quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A CARNE É FRACA, MAS A FRAQUEZA VENCE!

“ - A Carne é fraca!”...interessante... quantas vezes justificamos a nossa queda diante do pecado com esta frase!? Como diz a linguagem popular, “a ocasião faz o ladrão”, e se a carne é fraca, então a tendência é a tentação vencer. Diante da “ocasião” está a carne e sua fraqueza! Por fim cedemos, pecamos e resta-nos a vergonha e o tal discurso: “ – A carne é fraca!”.

Diante deste pensamento, gosto de me lembrar das palavras do Pastor Glênio Fonseca Paranaguá, que certa vez disse:

“O Criador do universo vence a rebelião da criatura no mesmo nível da criatura. Ele não vence Lúcifer, o pecador, o mundo, a carne e a morte como o Criador, mas como uma criatura; como um ser humano. Deus se fez homem em fraqueza para vencer o poder da arrogância do pecado, que pretende nos tornar como Deus.”

Se a carne é fraca, vale lembrar que Deus estava “vestido de carne” em Jesus Cristo quando venceu o mal. O pecado original foi cometido por uma criatura. Deus venceu este pecado se esvaziando, tonando-se fraco, assumindo em Si a dimensão da criatura.

Paulo afirmou: “ - Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” 2 Coríntios 12:10.

Se diante da carne enxergamos a nossa fraqueza, é importante lembrarmos que é na fraqueza que o cristão se torna mais forte. A carne é fraca, mas a fraqueza vence. Para muita gente, o amor aparenta ser o tipo de coisa que é para gente fraca. Mas Jesus Cristo vive, e essa é a maior evidência de que o Amor é mais forte que a morte!

Enxergar Deus como fraco, para muita gente é inaceitável. Mas o Deus explicito no rosto de Jesus nos traz um paradoxo: fraqueza e poder andando de mãos dadas. Jesus, Deus esvaziado que habitou entre nós, pregado no madeiro é o ato poderoso que venceu toda a maldade do universo. O maior ato de horror e ao mesmo tempo o maior ato de amor!

É natural que diante disso, deste paradoxo entre o poder e a fraqueza, que fiquemos sem entender a “mecânica” de Deus. Isso escancara a nossa vulnerabilidade. Por isso quando o assunto é Deus, temos diante de nós o fator “fé”! Mas particularmente acho isso maravilhoso! Sim, por que o amor de Deus é inexplicável...Ele simplesmente ama! Isso nos diz muita coisa! Nos diz, por exemplo, que se em algum momento estivermos caminhando com um Deus totalmente explicável, é bem certo de que estamos caminhando com um ídolo e não com Deus, pois o Deus revelado no Cristo está além do entendimento humano. Sendo assim, caminhemos com a nossa consciência de que a nossa caminhada é sobre uma trilha “de glória em glória”. Uma glória aqui, outra acolá! Por que o Deus das Escrituras Sagradas é o “Eu Sou o que Sou” no rosto de Jesus! Jamais teremos uma verdade absoluta sobre Ele diante do nosso entendimento. Aliás seria muita pretensão nossa, seres caídos, merecedores do inferno, desejar isso. Sendo assim, uma verdade sobre Deus descoberta aqui...é uma glória aqui...uma verdade sobre Deus descoberta acolá...é uma glória acolá.

Jesus, 100% homem, 100% Deus, nos convida para esta caminhada, onde a fraqueza aparenta ser fraqueza, mas na verdade, é onde mora a força do cristão que caminha com Jesus! Sendo assim, antes de afirmar que a carne é fraca, e usar isso como desculpas para uma vida de pecado, escorregadas no mal, deveríamos nos lembrar que foi justamente na fraqueza que Deus manifestou a olho nú, na cruz do Calvário, o quanto Ele é forte e poderoso!

A carne é fraca...mas a fraqueza vence!

Nenhum comentário:

Postar um comentário