segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O SENHOR DA MORTE

Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.
 Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos.
 Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente".
 Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela".
 Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.
 No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.
 Depois disse aos seus discípulos: "Vamos voltar para a Judéia".
 Estes disseram: "Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te e assim mesmo vais voltar para lá? "
 Jesus respondeu: "O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo.
 Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz".
 Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo".
 Seus discípulos responderam: "Senhor, se ele dorme, vai melhorar".
 Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.
 Então lhes disse claramente: "Lázaro morreu,
 e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele".
 Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: "Vamos também para morrermos com ele".
 Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias.
 Betânia distava cerca de três quilômetros de Jerusalém,
 e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão.
 Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.
 Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
 Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires".
 Disse-lhe Jesus: "O seu irmão vai ressuscitar".
 Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia".
 Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
 e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? "
 Ela lhe respondeu: "Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo".
 E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: "O Mestre está aqui e está chamando você".
 Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele.
 Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.
 Quando notaram que ela se levantou depressa e saiu, os judeus, que a estavam confortando em casa, seguiram-na, supondo que ela ia ao sepulcro, para ali chorar.
 Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido".
 Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se.
 "Onde o colocaram? ", perguntou ele. "Vem e vê, Senhor", responderam eles.
 Jesus chorou.
 Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava! "
 Mas alguns deles disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse? "
 Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.
 "Tirem a pedra", disse ele. Disse Marta, irmã do morto: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias".
 Disse-lhe Jesus: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? "
 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
 Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste".
 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora! "
 O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir".
 Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.
João 11:1-45
 
Pense num lugar onde Jesus era bem vindo: A casa de Lázaro, Marta e Maria!
 
Jesus e Lázaro tinham uma grande amizade. Jesus amava Lázaro. Interessante observarmos que quando Jesus recebeu a notícia de que Lázaro estava enfermo, a Sua atitude não foi a de sair em disparada ao encontro do seu amigo. Jesus seguiu com Seus planos! Este fato fica mais interessante ainda se nos atentarmos a uma crença do costume judaico:
 
Conta-se que, na época de Jesus, os judeus acreditavam que o espírito de uma pessoa morta ficava junto ao seu corpo durante 3 dias. No quarto dia, o espírito abandonava-o definitivamente.
 
A Palavra nos diz que Jesus chegou à casa de Lázaro no quarto dia, após sua morte! Isso por que, logo depois que Jesus recebeu a notícia enviada pelas irmãs de Lázaro (“Senhor, está enfermo aquele quem amas!”), Ele seguiu com Seus planos, permanecendo dois dias em Peréia, e levou mais dois dias para concluir o trajeto de onde Ele estava até a casa de Lázaro.
 
É importante lembrar que Lázaro morava na região da Judéia, um lugar onde Jesus e Seus discípulos corriam risco de serem mortos. Por isso Tomé diz: “ – Vamos também para morrermos com ele!”
 
A Palavra nos relata que quando Marta soube que Jesus estava se aproximando, ela saiu ao encontro do Mestre, então se prostrou e disse: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires".
 
 Jesus sabia o que Ele mesmo iria fazer, então respondeu para Marta: "O seu irmão vai ressuscitar".
 
Marta entendeu de forma errada, achou que Jesus se referia a ressurreição final e não o tempo imediato. Então respondeu à Jesus: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia".
 
 Mas Jesus insistiu: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
 e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"
 
Marta então respondeu à Jesus: "Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo".
 
Depois deste diálogo, a Palavra nos relata que Marta foi para casa e chamou sua irmã Maria para uma conversa em particular, dizendo à ela que Jesus estava chamando por ela. Maria saiu ao encontro de Jesus. A multidão achava que ela tinha saído para chorar no túmulo de Lázaro, então saíram atrás dela.
 
Quando Maria chega diante de Jesus, a cena aparenta ser um “replay” à atitude de Marta. Maria se prostra aos pés de Cristo e lhe diz: " - Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido".
 
Aqui, creio que a atitude de Marta e de Maria se diferenciam em um detalhe. Creio que o prostrar de Maria diante do mestre levava em si a consciência de que Jesus poderia fazer algo ali, naquele momento! Por que ela enxergava Nele, o Deus do agora! Marta por sua vez, parecia compreender que não havia mais nada a ser feito naquele exato momento.
 
O relato segue com Jesus agitando-se e perturbando-se em Espírito. Jesus pergunta: “ – Onde o colocaram?”
 
Então Jesus é levado até o sepulcro de Lázaro. Diante do sepulcro a Palavra nos descreve algo único: “ -  Jesus chorou!”.
 
Este é um dos versículos que mais explicitam a humanidade de Jesus. Você já parou para pensar que se Jesus sabia que iria ressuscitar Lázaro, por que Ele chorou? Imagino que qualquer cristão, se estivesse naquele exato momento, ao lado de Jesus, perguntaria ao mestre: “ – O Senhor não vai ressuscitar este homem??? Então por que chora???”
 
Ao olharmos para Jesus derramando lágrimas vemos Deus se compadecendo com o homem em sua queda. Vemos Deus olhando para o homem tendo que lidar com a morte, indo em desencontro ao propósito no qual Ele nos criou, para termos vida, e não morte. Quando olhamos para estas lágrimas de Jesus, vemos Deus nos ensinando a viver o agora. Lázaro ainda estava morto, então era tempo (por mais que segundos, minutos) de chorar. Tempo de lamentar! Jesus chorou por que diante de Seus olhos estava a condição na qual nós mesmos nos colocamos, a queda, a morte!
 
Jesus então ordena: “ - Tirem a Pedra!”
 
Marta então diz: “ - Senhor, já cheira mal, pois já fazem 4 dias!”
 
Jesus então diz: “ - Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”
 
A Palavra nos diz que então a pedra foi removida e Jesus, olhando para o alto disse: " - Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste".
 
Depois de orar ao Pai, Jesus ordenou: "Lázaro, venha para fora! "
 
Então o extraordinário aconteceu:  O morto saiu, com as mãos e os pés atados por faixas e com o rosto envolto num pano.
 
O relato é encerrado com Jesus dizendo: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir".
 
Aqui aprendemos muitas coisas!
 
Primeiro que, a parte dos homens é rolar a pedra, a parte de Deus ressuscitar! Aqui vemos Deus (como em diversos relatos na Bíblia) nos convidando a trabalhar em conjunto com Ele. Jesus inclui o homem, convida-o a participar de Sua obra.
 
Segundo, ao olharmos para o comentário de Marta (“- Senhor, já cheira mal, pois já fazem 4 dias!”), podemos nos identificar no seguinte sentido: “ – Será que estamos dispostos a encarar o mal cheiro para ver Deus agir? Será que conseguimos ver o agir de Deus acima dos nossos costumes e crenças (afinal Marta estava evidenciando que os tais 3 dias no qual o espírito fica junto do corpo já haviam expirados)?”. O agir de Deus não segue os protocolos humanos. Deus é vento que sopra onde quer. Não se baseia em crenças humanas, e não se importa se a matéria-prima de Seu agir fede ou não, pois Ele pode transformar tudo!
 
Terceiro, ao olharmos para a oração que Jesus eleva ao Pai, percebemos que o propósito da ressurreição de Lázaro não era simplesmente trazê-lo de volta a vida, mas sim glorificar o nome do Pai na vida de Lázaro! Este ato de Cristo é uma chave de compreensão para o que entendemos o ato de orar. Quem dera nossas orações ao Pai sempre fossem para Glorificar o Nome do Pai! Pois se pensarmos bem, esta é uma das orações mais importantes que nós devemos fazer. Quando Deus glorifica o Seu Santo Nome, Ele concerta tudo. Quando Jesus ressuscita Lázaro, Ele está glorificando o Nome do Pai. Da mesma forma, que quando Jesus curou cegos e leprosos, estava glorificando o Nome do Pai. A gente insiste (e não há nada de errado nisso) em orar à Deus pedindo para que Ele tire o nosso irmão das drogas, o nosso pai do alcoolismo, a nossa mãe do vício de jogar, etc...mas talvez a oração certa seria: “ – Pai glorifica o Seu Nome Santo na vida do meu irmão, na vida do meu pai, na vida da minha mãe, através do Sangue de Seu Filho Jesus!”. Quando Deus Glorifica Seu Nome, a lógica da queda é desfeita!
 
Em quarto lugar temos a ordem de Jesus: “ – Lázaro, venha para fora!”. Traduzindo esta fala de Jesus para os “ouvidos da morte”, Jesus está dizendo: “ – Morte, solte-o!”. Jesus evidência mais uma vez que Ele, além de Senhor da Vida, é também Senhor da morte! A gente costuma afirmar que Jesus é o Deus da Vida! Mas esquecemos que Ele também é o Deus da morte. A morte se prostra diante de Jesus. A morte caiu de joelhos diante de Jesus no Calvário. A morte caiu de joelhos diante de Jesus quando Ele encontrou a Viúva de Naim e ressuscitou o filho da mesma. A morte caiu de joelhos diante de Cristo quando Ele ordenou: “ – Lázaro, venha para fora!”. Jesus é Senhor da Morte por que Ele não é pecador! Jesus é Santo. Se o salário do pecado é a morte, Jesus não tem que receber este salário! Jesus é Santo! O salário da santidade é o Senhorio sobre a morte!
 
Por fim Jesus diz: “ – Tirem- as faixas dele e deixem-no ir”. Aqui Jesus convida novamente o homem a participar de Seu agir. Jesus segue protagonista, mas segue incluindo o homem em Suas ações. Jesus vê Lázaro enrolado em faixas, e diz para os homens: “ – Desatai-o e deixe ele voltar a viver livre!”. Em outras palavras, Jesus diz: “ – Já devolvi a vida a ele, agora ajudem-no!”. Deus sabe que nós precisamos de Deus para viver. Que precisamos de Deus para sermos gente como gente deve ser! Mas Deus sabe também que nós precisamos de gente para viver! Que precisamos de gente, para poder ser gente, como gente deve ser!
 
Jesus Cristo, o Senhor da Vida, é também Senhor da morte! O Senhorio de Jesus está sobre tudo e todos! Está sobre qualquer coisa que podemos imaginar! A realidade do Senhorio de Jesus sobre a morte vai além da morte física. Ela caminha sobre qualquer tipo de morte.
 
Já parou para pensar que existem pessoas que já morreram, mas continuam vivas em nós. Da mesma forma existem pessoas que estão vivas, mas parecem mortas para nós. Já parou para pensar no quanto a morte está presente em palavras, pensamentos e atitudes para com o nosso próximo. Como a gente provoca a morte de pessoas que ainda permanecem vivas! Jesus é Senhor sobre a morte. Que a gente seja capaz de nos rendermos à Ele. Que a gente possa se render a este Senhorio, e entregar nas mãos Dele a nossa morte e os processos de morte no qual (consciente ou inconscientemente) fazemos parte!
 
A morte tem um Senhor: é Jesus! Ela se rende à Ele! E você?
 
Que Deus mantenha Sua misericórdia sobre nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário