terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

JESUS ME CEGOU! GLÓRIAS À DEUS POR ISSO!


Jesus curou muitos cegos. Curou um cego de nascença, e de maneira muito “peculiar”: misturando Sua Própria saliva com terra, passando a mistura nos olhos do cego e pedindo para o mesmo ir lavar os olhos no tanque de Siloé. Curou outro em Jericó, um homem chamado Bartimeu, que ao ouvir Jesus passar clamou por misericórdia. Alguns homens até tentaram manter Bartimeu calado, pedindo para que ele ficasse quieto, mas Jesus ouviu o clamor do cego e pediu para trazerem o mesmo até Ele! Resultado: Bartimeu voltou a ver!

Existem outros relatos na Palavra de Jesus curando cegos na Palavra de Deus. E ainda, não é difícil de se imaginar que muitos outros relatos de curas de cegos (e de muitos outros milagres) ficaram de fora dos quatros evangelhos no qual temos contato.

Jesus fez muita gente ver! Mas o estilo de vida de Jesus, provocou a ira de muitos homens, mestres da lei. Está ira feriu o ego absoluto destes homens, e os mesmos abraçaram para si a cegueira espiritual. Na atitude de fazer cegos voltarem a ver, muitos homens foram se cegando! Os mestres da lei não viram o Messias em Jesus, estavam cegos, viam apenas trevas, a escuridão de seus próprios egos.

Agora, pensemos em um paralelo: cegar x curar a cegueira!

Estamos acostumados a pensar nestes milagres assim: “ - Jesus cura o cego!”.

Mas já pensou num milagre assim: “ – Jesus cegou um homem que enxergava?”

Soa estranho não!? Será que conseguiríamos testemunhar na igreja: " - Jesus me cegou! Glórias a Deus por isso!"

Destoa do que estamos acostumados a ver no "mundinho religioso", não?
 
Mas para Jesus, o caminho inverso também pode ser milagre!

O que dizer do encontro entre Jesus e Saulo no caminho para Damasco!? Saulo perseguia os seguidores de Cristo! Matava a “sangue frio” todos aqueles que seguiam a Jesus. Em Damasco, Saulo tem um encontro com Jesus de Nazaré e ali ocorre um milagre: Jesus cega Saulo! Da cegueira de Saulo nasce um novo homem: Paulo! Ao cegar Saulo, Jesus o Crucificou no Calvário! Desta crucificação nasceu Paulo, o homem que Jesus usou para anunciar o evangelho aos gentios!

Interessante observar que este relato, está no livro de Atos dos Apóstolos (que sinceramente acho que deveria se chamar Atos do Espírito Santo) que foi escrito por Lucas. O livro de Atos dos Apóstolos é um complemento do Evangelho de Lucas. Mais que isso, o Evangelho de Lucas e o Livro de Atos dos Apóstolos eram um único livro. Eles foram separados em 150 dC, pois os cristãos da época acharam melhor colocar o relato do evangelho juntamente com os outros 3 evangelhos (Experimente ler o Evangelho de Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos em sequência...vale muito a pena!).

Engraçado, imagino que Lucas, enquanto escrevia o Evangelho e o livro de Atos (que na época ambos eram um único livro), possivelmente, tenha pensado: “ - uma hora Jesus faz cego ver, outra hora Ele cega pessoas!”

Jesus é Deus! É vento que sopra onde quer! Cegar ou curar a cegueira, não é o ponto principal! O Ponto Principal é Jesus agindo em pró do Seu amor para conosco. Como é difícil entendermos isso!

Um cego que volta a ver não significa que alcançou salvação. Um homem que deixa de enxergar não significa que caiu em maldição. Quem ousaria pensar que a perda da visão como uma coisa boa? Ora, se um cego volta a ver, mas seus olhos o levam a pecar...mais valeria para ele continuar cego! Da mesma maneira que se um homem que enxerga, tem os seus olhos como porta de entrada para o pecado, melhor seria que ele perdesse a visão! Estes contextos, isolados, não são processos de vida! Só serão reais processos de Vida se Jesus estiver junto no processo! Talvez você tenha uma visão ótima, mas seja um cego! Talvez você seja um cego, mas tenha uma visão perfeita! Só em Cristo enxergamos de verdade! Jesus cegou Saulo para que Paulo pudesse enxergar!


Jean-Paul Sartre, filósofo francês certa vez disse:

"Não importa o que fizeram a você. O que importa é o que você faz com
aquilo que fizeram para você".

Saulo, pegou a cegueira e permitiu-se ser transformado por Jesus em Paulo. Ele decidiu seguir Jesus!

Talvez uma das maneiras de Paulo ter testemunhado à Jesus seria dizendo: " - Jesus me cegou! Glórias a Deus por isso!"

Hoje, como um gentio, posso dizer: Senhor muito obrigado por ter cegado Saulo para fazer Paulo enxergar. Ele levou a Sua mensagem aos gentios. Ela chegou até aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário