus Pai havia lhe confiado, o trabalho de ser o Cordeiro Imaculado e Substituto de toda a humanidade. Ao mesmo tempo pagou toda a nossa dívida, proveniente do pecado que originou nossa queda, concedendo-nos o dom da vida eterna. Por consequência da auto entrega de Cristo, nós, homens remidos pela Graça do Sangue do Cordeiro, podemos tomar posse da vida eterna diante da Glória do Pai, pois temos consumado em nossas vidas o perdão e a salvação de Cristo.
 
Conscientes do que foi consumado na cruz, nós temos a liberdade no Cristo do Pai. Jesus, o Ungido, deseja que nos dias difíceis, em que os vales se tornam escuros, que lembremos: Tetélestai!!!
 
É aqui que nasce a esperança daqueles que vivem justificados pelo sacrifício de Jesus. O sacrifício do Nazareno não foi em vão. Jesus não foi um mártir. Ele, não apenas “foi”, mas “é” e sempre “será” o Redentor, Salvador e Reconciliador de toda a criação. Ele foi, é e sempre será, pelos séculos dos séculos, Deus! Deus explícito aos olhos humanos. Todo aquele que crê em suas palavras recebe a consciência da Graça. Isso consiste em não apenas o inferno sair de nossos corações, mas também, e principalmente, o céu vir habitar nos nossos átrios.
 
Em cada amanhecer, cada anoitecer, ao se levantar, ao ir se deitar, em cada minuto, cada segundo, lembre-se, o brado de Cristo nos alcança do alto de seu leito vertical fixado no Calvário: Tetélestai!
 
Nisto consiste a nossa esperança!
 
Perdão Senhor, e Muito Obrigado pelo Tetélestai, pois ao mesmo tempo que esta consumação foi um ato de amor, ela escancarou o quão grande é o pecado de cada um de nós contra Ti.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto edificante. Assisti a essa pregação tempos atrás e estou tentando localizá-la de alguma forma na internet. Caso tenha o link, favor me enviar!

    ResponderExcluir
  2. Olá Adenilson... Graça e Paz...de uma olhada nestes 2 links:
    https://www.youtube.com/watch?v=4x7Oc9fA9g8
    https://www.youtube.com/watch?v=LTNsvTErrWs
    um grande abraço

    ResponderExcluir