terça-feira, 13 de agosto de 2013

SOL DA MEIA NOITE E TREVAS AO MEIO DIA

"De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu Sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida."
João 8:12.
E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;
Lucas 23:44
Você já parou para observar o comportamento que existe entre a luz e a escuridão. As trevas sempre são submissas a luz. Onde a luz chega, as trevas batem em retirada. Não existe o contrário, pois a escuridão é ausência de luz. Observe o sol, ele traz luz e calor, carrega vida em suas asas. Ele se sobressai sobre qualquer escuridão. O sol é soberano sobre as trevas. A noite não prevalece sobre o sol, ela só vem por que o sol é quem se ausenta, ou se preferir, a noite só se concretiza por que o sol decide se retirar.
 
Olhemos agora para Jesus. O Nazareno nasceu em uma época onde o pecado escurecia o caráter da humanidade. Trevas total. O pecado prevalecia sobre os homens. Coincidência ou não, o nascimento de Jesus se deu durante uma noite (na escuridão), na cidade de Belém. Jesus, o Sol da Justiça, era a consumação do esvaziamento do Verbo, Deus Todo Poderoso, que se explicitou em rosto humano, fazendo-se Emanuel, Deus conosco... Deus bem perto. O nascimento do Sol da Justiça trouxe luz às trevas, rompeu a escuridão, fez raiar claridade em todo coração escravizado pelo pecado.
 
Jesus proclamou que era a Luz do mundo. Muitos não o aceitaram. Não viram em Seu rosto a face do Messias. Não O viram como o Ungido de Deus. Entretanto, muitos foram libertos, justificados e guiados pelas Suas Palavras. Experimentaram, já neste mundo, o Reino anunciado e inaugurado pelo Cristo. Esses reconheceram a Messianidade de Jesus de Nazaré. Viram que Ele era o Cristo de Deus e se renderam ao Seu modo de viver.
Agora, se por um lado, o nascimento de Jesus trouxe luz para as trevas, quando Jesus teve o seu sacrifício consumado na cruz, houve trevas durante o dia. Até mesmo o sol escondeu o rosto diante do espetáculo de morte realizado no Calvário. Naquele momento, Jesus se fez maldição por todos nós. A Estrela da Manhã se fez morte. Se por um lado a natureza pecaminosa da humanidade chegou ao ápice da história, afinal matamos o Filho Unigênito de Deus, por outro lado vimos a face extrema do Amor do Pai. Amor que resultou na auto entrega do Cristo de Deus. Auto entrega que resultou na morte da morte, pela morte de Jesus. Auto entrega com sofrimento extremo. Sofrimento não apenas físico, mas sobretudo espiritual, pois Àquele que era Santo, Cordeiro Imaculado, se fez maldição em nosso lugar.
 
Este é um paralelo interessante. Algo que vai além do entendimento humano, pois extrapola aquilo que conhecemos como o Natural. Quando Jesus nasceu houve luz à meia-noite. Quando o Jesus morreu, houve trevas ao meio-dia. O fato é que a Ressurreição de Jesus nos traz a esperança de que o Sol prevalece. Jesus ilumina, aquece e purifica. Ele é a Brilhante Estrela da Manhã.  É o Sol da Justiça. Ele Vive. Ele Prevalece sobre a morte. Prevalece sobre as Trevas. Sempre foi assim no passado. Ainda é assim hoje. Sempre será assim. Pois Ele é Deus e traz em suas asas uma gloriosa e bendita salvação. Jesus é luz que nem o céu pode conter. É Vento que lança asas por todo lugar. Alça voo para nos trazer misericórdia e amor. Quando o Sol da justiça penetra com Seus raios reluzentes em nosso viver, as trevas são dissipadas.
A Palavra nos diz que ...
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmos 30:5
A alegria vem pela manhã por que Jesus é o Sol que prevalece sobre as trevas. A Sua luz aquece a nossa alma. Uma noite pode ser muito mais que uma madrugada. A noite pode ser um período muito maior. Talvez ela tenha sido iniciada no exato momento em que a queda do homem se concretizou (Genesis 3). Talvez a noite esteja se estendendo pelos séculos e séculos. Mas um túmulo vazio em Jerusalém grita através do tempo: “Ele não esta aqui! Ele Vive e Vai Voltar”. A noite chegará ao fim. A alegria vira ao amanhecer. O Amanhecer é Jesus. Ele voltará para resgatar a Sua Noiva. Ele é o Sol da Justiça que se concretiza em amanhecer na vida de cada um de nós.
 
 
Bem aventurados os que esperam este Amanhecer: Jesus, o Cristo de Deus.
Sigamos firmes e fortes na promessa de Jesus: Vida Eterna com Qualidade Eterna fundamentada na Misericórdia de Seu Santo Sangue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário